[News] Natal É A Gente Que Faz

Natal do Sesc RJ e Senac RJ na Região Serrana começa amanhã com mais de 5 mil horas de programação

Celebrando a Folia de Reis e a cultura popular, programação conta com mais de 200 atrações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura

Cidades da Região Serrana recebem neste final de semana Orquestra Sinfônica Brasileira, Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e uma ampla gama de espetáculos e outras atividades. Duas Barras recebe programação especial no Encontro de Folclore

Para celebrar a magia do Natal, o Sesc RJ e o Senac RJ trazem para a Região Serrana do estado do Rio o Natal É A Gente Que Faz, uma grande viagem pelas nossas tradições, guiada pelos sonhos que marcam o Natal: amor, paz, confraternização, oportunidade, igualdade, esperança e muita solidariedade. A programação começa no sábado, dia 08 de dezembro e segue até o dia 06 de janeiro, com mais de 200 atrações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura. Ao todo, o público de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Duas Barras terá mais de 5 mil horas de programação especial. A programação é toda gratuita ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc.

Em Petrópolis, a programação abre oficialmente com o acendimento da árvore de natal viva do Sesc Quitandinha, às 19h30, seguida da apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, às 20h. Também às 20h, no Sesc Nogueira, será acesa a árvore de natal da unidade. Com 3 metros de altura e ponteira com Estrela de Belém, foi desenvolvida pela artista Raquel Theo e constituída de uma estrutura com materiais sustentáveis, como bambus e gravetos (ecologicamente permitidos), e decorada com objetos inspirados na Folia de Reis. Na sequência, o público poderá conferir o show do cantor Geraldo Azevedo, que se apresentará com entrada solidária de 3kgs de alimentos, que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc.

Mais cedo, o público poderá conferir no Lago do Sesc Quitandinha a apresentação da Orquestra do Palácio de Itaboraí, às 17h. Em funcionamento desde 2013, a Orquestra é um projeto sociocultural direcionado a jovens estudantes da rede pública de ensino residentes no município de Petrópolis e arredores.

Do dia 9 ao dia 6 de janeiro, a cúpula do Sesc Quitandinha terá a Instalação Supernova A Estrela dos Reis, que buscará recriar toda a luminosidade, efeitos e sensações do momento da explosão de luz da Estrela de Belém. No mesmo período, no Hall Monumental terá a “Árvore de Natal: As lanternas dos magos”. Será feita com caixas luminosas, criando, nas silhuetas, as imagens das Folias de Reis.

Em Nogueira, dia 8, o espetáculo Lambança Circo Show se apresenta das 11h às 14h, no Parque de Itaipava. É um espetáculo de variedades circenses onde o público se envolve por completo numa experiência única. O Mágico hipnotiza a todos com seu ilusionismo, os acrobatas e equilibristas despertam adrenalina em números “perigosos”. Às 16h, o Parque de Itaipava recebe a Serenata Imperial, que tem como finalidade resgatar a música de boa qualidade e grandes nomes da MPB, levando alegria, cantando o amor das mais lindas canções. O Natal em serenata acontece com as músicas de seresta e/ou serenata adicionadas de músicas natalinas.

Em Teresópolis, às 18h terá Pastoril – Céu na Terra, na Praça Olímpica. Encenação de três jornadas vividas pelas pastoras e demais personagens até a lapinha, nascedouro do menino Jesus, mesclando elementos de festas brasileiras como pastoris, pastorinhas, lapinhas, folias de reis e reis de bois para narrar a história do sagrado nascimento. Às 19h30, Creme do Céu, no teatro do Sesc Teresópolis. Com entrada solidária de 1 kg de alimento. O espetáculo de dança contemporânea conta a história de uma estrela curiosa que cai no planeta Terra e, com a ajuda de um adolescente com quem faz amizade, procura uma forma de voltar ao céu. Enquanto vão buscando alternativas para o retorno da estrela, os dois falam sobre o sistema solar e acabam apresentando ao público características dos planetas, numa linguagem interessante e divertida.


Às 20h, com entrada solidária de 1 kg de alimento, a Praça Olímpica recebe o show Os Filhos dos Caras. Uma homenagem dos herdeiros de três grandes ídolos musicais brasileiros. Juntos, Wilson Simoninha, Max de Castro e Luciana Mello mostram um pouco do seu repertório e, acompanhados por um quinteto, resgatam seu DNA interpretando os grandes clássicos que foram sucesso nas vozes dos seus pais Wilson Simonal, Jair Rodrigues e, também, Tim Maia.


Em Nova Friburgo, às 17h, a Praça Demerval Barbosa Moreira recebe o espetáculo Estrela Dalva, atividade Interativa que se propõe a trazer danças e histórias brasileiras na busca de festas e festejos populares que evoquem o estado de brincante no encontro com o outro, com objetos e músicas. Um passeio pela cultura popular brasileira. Com a Cia. Marcio Cunha Dança Contemporânea. Às 20h, o teatro Sesc Nova Friburgo terá apresentação da peça A Vida Passou por Aqui, com entrada solidária de 1 quilo de alimento não perecível. A peça conta a história de uma profunda e sólida amizade entre uma mulher e um homem de estratos sociais diferentes: Silvia, professora e artista plástica, que viveu grande parte da vida às voltas com as crises em seu casamento e um enorme sentimento de solidão, e Floriano, boy e faxineiro, de hábitos simples e inteligente por natureza, que sempre levou sua vida com leveza e bom humor. PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS CIDADES NOS ARQUIVOS EM ANEXO E NO SITE http://www.natalsescsenac.com.br/.


Oficinas natalinas gratuitas

Já o Senac RJ, desde o dia 6 de dezembro, participa com uma série de workshops para ensinar técnicas de decoração e gastronomia natalina. Entre eles estão montagem de mesa de Natal, bolo de reis, biscoitos decorados e cupcakes, panetone e chocotone, salada natalina, drinks com espumante, arranjos florais natalinos e guirlanda com suculentas. O Senac RJ também conduzirá uma campanha de arrecadação de alimentos que serão revertidos ao programa Mesa Brasil.

Na área da decoração, oficinas como A Arte de receber: como montar uma mesa de Natal, irá orientar os participantes a decorar uma mesa e planejar um almoço ou jantar, considerando itens como: número de convidados, elaboração do cardápio e tipo de serviço, além de todos os procedimentos necessários para o grande dia. Na oficina de Arranjos florais natalinos, irão aprender a fazer arranjos florais para enfeitar a mesa de Natal. E, quem quiser confeccionar uma guirlanda diferenciada e com flores vivas fáceis de trabalhar, terá a opção de aula sobre Guirlanda com Suculentas.


Se a intenção é conhecer ou aprimorar o conhecimento na gastronomia para impressionar os familiares e amigos durante as ceias de final de ano, há oficinas de Panetones e Chocotone, que permite fazer lindas e deliciosas guloseimas para decorar festas, presentear convidados e até gerar renda extra no período.


Região Serrana


Senac Petrópolis - Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro

13/12 | 14h às 15h | Panetone e Chocotone

14/12 | 14h às 15h | A arte de receber: como montar uma mesa de natal


Senac Teresópolis - Rua Alice Quintela Maurici Regadas, 66

15/12 | 10h às 11h e 11h30 às 12h30 | A arte de receber: como montar uma mesa de natal

15/12 | 10h às 11h e 11h30 às 12h30 | Arranjos florais natalinos


Senac Nova Friburgo - Avenida Alberto Braune, 135 / Galeria Suíça, loja 7

14/12 | 14h às 15h | Arranjos florais natalinos

14/12 | 15h30 às 16h30 | Guirlanda com suculentas

15/12 | 10h às 11h | Arranjos florais natalinos

15/12 | 11h30 às 12h30 | Guirlanda com suculentas

Toda a linha curatorial norteadora da agenda é o resgate da cultura popular, com destaque para a tradição da Folia de Reis, que tem forte representatividade no estado do Rio, em especial a Região Serrana. Também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira das mais emblemáticas do país. No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.

“A proposta curatorial busca abarcar manifestações artísticas que vão além dos tradicionais símbolos natalinos, expandindo o sentido alegórico do evento, mas mantendo sua essência de comunhão, congraçamento e união entre os povos”, afirma o gerente de Cultura do Sesc RJ, Alemberg Quindins.

ESPECIAL FOLIA DE REIS

Folia de Reis, Reisado, Pastoril, entre outros são exemplos de festejos que celebram a viagem dos Reis Magos, através de cantorias e indumentárias específicas. São grupos que costumam visitar as casas de porta em porta, em diversos estados do Brasil, levando alegria a todos. De olho no fortalecimento dessas manifestações culturais, grupos que perpetuam essa tradição se apresentarão em Teresópolis, Nova Friburgo e, em uma parceria com a Prefeitura de Duas Barras, o Sesc RJ fortalecerá o festival de Folias de Reis do município com palestras, oficinas, cine-debates, lançamentos literários, cortejos, exposições, pesquisa e apresentações em praça pública.

A proposta é justamente abarcar manifestações artísticas que vão além dos tradicionais símbolos natalinos, expandindo o sentido alegórico do evento, mas mantendo sua essência de comunhão, congraçamento e união entre os povos, principalmente por meio da valorização de manifestações populares. De 8 de dezembro a 06 de janeiro, na fachada do Antigo Fórum de Nova Friburgo, de forma permanente e gratuita, haverá um Vídeo Mapping temático especial Folia de Reis. No mesmo período, moradores e turistas da cidade poderão conferir na Praça Dermeval Barbosa Moreira a árvore de Natal do Sesc RJ. Mas esta será diferente! Completamente brasileira, a árvore terá por principal missão resgatar a cultura popular – em especial da Folia de Reis – tendo como características marcantes desta festividade as fitas, cores, estandartes, chitas e a flores sem perder a identidade natalina ressaltada pelas cores vermelha e verde.

Ainda em Nova Friburgo, no dia 15 de dezembro, às 11h, a Praça Dermeval Barbosa Moreira será palco da Folia do Divino Santo Reis. A apresentação da Cia. Carroça de Mamulengos é inspirada nos reisados do Cariri. Uma brincadeira andante de transformar todo espaço em um terreiro de brincantes. Durante o percurso, os foliões relembram histórias natalinas utilizando bonecos, os brincantes cantam, dançam, tocam instrumentos e todo o público é convidado a participar. No dia 16 de dezembro, às 12h, a praça recebe o espetáculo “É Tempo de Reisado”. A obra de dança narra uma das artes mais ricas e apreciadas, principalmente no nordeste brasileiro, o Reisado.

Em Teresópolis, do dia 28 de dezembro ao dia 06 de janeiro de 2019, às 19h, a Folia de Reis Estrela Marte do Oriente (Mottas) e a Folia de Reis Estrela Guia (Cruzeiro), ambas da própria cidade, se encontram para resgatar esta tradição popular. Dia 28/12, 19h, o encontro das folias será no bairro Mottas. Dia 5/1, 19h, o encontro das folias será no bairro Cruzeiro, e no dia 6/1, o encontro das Folias na Praça Olímpica.

Já em Duas Barras, a programação busca trazer apresentações artísticas e culturais que traduzam o espírito natalino através do resgate das tradições regionais, dando visibilidade e valorizando a memória popular. Na região, a programação começa com oficinas no dia 17 de dezembro e termina com encontro de folias no dia 5 de janeiro. De 17 a 21 de dezembro, para dar os primeiros passos rumo às folias, a cenógrafa, figurinista e professora Daniele Geammal ministra a oficina de indumentárias. O objetivo é oferecer ferramentas para o desenvolvimento do processo criativo da indumentária dos grupos de Folia de Reis.

Nos dias 4 e 5 de janeiro, Patrick Nogueira, artista circense de Duas Barras, será o responsável pela oficina de palhaço, cujo foco é trabalhar corpo e cena do personagem mascarado da Folia de Reis. No dia 4 de janeiro, a “Trupe Família Clou – O magnífico circo de um homem só”, com humor, poesia, acidez e alegria, apresenta-se com cenas clássicas de palhaçaria, marionete, música, magia e um jogo constante entre artistas e o público.


Para saber a programação completa em todas as regiões, acesse o site http://www.natalsescsenac.com.br/.




Nenhum comentário