[News]Curso de Produção Cervejeira da Unicesumar é o primeiro do Brasil a ser reconhecido pelo Conselho Federal de Química

Curso de Produção Cervejeira da Unicesumar é o primeiro do Brasil a ser reconhecido pelo Conselho Federal de Química



Ao se registrarem no CRQ, formandos poderão assumir e assinar por responsabilidades técnicas de cervejarias

 

Lançado há dois anos, o curso de Produção Cervejeira da Unicesumar foi o primeiro do país a ser ofertado na modalidade a distância (EAD). Agora, com sua primeira turma de alunos prestes a concluir a graduação, mais uma vez, o curso quebra paradigmas e é o único Tecnólogo em EAD reconhecido pelo Conselho Federal de Química. Com isso, ao se registrarem no CRQ (Conselho Regional de Química), seus formandos estarão aptos a assumirem responsabilidades técnicas e assinarem pelas documentações vigentes de cervejarias.

 

Segundo a coordenadora do curso, Maria Fernanda Francelin Carvalho, essa é uma grande conquista para a instituição e seus acadêmicos. “Este reconhecimento vem reafirmar o excelente trabalho que desenvolvemos durante esses dois últimos anos. Muitos dos nossos alunos já estão no mercado de trabalho ou são empreendedores do ramo e, ao se registrarem no conselho, poderão assumir responsabilidades técnicas e validação de análises físico-químicas, um passo importante para o crescimento de suas carreiras e negócios”, afirma a coordenadora.

 

Conheça todas as atribuições profissionais ligadas ao curso:

 

- Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.

- Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.

- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.

- Desempenho de cargos e funções técnicas, no âmbito das atribuições respectivas.

- Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.

- Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.

- Produção; tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.

- Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica, no âmbito das atribuições respectivas.

 

Produção cervejeira e o crescimento no país

 

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostram que, em 2019, o Brasil chegou a 1.209 cervejarias registradas. Isso significa um crescimento de 36% em relação a 2018. Somente no ano passado, 320 novas fábricas abriram no país, o que significa quase uma nova cervejaria por dia. A maioria delas estão localizada nos estados do Sul e Sudeste: 80% ficam nessas regiões. São Paulo tem o maior número de estabelecimentos (241), seguido pelo Rio Grande do Sul (236) e por Minas Gerais (163).

 

O estudante de Produção Cervejeira da Unicesumar, Érico Burigo Rosso, do polo de Caxias do Sul/RS, faz parte dessa estatística. O que no início era uma brincadeira se tornou profissão. “Comecei fazendo cerveja em casa com meu irmão e tomei gosto pelo ritual. Sempre que havia uma festa com os amigos, a cerveja era por nossa conta. Pouco depois, o negócio foi crescendo, larguei meu emprego na área de tecnologia e automação e comecei a trabalhar profissionalmente com cerveja”, conta Érico, que acumula em seu currículo diversos prêmios regionais e nacionais de melhor cerveja artesanal. Atualmente, Rosso é o cervejeiro responsável por uma das maiores cervejarias de Caxias do Sul e um dos diretores do Cerva Serra - Associação de Cervejeiros da Serra Gaúcha. “O conhecimento adquirido no curso de Produção Cervejeira da Unicesumar foi fundamental para essa evolução”, afirma o acadêmico. 

No Rio de Janeiro, Patricia Gavinho é a gestora dos polos Barra, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Nilópolis, São João de Meriti, Campo Grande, Santa Cruz, Bonsucesso. Em 2021, tem planos de abrir novos polos de uma das melhores instituições de EAD do Brasil.

PR/Unicesumar

Nenhum comentário