[News] Sesc Cultura ConVIDA! apresenta mostras temáticas

 

Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2021 – Dando continuidade ao trabalho de incentivo e difusão da produção artística nacional, o Sesc estreia hoje uma nova etapa do projeto Sesc Cultura ConVIDA!, com exibição de 10 mostras temáticas, que trazem à tona questões de grande relevância cultural . A programação contará com mais de 100 atrações, que serão exibidas gratuitamente na plataforma online.

“A partir de mostras temáticas, vamos levar ao público a diversidade da produção cultural do país. São artistas de todas as regiões, com apresentações de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros” destaca o Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego.

O impacto do isolamento social na produção cultural está representado na mostra Na Pandemia, que traz reflexões sobre o cenário nas mais diversas manifestações artístico-culturais. Em Entre linguagens, produções que cruzam as barreiras dos formatos convencionais, tendo na experimentação e no hibridismo sua principal característica.

A mostra Diálogos entre tradição e contemporaneidade propõe um olhar para a arte por meio das manifestações da tradição e de criações artísticas contemporâneas. LGBTQI+ apresenta trabalhos que discutem questões relacionadas à diversidade de gênero e Protagonismo feminino destaca o protagonismo feminino e dá visibilidade à equidade de gênero na sociedade e à produção de artistas mulheres.

Produções de artistas e agentes culturais indígenas compõem a mostra Povos originários ontem e hoje, com reflexões sobre as culturas dos povos originários do Brasil. Narrativas periféricas confere visibilidade às memórias de produção cultural das comunidades periféricas, enquanto Narrativa pretas dá destaque à produção cultural de temática afrodiaspórica.

A mostra Acessibilidade abre espaço para artistas portadores de deficiência e às produções que incluem recursos de acessibilidade, além de promover a reflexão sobre a importância destas ações. Por fim, Trânsitos Culturais, com trabalhos produzidos por pessoas de outras nacionalidades, como imigrantes e refugiados, presentes no território brasileiro, e de migrantes, atuando na dinâmica cultural dos territórios em que se instalam. 

A programação das mostras temáticas está disponível no site www.sesc.com.br/convida e no canal www.youtube.com/sescbrasil.

Perfil cultural diverso

Com um investimento de R$ 587 mil destinados diretamente aos artistas participantes, o Sesc Cultura ConVIDA! selecionou ano passado propostas de 142 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. São produções de grandes centros, mas também de locais como Santana (AP), Ariquemes (RO), Mipibu (RN), Ananindeua (PA), Coxim (MS), Cururupu (MA), União dos Palmares (AL) e Camaçari (BA), traduzindo a diversidade e inclusão da iniciativa e mantendo a tradição da Instituição de promover expressões artísticas regionais.




Nenhum comentário