[Nerds & Geeks] O que você precisa saber antes de assistir o filme do Venom


O longa estreando Tom Hardy chega hoje aos cinemas de todo o país. Mas afinal, quem é Venom e o quê preciso saber antes de ver o filme?
Vem comigo que eu te explico:

1) Ele foi criado por um fã

No início dos anos 80,a Marvel decidiu realizar um concurso para aspirantes a roteiristas e artistas. Um fã chamado Randy Schueller enviou uma sugestão de um novo traje do Aranha criado pelo Reed Richards, aka Sr.Fantástico, usando as mesmas moléculas instáveis que os uniformes do Quarteto Fantástico são feitos. Essas moléculas iriam fluir através dos poros de Peter, permitindo-o escalar paredes mais rapidamente. E quem fez o traje na verdade foi a Vespa. Era preto e branco com uma aranha vermelha no peito. Preto para se camuflar nas sombras. Alguns meses depois ele recebeu uma carta do editor Jim Shooter dizendo que gostava da ideia e oferecendo 220 dólares para comprá-la.E a melhor parte: ofereceram que ele mesmo escrevesse a história. Schueller enviou uma segunda versão e conversou por telefone com Tom DeFalco para discutir o roteiro mas eles acabaram não se entendendo e Randy deixou que a Marvel fizesse o que achasse melhor. 

                    A carta que Randy Schueller recebeu da Marvel em 1982

2) Os simbiontes vem do planeta Klyntar 

A geração número 998 da raça chocou em uma caverna e por razões desconhecidas, foi rejeitada pelos outros membros de sua raça. Eventualmente foram descobertos por exploradores Kree, que especularam que foram rejeitados por algum defeito cognitivo e decidiram cultivá-los para estudá-los. O primeiro hospedeiro foi um soldado chamado Tel-Kar, submetido a meses de tratamento intensivo antes de ser despachado na Guerra Kree-Skrull e atuar como espião e assassino.O simbionte foi separado de Tel-Kar enquanto resgatava refugiados Kree e suas memórias foram apagadas no processo e ficou isolado num planeta quando a nave dos refugiados pousou. Após tudo isso, ele acabou entrando em contato com Deadpool quando esteve preso no planeta Battleworld e só depois teve Peter Parker como hospedeiro.

                                           O planeta Klyntar

3)É ambientado em São Francisco

   Outro motivo porque o Homem-Aranha não poderia aparecer: a história se passa em São Francisco, na Califórnia, na Costa Oeste, do outro lado do país, a milhares de quilômetros de distância da Nova York de Peter. E como no próximo filme, ele estará em férias na Europa, não teria como se encontrarem. Além disso, o filme é produzido pela Sony e até onde saibamos, fora do Universo Cinematográfico da Marvel.
                 A icônica ponte Golden Gate em São Francisco

4)Eddie Brock foi criado por Todd MacFarlane e David Michelinie

     A primeira aparição de Eddie nas HQs foi em The amazing Spider-Man número 299, em abril de 1988.A mãe dele morreu no parto e seu rígido pai o culpou pela morte dela. Não sabendo como ter um bom relacionamento com o filho, ele teve uma infância solitária. Ele acabou virando um jornalista respeitado mas acabou sendo difamado por Peter Parker- Brock fez uma entrevista com o serial killer Devorador de Pecados mas o Homem-Aranha provou que era uma fraude quando desmascarou o verdadeiro Devorador de Pecados. A partir daí, Eddie passou a nutrir um ódio mortal pelo herói. E quando uma pessoa com ódio se junta com um simbionte.. já pode ter uma ideia do tamanho do estrago! 

                           Primeira aparição do Venom em 1988

5) Terão algumas mudanças na origem de Eddie Brock

O filme irá mudar alguns elementos da história de Eddie:nos quadrinhos, o simbionte já tinha se conectado com Peter Parker quando Brock o encontrou e é por isso que nas HQs ele tem a aranha branca no peito.A versão do filme não tem isso porque Brock encontra o simbionte em uma situação completamente diferente.
Na história original, Peter descobre que os simbiontes não gostam de sons altos demais e consegue se livrar do Venom entrando numa igreja e fazendo os sinos soarem. Depois de ser ridicularizado no trabalho e diagnosticado com câncer (outro ponto que a Sony achou melhor remover) Brock vai na igreja rezar e se funde com o simbionte graças à um ódio mútuo pelo Aranha e assim, Venom nasce.
             Tom Hardy como Eddie Brock no trailer

6) É baseado no arco Planeta dos Simbiontes

Na SDCC de 2017, o diretor Ruben Fleischer revelou que o filme do Venom será baseado em duas HQs: Planeta dos Simbiontes e Protetor Letal.O primeiro foi publicado em 1995 e segue o Venom enquanto ele se alia com o Homem-Aranha e com o Aranha Escarlate para deter uma invasão de simbiontes mundial! 
O segundo título que serviu de inspiração foi Protetor Letal, publicado em 1993,em que Brock e Parker também formaram uma aliança improvável:eles fazem um acordo para que Venom deixe Nova York e vá para São Francisco. Mas logo são forçados a trabalharem juntos novamente para combater cinco novos simbiontes, crias do Venom. 
Adaptar esse arcos sem o Teioso foi difícil mas eles cobriram tudo: como o simbionte veio parar na Terra,como Eddie Brock o conheceu, como eles se conectaram e como ele se tornou o vilão que conhecemos das HQs. 

         Cena da HQ Planeta dos Simbiontes

PS: Há duas cenas pós-créditos no melhor estilo Marvel. Afinal, o filme pode ter sido produzido pela Sony mas a empresa dona dos personagens ainda é a Marvel. Uma delas revela um grande adversário mas não direi mais porque é spoiler!


Nenhum comentário