[News]Pepe Mujica reflete sobre questões da humanidade em documentário inédito da TV brasileira

Imigração, crise econômica, identidade, consumismo, luta pela sobrevivência, amor e morte. Questões universais que compõem alguns dos principais desafios e conflitos das sociedades modernas são esmiuçadas pelo ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica em “Frágil Equilíbrio”, documentário de Guillermo García López que estreia na TV brasileira com exclusividade no Curta!. As reflexões de Pepe Mujica são perpassadas por imagens e depoimentos reais capturados ao longo de três anos em três continentes. A câmera revela histórias de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses, enquanto Mujica provoca o espectador sobre o conceito de humanidade na contemporaneidade. Estreia na Quinta do Pensamento, dia 11, às 22h.
A vida, a obra e as influências da produção cultural de Ana Cristina Cesar ganham destaque no episódio inédito da série exclusiva “República da Poesia”. A partir do poema “Samba-Canção” e de cartas íntimas, o programa revela a interseção entre a poética e a vida de Ana, um dos principais nomes da produção literária brasileira dos anos 1970, conhecida como “Poesia Marginal” ou “Geração do Mimeógrafo”. Heloísa Buarque de Hollanda, Viviana Bosi, Flávio Lenz, Katrina Dodson e Bruna Beber falam sobre a estética de Ana Cristina e seus ecos na poesia contemporânea. Estreia na Quinta do Pensamento, dia 11, às 20h.

Segunda da Música – 8/10
22h15 - “Sotaque Elétrico” (Documentário)
Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola machete no Recôncavo Baiano, em meados do século XIX, e chega aos dias de hoje. Diretores: Caio Jobim, Pablo Francischelli. Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 9 de outubro, terça-feira, às 2h15; 10 de outubro, quarta-feira, às 10h15; 13 de outubro, sábado, às 22h10.
Terça das Artes -  9/10
20h - “Arquitetos” (Série) – Episódio “Figueroa”
Considerado um dos principais profissionais de arquitetura no Brasil, com ativa participação no universo acadêmico, Mario Figueroa é destaque no episódio. Nascido no Chile, mas criado e formado no Brasil, Figueroa revela a herança chilena em projetos como o Museu da Memória, em Santiago. Diretor: Herbert Henning. Duração: 26 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 10 de outubro, quarta-feira, à 0h; 11 de outubro, quinta-feira, às 8h; 13 de outubro, sábado, às 21h35.
Quarta de Cinema - 10/10
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz três conteúdos de curta-metragem com o tema “Dia das Crianças”
Buscando Helena (Documentário)
Roberto e Ana Amélia acabaram de receber a notícia de que sua filha está à espera deles. Acompanhamos a extraordinária viagem dos dois até o juizado de menores para trazer Helena para casa. Diretores: Roberto Berliner e Ana Amelia Macedo. Duração: 21 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 11 de outubro, quinta-feira, à 0h; 12 de outubro, sexta-feira, às 8h; 13 de outubro, sábado, às 14h.
Wappa (Documentário)
Um mergulho inédito na infância em Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham o crescimento dos índios. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza. Diretores: David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles. Duração: 21 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 11 de outubro, quinta-feira, à 0h22; 12 de outubro, sexta-feira, às 8h22; 13 de outubro, sábado, às 14h22.
Saliva (Ficção)
Uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva. Diretor: Esmir Filho. Duração: 15 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 11 de outubro, quinta-feira, à 0h45; 12 de outubro, sexta-feira, às 8h45; 13 de outubro,
22h25 – “Deixa que eu falo” (Documentário)
Biografia do cineasta Leon Hirszman, um dos principais diretores do Cinema Novo, pelo olhar do amigo e também cineasta Eduardo Escorel, seu parceiro em três longas: “Nelson Cavaquinho”, “São Bernardo” e “Eles Não Usam Black Tie”. Diretor: Eduardo Escorel. Duração: 84 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 11 de outubro, quinta-feira, às 2h25; 12 de outubro, sexta-feira, às 10h25; 14 de outubro, domingo, às 16h10
Quinta do Pensamento - 11/10
20h – “República da Poesia” (Série) – Episódio “Ana Cristina Cesar
A escritora carioca Ana Cristina Cesar é a personagem do episódio inédito da série exclusiva. Através de seu poema “Samba-Canção” e de suas cartas íntimas, o programa revela as características da artista, além de seus ecos na poesia contemporânea. Diretores: Leticia Simões e Luis Cañizares. Duração: 45 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 12 de outubro, sexta-feira, à 0h; 14 de outubro, domingo, à 0h.
22h - “Frágil Equilíbrio” (Documentário)
Através de três histórias que abrangem três continentes, a humanidade se vê refletida na vida de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, o ex-presidente uruguaio, tecem um fio-condutor. Diretor: Guillermo García López. Duração: 81 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 12 de outubro, sexta-feira, à 2h; 13 de outubro, às 11h30; 14 de outubro, domingo, às 22h30.
Sexta da Sociedade - 12/10
23h - “Che Guevara, além do mito” (Documentário)
Desvenda a transformação do guerrilheiro na lenda. Como, para além de sua militância, Che Guevara preocupou-se em construir uma autoimagem de impacto para se sacralizar na História. Diretor: Tancrède Ramonet. Duração: 52 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 13 de outubro, sábado, às 2h50; 14 de outubro, domingo, à 21h30; 15 de outubro, segunda-feira, às 17h.
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. 
Siga o Curta! nas redes sociais: 

Nenhum comentário