[News] CCBB RJ celebra 29 anos com programação multi-cultural, e atividades infantis

Programação - Outubro 2018 - CCBB Rio 29 anos

No mês em que o CCBB Rio celebra 29 anos, entram em cartaz a exposição do ícone da arte urbana Jean-Michel Basquiat (12), a retrospectiva do cineasta francês Philippe Garrel (17) e o espetáculo A última Aventura é a Morte da companhia de teatro PeQuod (24). O projeto Madrugada no Centro está de volta com show do Marcelo D2 (11), assim como a o festival de cinema Cineesport(25), que chega à sua terceira edição. Na sexta, 12, dia do aniversário do CCBB Rio, toda a programação do centro cultural é gratuita.
Aproveitando a data e o Dia das Crianças, o Programa CCBB Educativo irá oferecer atividades como contação de histórias, oficina e visitas mediadas patrimoniais. As crianças que estiverem visitando o prédio no dia 12 irão receber lanches no térreo e, as que visitarem a exposição do Basquiat, um brinde.
Para completar as comemorações, clientes Banco do Brasil terão desconto de 20% em livros infantis pré-selecionados, no dia 12, na Livraria da Travessa e 50% na Confeitaria Colombo, entre 8 e 14 de outubro, ambos mediante pagamento com cartão Ourocard.
Confira a seguir a programação completa do mês de outubro.

EXPOSIÇÃO

JEAN-MICHEL BASQUIAT
De 12/10/2018 a 07/01/2019
1ºandar

Exposição retrospectiva do Basquiat (1960-1988), inédita no país, com mais de 80 quadros, desenhos e gravuras. Ele desenvolveu um estilo novo e expressivo, e tornou-se um dos destaques da retomada da pintura figurativa na década de 1980. A obra personifica o caráter de Nova Iorque nos anos 70 e 80, quando a mistura de empolgação e decadência criou um paraíso de criatividade. As figuras poderosas que dominam a cena na obra do artista levam os críticos a classificá-lo como um Neoexpressionista, ao mesmo tempo em que está imerso na cultura pop.

Curadoria: Pieter Tjabbes
Classificação indicativa: livre



TEATRO

DIÁRIOS DO ABISMO
Até 05/11 – 19h
Teatro II – Quinta a segunda

"Em forma de relato autobiográfico, feito em grande parte durante o ano de 1959, a atriz Maria Padilha vai contando fatos determinantes da vida da escritora Maura Lopes Cançado durante suas internações em clínicas psiquiátricas".
Texto original: Maura Lopes Cançado; Adaptação: Pedro Brício; Direção: Sergio Módena; Elenco: Maria Padilha.

Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
NAQUELE DIA VI VOCÊ SUMIR
Até 14/10 – 19h30
Teatro III – Quarta a domingo

A partir da obra “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Ruffato, a peça retrata um dia na vida dos habitantes de uma grande cidade marcada pela diversidade humana, formando um mosaico de gente de todos os lados do Brasil e todas as classes sociais.
Criação e Direção: Areas Coletivo. Dramaturgia: Emanuel Aragão a partir da obra “Eles eram muitos cavalos” de Luiz Rufatto. Elenco: Camila Márdila, Giordano Castro, Liliane Rovaris, Miwa Yanagizawa e Pedro Wagner

Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

A ÚLTIMA AVENTURA É A MORTE
24/10 a 16/12 – 19h30
Teatro III – Quarta a domingo

Mais recente criação da companhia PeQuod, a peça foi desenvolvida a partir do poema Notícia 409, do dramaturgo alemão Heinner Müller. A montagem, como os demais trabalhos que marcam a trajetória do grupo, busca dissolver fronteiras entre gêneros, estilos e purismos.
Texto: Heinner Müller; Direção: Miguel Vellinho, Coreografia: Duda Maia; Elenco: Carla Ferraz, Diego Dienner, Liliane Xavier, Luiz Mello, Mariana Fausto, Miguel Araujo, Raquel Botafogo.

Duração: 72 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
MÚSICA
 
MADRUGADA NO CENTRO – CCBB 29 ANOS
11/10 – 22h
Área externa

Explorando a multiplicidade, a programação convida a Festa Transpira para abrir a noite e na sequência show especial de Marcelo D2. Destacam-se ainda, as apresentações de Hodari, além do Afrojazz em formação especial com o DJ Negralha.

Curadoria: Daniela Paita
Classificação indicativa: 18 anos
 
MÚSICA NO MUSEU
Quartas-feiras – 12h30
Sala 26 (4º andar)

O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br

Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre

CINEMA

BUSTER KEATON – O MUNDO É UM CIRCO
Até 14/10
Cinema I - Quarta a segunda

Maior retrospectiva já feita no Brasil sobre a obra do ator, produtor, diretor e roteirista norte-americano, considerado pela crítica especializada um dos principais realizadores da história do cinema. A programação contempla os principais momentos de sua carreira, desde a fase inicial, na década de 1910, até os últimos trabalhos, já nos anos 1960. São quase 50 títulos no total, entre curtas e longas, mudos e falados, com ênfase na filmografia dos anos 1920, considerada sua fase de ouro, em que produzia, dirigia e atuava. Entre as atrações da mostra está a realização de 3 sessões com acompanhamento musical ao piano e a realização de curso, debate e aula magna.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura

Curadoria: Diogo Cavour e Ruy Gardnier.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

AS VEIAS ABERTAS DA MÚSICA BRASILEIRA ─ A SÉRIE VISCERAL BRASIL 
De 11 a 21/10
Cinema II - Quinta a domingo

Projeto temático, centrado no universo nacional da música de raiz. A série oferece ao público um recorte sonoro e imagético da pluralidade cultural brasileira por meio de nomes e cenários de todas as regiões do Brasil, com exibição integral da 1ª e 2ª temporadas, totalizando 26 episódios.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura

Curadoria: Marcia Paraiso e Carla Joner.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

O CINEMA INTERIOR DE PHILIPPE GARREL
De 17/10 a 05/11
Cinema I - Quarta a segunda

Retrospectiva mais completa do cineasta francês já realizada no Brasil. Sua obra, tributária da Nouvelle Vague e atravessada por uma dimensão autobiográfica, aborda a experiência da juventude de maio de 1968 e seus desdobramentos. Garrel continua a filmar em 35mm, formato que será privilegiado na mostra, enriquecida também pela projeção de filmes de cineastas com os quais ele dialogou.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura

Curadoria: Maria Chiaretti e Mateus Araújo.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

3º CINEESPORTE – FESTIVAL DE CINEMA DE ESPORTES
De 25 a 29/10
Cinema II - Quinta a segunda

A mostra chega à 3ª edição reafirmando-se como importante plataforma de exibição da cinematografia mundial de esporte. Os filmes selecionados expressam as principais abordagens, tendências e narrativas do gênero e integram o circuito mundial de festivais de cinema com temática esportiva, liderado pela FICTS- Federation Internationale Cinema Television Sportifs, com sede em Milão, Itália.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura

Curadoria: Antonio Leal.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

ATIVIDADES PERMANENTES

GALERIA DE VALORES
Quarta a segunda - 09 às 21h
Museu Banco do Brasil

Exposição de longa duração que apresenta a trajetória da moeda no Brasil e no mundo, com cerca de 2 mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Venha conhecer materiais curiosos que já foram ou continuam sendo usados como dinheiro!

Curadoria: Denise Mattar

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Quarta a segunda - 09 às 21h
Museu Banco do Brasil

Exposição de longa duração que apresenta a história do Banco do Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do país. As quatro salas, recentemente reabertas, com nova cenografia, mostram a linha do tempo de 1808 até os dias atuais, destacando os acervos museológico e arquivístico do Banco do Brasil. Outros três ambientes apresentam a sala do secretário, a sala do presidente e a biblioteca utilizadas pela Direção Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.

Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio 

ARQUIVO HISTÓRICO
Segunda e quarta a sexta - 10h às 19h
6º andar

Acervos arquivístico e audiovisual do Banco do Brasil e da Memória CCBB para pesquisa e consulta dos estudantes e público em geral. Atendimento com agendamento telefônico prévio no 3808-2353.

CCBB EDUCATIVO
Quarta a segunda – 09h às 21h
1º andar 
O programa Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão para todos os públicos, garantindo acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade. Agendamentos para grupos, escolas, instituições e pessoas com deficiência: agendamentorj@ccbbeducativo.com. Mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com. Programação completa e inscrições em: ccbbeducativo.com
 
Destaque do mês: Semana da criança – 12 a 15 de outubro

Para comemorar o Dia da Criança e o Aniversário do BB e do CCBB, propomos uma série de atividades para crianças e suas famílias em diversos locais do prédio. 

Dia 12 – 11h - Circo no Ato
Estacionamento e térreo

Dia 12 – 13h e 15h – Contação de histórias
Biblioteca infanto-juvenil – 5º andar

Dias 12 a 15 - de 11h às 13h e de 15h às 17h - Lugar de Criação: Oficina de máscaras
Programa Educativo – 1º andar
Convidamos as crianças a produzir máscaras inspiradas em elementos das obras do artista Jean-Michel Basquiat.

Dias 12 a 15 – 10h, 12h, 15h e 18h - Visitas Mediadas Patrimoniais
Programa Educativo – 1º andar. Cadastro 15 min antes de cada visita. Capacidade: 20 p.
Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar histórias e memórias do prédio do CCBB, além de conhecer melhor o Museu BB e a Galeria de Valores, no 4º andar.

SERVIÇOS

Confeitaria Colombo - Casa de chá 
2° andar

Novo espaço da Colombo, que traz em seu cardápio, os produtos que fazem parte da história da confeitaria, e um tradicional Chá da tarde que recebeu o nome do Centro Cultural. O chá CCBB é acompanhado de torrada Petrópolis, mel, geleia, bolo, doce, suco, pães e biscoitos leque, todos os produtos feitos na sede da casa centenária. 

Cafeteria Verso
Térreo
A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB.

Livraria da Travessa
Térreo

É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays.
Mais Informações
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Quarta a segunda, das 9h às 21h. *
Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 21h. 
* O CCBB Rio abre, excepcionalmente, às 12h, nos dias de votação (07/10 e 28/10, se houver segundo turno), para que os funcionários do prédio possam votar.

Nenhum comentário