[News~Unidades do SESC da Zona Norte do Rio tem intensa programação natalina


RIO DE JANEIRO – O Sesc RJ celebra o Natal deste ano com uma extensa programação cultural por todo o estado do Rio de Janeiro. Na capital e na Baixada Fluminense, há atividades nas unidades de Engenho de Dentro, Madureira, Ramos e Tijuca. A agenda cultural do “Natal é A Gente Que Faz” vai até o dia 6 de janeiro e contempla atrações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura, além de ações nas bibliotecas. A programação é toda gratuita ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc.

Entre as atividades de Artes Cênicas, destaque para a apresentação do Auto do Boi, às 16h. no Sesc Ramos, dia 22 de dezembro. O espetáculo tem entrada solidária de 1 kg de alimento, e tem como argumento a cultura popular, valendo-se de folguedos, músicas, danças e personagens variados. Nele se apresentam personagens e situações, principalmente do Bumba-Meu-Boi do Maranhão e do Cavalo-Marinho, variação deste folguedo, de Pernambuco. Um espetáculo que mistura o cômico, o jocoso e a graça inerente aos nossos folguedos com toda a dimensão do simbólico inerente ao momento natalino, principalmente, no que diz respeito ao nascimento de uma criança, a qual, seja onde for e de que forma for, é sempre portadora de esperança. Músicas, bonecos, danças misturam-se neste teatro de forma a enriquecer seu desenrolar.

No Sesc Engenho de Dentro, dia 20 de dezembro, às 10h, o espaço de convivência recebe a contação de histórias – Pastoril Brincante. Um velho pastor e uma pastorinha contam e cantam o nascimento do Menino Jesus utilizando instrumentos musicais, como violão, cavaquinho e percussões. Além disso, contam com a ajuda do público para dar vida aos inúmeros personagens da história, utilizando adereços. Inspirado em folguedo popular, representado entre o Natal e a Festa de Reis, esse pastoril ainda apresenta uma alegre ciranda no final.

Já no Sesc Madureira, até dia 06 de dezembro, de terça à sexta, das 9h às 21h, e sábados e domingos, das 9h às 17h | a galeria da unidade recebe a exposição Divina Trindade. O conjunto de três esculturas, que remete às trilogias inseridas em quase todas as tradições religiosas, propõe uma reflexão sobre as comemorações de fim de ano e sua relação com o bairro de Madureira.

Até dia 21 de dezembro, o Sesc Tijuca terá oficina de introdução a videomapping. A oficina fará uma introdução das possibilidades do uso da projeção mapeada, ou videomapping, que se resume em uma técnica que permite projetar imagens, vídeos e animações sobre relevos e superfícies pouco convencionais, de modo a salientar determinadas características de um espaço. Ao final da oficina, os alunos realizarão uma projeção natalina sobre uma superfície tridimensional.

Em todas as unidades do Sesc, até dia 6 de dezembro, o público poderá visitar as respectivas árvores de natal. Todas são compostas por símbolos relacionados aos festejos populares brasileiros e tem como proposta retratar as manifestações folclóricas realizadas nessa época do ano. Onde normalmente haveria bolas e adereços natalinos, foram dispostos pequenos estandartes com pinturas das danças populares, personagens e festejos tradicionais brasileiros.

Para saber a programação completa de todas as unidades, acesse o site http://www.natalsescsenac.com.br/


Nenhum comentário