[News] Guaxuma e outras histórias estreia dia 31 de janeiro



A Distribuidora Arteplex Filmes vai exibir três curtas-metragens da diretora alagoana Nara Normande, em um único programa, no circuito Itaú Cinemas. A proposta é abrir espaço permanente ao curta, reconhecendo a importância que este formato tem para o cinema brasileiro. “Exibir curtas-metragens com tratamento de longa permite que um novo público possa apreciar a qualidade dos filmes curtos produzidos no Brasil”, diz o diretor de programação dos cinemas Itaú, Adhemar Oliveira.
Guaxuma, teve sua estreia internacional em Annecy em 2018, foi premiado no Anima Mundi e no Festival de Gramado; no Festival de Brasília, recebeu o prêmio de Melhor Direção e no Festival de Curtas de São Paulo o Prêmio do Público. Também foi escolhido Melhor Filme Narrativo no Festival de Animação de Ottawa e, no Festival de Hamptons (Oscar qualifying), ganhou o prêmio de melhor curta documentário. O filme também foi selecionado parao Festival de Documentários de Amsterdã (IDFA) e para Festival de Toronto, ambos de 2018.
O filme foi realizado com três técnicas de animação: animação em areia 2D, escultura em areia e stop motion de bonecos. Guaxuma é fruto de encontros entre o Brasil e a Europa, de animadoras e animadores com um ponto em comum: a paixão e a dedicação à profissão.
O segundo curta que Nara Normande codirigiu com Tião, Sem Coração, é uma ficção vencedora do prêmio Illy de Melhor Curta-Metragem na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2014 e do prêmio Coral de Melhor curta de ficção no Festival de Havana. Também foi premiado pelo público em Bilbao/Espanha e em Dresden/Alemanha. No Brasil, recebeu os prêmios principais nos Festivais de Brasília, Internacional de Curtas, Goiânia, Curta Cinema/Rio, Diálogo/ PoA, além de selecionado para Clermont Ferrand (France), Rotterdam (Holland) e New Directors/New Films (USA).

Já Dia Estrelado, o primeiro curta de animação dirigido por Nara, foi premiado em diversos festivais brasileiros como o Janela Internacional de Recife, o Cine Ceará (prêmio Abraccine), o Festival Internacional de Curtas, oFestival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA, além de ter sido selecionado para o Festival de Havana e o de Bogotá.


BIOGRAFIA DE NARA NORMANDE
Nara Normande nasce em Guaxuma/Alagoas e mais tarde se muda para Recife, onde vê emergir uma nova geração de cineastas. Em 2011, ela dirige seu primeiro filme, o curta-metragem em animação Dia Estrelado (Festival de Havana). Em 2014, ela co-realiza com Tião o curta-metragem de ficção Sem Coração, contemplado com o Prêmio Illy de Melhor Curta-Metragem na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. O filme recebeu também os prêmios de melhor curta-metragem, direção e montagem no 47° Festival de Brasília, entre outros. Em 2018, lançou Guaxuma, curta-metragem de ficção animado em diferentes técnicas, que teve estreia internacional no Festival de Annecy.


BIOGRAFIA DA VILAREJO FILMES (produtora de GUAXUMA)
A Vilarejo Filmes, produtora fundada em 2014 com sede em Recife, é resultado da relação profissional e afetiva de longa data das sócias Livia de Melo e Kika Latache com o audiovisual. Desde 2004, as sócias compõem as equipes de produção de longas metragens de renomados diretores brasileiros.
Munidas pelo desejo de produzir conteúdo audiovisual crítico e de qualidade artística, a Vilarejo busca construir relação com diretoras e diretores estreantes sempre mantendo antigas parcerias. A primeira obra produzida pela Vilarejo Filmes, “Brasil S/A” do diretor Marcelo Pedroso, foi o grande vencedor do 47o Festival de Brasília (Melhor Diretor, Roteiro, Som, Montagem e Trilha Sonora) e teve estreia internacional na 65ª. Berlinale. Bienalmente, produz o FINCAR – Festival Internacional de Cinema de Realizadoras, idealizado pela cineasta Maria Cardozo, que foi o 1° festival brasileiro com foco exclusivo
em produção audiovisual de realizadoras.

Os filmes que compõem o programa:

GUAXUMA (Animação/Ficção/17min/2017)

Sinopse: Eu e a Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. A gente era inseparável. O sopro do mar me traz boas lembranças.

SEM CORAÇÃO, codirigido com Tião (Live-action/Ficção/25min/2014)

Elenco: Eduarda Samara, Rafael Nicácio, Ricardo Lavenère
Sinopse: Léo vai passar férias na casa de seu primo, em uma vila pesqueira. Lá, ele conhece uma menina apelidada de “Sem Coração”.

DIA ESTRELADO (Animação/ Ficção/17 min/2011)

Sinopse: Em um lugar inóspito, um menino e sua família lutam pela sobrevivência.

Serviço:
Guaxuma e Outras Histórias
Estreia nos cinemas:  no dia 31 de janeiro, permanecendo em cartaz durante quatro semanas.

Local: Espaço Itaú de Cinema

Unidades São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador


Ingressos: R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia)



Nenhum comentário