[News] À frente da ShakeCena, Eliete Gigaarini escancara o humor de obras de Shakespeare. Bardo sem Filtro faz sessões online em março

 

Crédito:Renan Villas de Nóvoa
Valorizar a comédia escondida por trás das cenas contidas em quatro peças de William Shakespeare foi o desafio imposto a si mesma pela diretora Eliete Gigaarini ao montar Bardo sem Filtro. O espetáculo de teatro audiovisual, como define, montado pela encenadora com sua ShakeCena  Cia. de Pesquisa Teatral será apresentado nos dias 6 e 7 de março; 13 e 14 março, 20 e 21 de Março , 27 e 28 de março. Encenado ao vivo com atores em suas casas. Sábados e domingos às 20 horas.  Ingressos a partir de 12,50.Transmissão online pela plataforma Sympla. Direção artí stica : Eliete Cigaarini.  Tradução e adaptação - Eliete Cigaarini. Programação visual e teasers - Cia ShakeCena. Assessoria de Imprensa – Fernanda Teixeira/ Arteplural.

Com a proposta de aproximar o público destes textos de William Shakespeare - Trabalhos de Amor Perdido, A Megera Domada, Bem Está o que Bem Acaba e Muito Barulho Por Nada –, a diretora, que já encenara com o grupo as peças no teatro, escolheu as cenas que melhor se adequariam ao ambiente digital. “Como as peças de Shakespeare tem uma trama bem elaborada por trás, com personagens bem construídos, e algum momento trágico e dramático, eu trouxe para o Bardo Sem Filtro as passagens de mais humor. Mesmo a cena dramática do diálogo entre Beatriz e Benedito, de Muito Barulho por Nada, também tem uma pegada cômica”, comenta Eliete. A adaptação suprimiu a segunda pessoa dos textos e manteve 90% do material do dramaturgo inglês, iluminando os trechos de tom cômico. “Os atores compraram a ideia de representar cenas isoladas já que tiveram experiências no palco com as quatro peças e, portanto, dominam todas as tramas. E, para que o público compreenda a história, em alguns momentos, decidimos por uma linguagem bastante contemporânea nos diálogos”, revela Eliete, ressaltando a veia pop contida no DNA de sua companhia.


 


Como os atores interpretam de suas casas, a diretora optou por lançar mão do chroma key, recurso da plataforma de streaming que permite a fusão de imagens. Para tirar maior proveito e investir na qualidade técnica, o grupo fez pesquisa na plataforma digital. “Trabalhamos a cena do ponto de vista de cada ator. Para que cada um contracene, de forma imaginária, com o outro, e que o público tenha a nítida impressão de que ambos estão no mesmo espaço”, explica Eliete Cigaarini. Na direção dos atores, a encenadora provocou-os a buscarem a verdade e a organicidade, a se envolverem com a trama e com a gênese de suas personagens, e assim se divertirem também. “Nosso objetivo é explodir a comédia escondida nas tramas. Procuramos t razer à tona a principal intenção de Shakespeare: que suas peças fossem populares e com isso atingissem públicos de todas as classes sociais de seu tempo.”


 


Sinopse

Três cenas de Trabalhos de Amor Perdidos abrem Bardo sem Filtro. O Rei de Navarra, Ferdinando, decreta um édito à toda população: os homens, para nutrirem seus conhecimentos em todos os âmbitos, serão isolados por três anos com abstinência de sono, comida e do contato com mulheres. No caso de perjúrio o homem poderia perder a língua. Dom Adriano de Armado está apaixonado por Jaqueneta e jurou que faria os três anos de abstinência. Depois de um breve encontro com Jaqueneta para marcar uma visita às escondidas, desabafa sua paixão e seu receio de ser descoberto para seu soldado Cisco. A segunda peça é A Megera Domada. A guerra dos sexos de Petrúquio e Catarina. Catarina e Bianca brigam pela preferência e afeto do pai, Batista. Catarina conhece seu pretendente, Petrúquio. O servo de Petrúquio, Grúmio, tenta controlar a ira de Catarina que está há dias sem comer e dormir por ordem de seu marido Petrúchio.

Na terceira esquete, a cena é inspirada na peça Bem Está O Que Bem Acaba. Helena, a protagonista da trama, não é nobre porém é filha de um médico muito reconhecido na corte francesa e herdou todos os conhecimentos de medicina do pai. Para agarrar seu apaixonado, Bertran, faz um acordo com o Rei oferecendo a cura para sua enfermidade em troca de ela própria escolher seu marido. A cena escolhida é de Helena com o melhor amigo de Bertran, Parolles. Helena e Parolles debatem sobre uma questão até hoje objeto de polêmicas: a virgindade. A última peça selecionada é de Muito Barulho por Nada. Uma comédia que também envolve guerra dos sexos, porém discute-se profundamente sobre o julgamento quanto à conduta social feminina. Beatriz e Benedito encontram-se na Igreja após a prima de Beatriz, Hero, ter sido humilhada e difamada no dia do casamento.

Sobre a ShakeCena Cia de Pesquisa Teatral

O grupo foi criado em 2016, com a montagem de 15 Cenas de Romeu e Julieta. A segunda montagem foi em 2017, Sonho de Uma Noite de Verão. Em março de 2020 estreou Noite de Reis e teve sua temporada interrompida devido à pandemia. O objetivo da ShakeCena é estudar e apresentar para o público estudos de seus resultados em pequenas temporadas e selecionar obras para temporadas mais estendidas. Desde sua inauguração, além das peças já mencionadas apresentou Trabalhos de Amor Perdidos, Muito Barulho por Nada, Othello, A Megera Domada, Bem está o que bem Acaba e Macbeth.

Shakespeare é tão universal e incontestavelmente amado que é homenageado com uma companhia teatral especializada em suas obras em cada País do mundo. A ShakeCena caminha para ser a principal companhia teatral shakespeariana brasileira. Todas as peças estudadas pelo grupo mereceram leituras encenadas e foram apresentadas ao público.  Em abril do ano passado, Eliete Cigaarini iniciou O Ciclo Shakespeare, com o intuito de comemorar o dia de nascimento de morte do autor. Em 2020 fez curta temporada, em plataforma de streaming, com as peças Dois Cavalheiros de Verona, Como Gostais e Romeu e Julieta.


Eliete Cigaarini

Licencia em Letras e com especialização em Linguagens das Artes - teatro, música, dança e artes visuais, pela Universidade de São Paulo, Eliete Cigaarini tem 35 anos de carreira no teatro, cinema e televisão. Fundadora do grupo de arte Boi Voador nos anos 80, seus principais trabalhos nos palcos foram Velhos Marinheiros, Pantaleão e as Visitadoras, Tamara, Aurora da Minha Vida, O Diário de Anne Frank, Tribos, My Fair Lady, Divórcio e Quando Tudo Estiver Pronto - estes dois últimos em 2019. Na televisão foram as novelas e séries Laços de Família, Éramos Seis, José do Egito, História de Ester e Alta Estação, entre outros. É professora de interpretação teatral há mais de 20 anos e há 13 ocupa uma cadeira como docente na Escola de atores Wolf Maya.

Ficha Técnica

BARDO SEM FILTRO – Audiovisual ao vivo inspirado nas obras de William Shakespeare - A Megera Domada, Trabalhos de Amor Perdidos, Muito Barulho Por Nada e Bem Está Que Bem Acaba.

Dias 6 e 7 de março; 13 e 14 março, 20 e 21 de Março , 27 e 28 de março.

Encenado ao vivo com atores em suas casas. Sábados e domingos às 20 horas. 

Ingressos a partir de 12,50. Transmissão online pela plataforma Sympla.

 


Direção artística : Eliete Cigaarini.  Tradução e adaptação - Eliete Cigaarini. Programação


visual e teasers - Cia ShakeCena. Assessoria de Imprensa – M. Fernanda Teixeira e Macida Joachim/ Arteplural.


 


Elenco


 


Fernando Vieira - Dom Armado (Trabalho de Amor Perdidos), Batista (A Megera Domada) e Parolle (Bem Está O Que Bem Acaba).


Maira Natássia - Bianca (A Megera Domada) e Jaqueneta (Trabalhos de Amor Perdidos).


Carol Martinni - Catarina (A Megera Domada) e Beatriz (Muito Barulho por Nada).


Bryan Parasky - Costardo (Trabalhos de Amor Perdidos).


Renan Villas - Petruquio (A Megera Domada) e Benedito (Muito Barulho por Nada).


Caio Magaldi - Grúmio (A Megera Domada) e Cisco (Trabalhos de Amor Perdidos).


Stand-In - Bárbara Pochetto.


Narradores - Ivan Bonari e Thiago Heidje.





Nenhum comentário