[Especial Oscar 2019] A Favorita

Sinopse: Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.

A Favorita é baseado em fatos e foi dirigido por Yorgos Lanthimos (A Lagosta) e com roteiro de Deborah Davis e Tony McNamara. É também o primeiro filme dirigido por Yorgos que nem ele e nem seu parceiro frequente, Efthimis Filippou, escreveram o roteiro.

O elenco do filme conta com Olivia Colman, Emma Stone, Rachel Weisz, Nicholas Hoult, Mark Gatiss, Joe Alwyn e James Smith.

Yorgos e Rachel Weisz trabalharam juntos antes no filme A Lagosta e esse é o terceiro filme em língua inglesa que Yorgos dirige, sendo os dois primeiros A Lagosta e O Sacrifício do Cervo Sagrado.

As filmagens começaram em 20 de março de 2017 e foi lançado nos EUA em 1º de setembro de 2018, no Reino Unido em 18 de outubro de 2018 e no Brasil em 24 de janeiro de 2019.

A Favorita concorreu este ano ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante em Filme (Emma Stone e Rachel Weisz), Melhor Roteiro Cinematográfico (Deborah Davis e Tony McNamara), Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical (Olivia Colman, que acabou levando o prêmio) e Melhor Filme de Comédia ou Musical.

Este ano concorre ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Olivia Colman), Melhor Atriz Coadjuvante (Emma Stone e Rachel Weisz), Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.

Curiosidades:


- Foi um dos filmes selecionados para a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

- Kate Winslet foi escolhida originalmente para o papel de Lady Sarah, mas desistiu do projeto e Rachel Weisz foi escalada para o papel em seu lugar.

- O elenco conta com duas vencedoras do Oscar: Emma Stone (Melhor Atriz por La La Land em 2017) e Rachel Weisz (Melhor Atriz Coadjuvante por O Jardineiro Fiel em 2006)

- Rachel Weisz e Nicholas Hoult trabalham juntos antes no filme Um Grande Garoto (2002).

- Olivia Colman ganhou 16 kg para interpretar a Rainha Anne.

- A figurinista Sandy Powell usou tecidos anacrônicos de propósito.

- A maior parte das roupas e perucas foram feitas do zero porque o orçamento era curto e aluga-los era fora de mão.

- Filmes como Possessão (1981), O Cremador (1969), Gritos e Sussurros (1972), Amadeus (1984) e o Contrato do Amor (1982) serviram de inspiração para Yorgos.

- As filmagens aconteceram na Hatfield House em Hertfordshire e Hampton Court Palace, Richmond upon Thames entre março e maio de 2017.

- Sandy Powell usou Katharine Hepburn como referencia para desenhar os trajes de Lady Sarah Churchill.

- Vários trajes do filme foram colocados para exibição na Queen’s Gallery no Palácio de Kensington em Londres. A exibição começou em 14 de dezembro de 2018 e termina em 8 de fevereiro de 2019.

- A Favorita é um coprodução entre EUA, Reino Unido e Irlanda.


Trailer:




Nenhum comentário