[News]Perigo do verão: água no ouvido

Perigo do verão: água no ouvido

As férias e o verão são marcados por exageros do contato dos ouvidos com a água.



Após o tempo de isolamento social, ir à praia e à piscina, seguindo todas as recomendações contra o COVID19, tem sido uma prática frequente e prazerosa*, mas é necessário também ficar atento aos cuidados com o ouvidos, principalmente com os bebês e as crianças.

Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista e fundadora do Instituto Ganz Sanchez, explica como evitar dor de ouvido, zumbido e outros danos causados por pequenos descuidos.

O bom funcionamento dos ouvidos é essencial para a qualidade de vida. Porém, muitas vezes negligenciamos ou subestimamos os problemas que a entrada de uma simples gota de água ou uso das hastes flexíveis podem causar. Assim, a saúde auditiva é comprometida quando sentimos dor, inflamação, sensação de ouvido tampado, zumbido, tontura ou perda auditiva. E, para a surpresa de muitos, as férias de verão são vilãs frequentes das vias auditivas, como explica a especialista, dra Tanit Ganz Sanchez: “Nessa época do ano as pessoas nadam mais no mar e nas piscinas. Quem nunca ouviu um amigo contando que depois das férias ou de um final de semana na praia ou na piscina, ficou surdo, tonto ou com zumbido no ouvido?”.



Dra.Tanit Ganz Sanchez, que é a pioneira na realização de pesquisas sobre zumbido no Brasil, explica que, assim como qualquer outro órgão do corpo, os ouvidos precisam de atenção. No caso do verão, a especialista cita as principais causas de problemas no ouvido neste período de calor.

Piscina e Mar: O acúmulo de água no canal do ouvido pode causar a Otite Externa, pois o local fica úmido e facilita o crescimento de bactérias ou fungos. Isso provoca dor de ouvido - que pode ficar bem forte após 3 ou 4 dias sem tratamento, sensação de entupimento e de perda de audição temporária (enquanto durar a infecção), além de zumbido. Para evitar isso, pessoas com ouvidos sensíveis à entrada de água devem secá-los adequadamente após cada exposição, com a toalha sem inserir nada no canal auditivo. E procurar por ajuda medica se o desconforto for muito incômodo.

*O isolamento social, o uso de máscara e a higiene das mãos são as armas mais poderosas contra o COVID19.



O ouvido é um órgão de respostas sutis e precoces; seus sintomas não matam, mas ele é um dos primeiros a mostrar que algo não está bem. Por isso, prestem muito atenção no dia a dia das crianças, adolescentes e adultos e em caso de qualquer diferença de comportamento, procure o especialista.



Sobre a Dra. Tanit Ganz Sanchez:

Médica Otorrinolaringologista formada pela Universidade de São Paulo;

Profa. Livre Docente e Associada da Otorrinolaringologia da Universidade de São Paulo

Orientadora de pós-graduação da Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo;

Fundadora e Diretora do Instituto Ganz Sanchez;

Criadora e coordenadora do: - GANZ: Grupo de Apoio Nacional a Pessoas com Zumbido;

Idealizadora do Novembro Laranja (Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido); -

Idealizadora da TV Zumbido (www.tvzumbido.com.br);

Blitz do Ouvido (no Programa Bem Estar Global)

Membro da ABORL-CCF;

Membro do Corpo Editorial das revistas científicas: Clinics, International Archives of Otorhinolaryngology e Brazilian Journal of Otorhinolaryngology;


Serviço:

http://www.institutoganzsanchez.com.br

www.facebook.com/InstitutoGanzSanchez http://www.institutoganzsanchez.com.br/tvzumbido/ ]


PR/TG

Nenhum comentário