[Resenha] O universo em suas mãos

Sinopse:
Entenda as ideias científicas modernas de maneira leve e divertida.
Imagine se O guia do mochileiro das galáxias fosse um manual prático real dos mistérios do universo. Com este livro em mãos, é mais ou menos assim que você vai se sentir: como um privilegiado viajante espacial, cruzando galáxias, contemplando estrelas e planetas, assistindo ao funcionamento de cada canto obscuro do universo. Para isso, você contará com um especialista incomparável: Christophe Galfard, ex-aluno do mestre Stephen Hawking, e um dos físicos mais brilhantes e bem-humorados da atualidade. Ele deixa de lado a complexidade de fórmulas e gráficos para lhe mostrar o universo em vez de explicar seus fundamentos teóricos. O universo em suas mãos é mais que um livro sobre planetas, estrelas e galáxias – é uma viagem alucinante por entre os mistérios de tudo que nos cerca.
Cativante e único, O universo em suas mãos já garantiu seu lugar entre os clássicos do gênero.

O que eu achei?
Posso dizer sem a menor modéstia que não sou nenhuma iniciante nas ciências. Estudei astronomia durante a aula de Earth Science quando estudava na high school e desde criança me interesso pelo tema, assisto programas e leio matérias na National Geographic, Animal Planet, Discovery, Superinteressante... Há algumas áreas que compreendo pouco por serem demasiado complexas como física quântica e como não me dou bem com números, fico apenas na parte teórica. 
Mas não se preocupe porque desde o início, o autor fala que a única equação que você verá durante a leitura será a célebre Teoria da Relatividade- e cumpre a palavra.

Galfard é um pesquisador francês, ex-aluno de Stephen Hawking em Cambridge, é doutor em física teórica e co-autor com o próprio Hawking e sua filha Lucy, do livro George e o segredo do universo, um passeio pela física direcionado para o público mais jovem. 
Em O universo em suas mãos, ele conduz o leitor através de um passeio pelos temas mais variados:matéria escura, a Lua, o mundo quântico, buracos negros... O primeiro exercício que ele propõe no primeiro capítulo é se imaginar numa ilha vulcânica tendo um sonho em que presencia o fim do mundo como o conhecemos. Quando retorna à si percebe que testemunhou um acontecimento do futuro. Com a curiosidade despertada, você se prepara para embarcar em uma jornada mais épica do que sua imaginação seria capaz de conceber.

Usando exemplos de fácil compreensão para explicar temas como átomos,cortando queijos até o menor pedaço possível, Christophe te conduz numa jornada inesquecível para tentar entender-pelo menos com um pouco de mais profundidamente- a vastidão desse mistério que é o universo que nos rodeia. Nas partes I e II, você se desloca através de longas distâncias e aprende sobre a gravidade, na parte III explora a realidade e na IV descobre sobre o mundo quântico. Na parte V há uma novidade diferente de todas as outras das quais você experimentou antes: uma imersão na relatividade do tempo e espaço e a física quântica. Um livro imperdível para quem curte ciência.

Nenhum comentário