[News] Samba da Feira recebe o grupo Revelação

Sábado é dia de Samba da Feira, a roda de samba que conquistou o público e ganhou o respeito dos artistas.  Tanto que sambistas famosos não perdem a oportunidade de baterem ponto nos Armazéns do Engenhão, localizados na parte externa do Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro. É o caso do grupo Revelação atração no próximo sábado, dia 15, no evento que rola das 15h às 23h. A entrada é de graça!  O Revelação está de volta ao palco para cantar seus sucessos de carreira. O grupo será acompanhado pelo  “Se liga aê”, anfitrião do evento. A entrada é gratuita e o samba vai das 15h às 23h.

Com um típico pagode de mesa carioca, o Revelação começou na década de 90. Em 1999, o primeiro CD é lançado e batizado com o nome do grupo. Em 2002 veio o sucesso e o reconhecimento nacional com o álbum “Ao Vivo no Olimpo”, que contém músicas que até hoje são cantadas, como Coração Radiante e Grades do Coração.

Nos últimos  anos o sexteto lançou oito CDs e um DVD, entre eles o primeiro CD duplo do pagode brasileiro, para comemorar a marca de um milhão de cópias vendidas. O atual trabalho do Revelação é o álbum “Aventureiro”, com 14 faixas. 

Diversão de graça no subúrbio
A roda de samba começou de forma despretensiosa em 2016, quando amigos criaram o grupo “Bororó Produções” no aplicativo de mensagens WhatsApp. A ideia era fazer reuniões para “resenhas” em torno do samba, cerveja e alegria. O ponto de encontro? Rua Teresa Cavalcante, em Piedade, quintal da casa de Mario Castilho, que preparava camarões para petisco.
De mensagem em mensagem, de compartilhamento em compartilhamento, o “bororó” sobre o samba que rolava na rua da feiralivre se espalhou, atraiu uma quantidade enorme de pessoas e precisou mudar de endereço: o “Samba da Feira com o Grupo Se liga aê” foi se abrigar nos Armazéns do Engenhão, onde virou diversão de graça para amigos e famílias inteiras. Vão crianças, jovens, adultos e idosos.
Em números o Samba da Feira já recebeu mais de 100 mil pessoas desde seu lançamento e, ao longo de quase dois anos, cada edição recebe em média 2 mil pessoas. Além disso, socialmente e economicamente, o evento gratuito – que é a maior roda deSamba da Zona Norte, revitalizou o entorno do Estádio “Engenhão”, local classificado por muitos anos como “cracolândia".
O que era apenas um ‘sambinha’ caiu nas graças da comunidade, atraiu olhares da imprensa, dos bambas e movimenta a economia da região, dando oportunidade de trabalho e negócios a comerciantes, food trucks, músicos, equipe de bar, seguranças, empresas terceirizadas dos mais diversos setores de festas e eventos. Desde sua primeira edição gerou mais de 200 oportunidades de emprego direto e movimentou os comércios localizados no entorno.
O Samba da Feira virou opção de lazer para as famílias do bairro e adjacências. O sucesso levou ao local pontos de taxis e Uber. Também agregou novidades culturais que passaram a ser realizadas simultaneamente nos galpões. E todo esse sucesso acontece sem patrocínio! Só mesmo com o suor e a criatividade de Mario Castilho, Diogo Viana, Eduardo Zebral, Marco Veiga e Rodrigo Guedes, amigos e sócios na empreitada – profissionais de diversas profissões: de administrador de empresa a servidor público e autônomo.
“Quando começamos, colocamos um barril de chope e deixamos o portão da garagem aberto. Foi no dia 14 de maio de 2016. Ao longo das semanas, tivemos que providenciar mais barris, espaço para os barraqueiros e para a galera que só aumentava. O samba ia das 10h às 16h e lotava! No dia 3 de dezembro de 2016, migramos para nossa nova casa nos Armazéns do Engenhão, mantendo nossas premissas e filosofias. Conseguimos maximizar nosso público e alavancar nosso plantel de convidados”, recorda Castilho.
E conclui: ““Enquanto o samba for capaz de curar almas feridas, revigorar estruturas, reacender luzes, reencontrar caminhos e transcender prazeres, não mediremos esforços em persistir e preserva-lo com nossos ideais”

Serviço
SAMBA DA FEIRA CONVIDA REVELAÇÃO  - Armazém do Engenhão - R. José dos Reis, 189 - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Data: 15 de dezembro, sábado- Horário: das 15h às 23h. Classificação Livre. Capacidade: 2500 pessoas. Grátis. www.facebook.com/sambanafeiracombororo



Nenhum comentário