[Resenha] Orfã, Monstra, Espiã

Sinopse: Mistura de suspense colegial, nazismo e trama de espionagem, Órfã, Monstra, Espiã é o imperdível romance de estreia do autor Matt KilleenQual seria o seu ato de resistência?Seu nome é Sarah. Ela é loira, de olhos azuis e judia na Alemanha de 1939. E seu ato de resistência está prestes a mudar o mundo.Depois que sua mãe é assassinada em um posto de controle, Sarah, de quinze anos, conhece um homem misterioso com um sotaque estranho, um apartamento suspeito e um cofre cheio de armas. Ele faz parte da resistência secreta contra o Terceiro Reich, e ele precisa que Sarah se infiltre em uma escola para as filhas de generais do alto escalão nazista, posando como uma delas. Se ela conseguir fazer amizade com a filha de um cientista-chave e ser convidada para sua casa, ela seria capaz de roubar as plantas de uma bomba que destruiria as cidades da Europa Ocidental. Nada poderia ter preparado Sarah para seus colegas de escola, e logo ela se encontra em uma batalha pela sobrevivência diferente de qualquer outra que tenha imaginado. Mas qualquer um que subestime essa garota aparentemente inocente o faz por sua conta e risco.Ela pode parecer doce, mas é o pior pesadelo dos nazistas.Primeiro livro de Matt Killeen, Órfã, monstra, espiã traz a brutal realidade de uma adolescente judia crescendo nos tempos do nazismo, acompanhado de uma dose de espionagem e tramas históricas emocionantes. No auge da guerra, qual seria o ato de resistência que poderia destruí-la?

O que eu achei?
Órfã, Monstra, Espiã foi um livro que não me atraiu muito por sua capa (sim eu julgo livros pela capa, provavelmente você também já fez isso hahaha), mas seu título é o ponto chave do seu produto. Outro atrativo é saber que a história se passa na Alemanha nazista em 1939, embora seja uma época muito delicada de se tratar, particularmente tenho muito interesse por histórias que se passam nesse período histórico. Mas você pode por um momento achar que será só mais uma história e pode apostar que não é. 

Neste livro vamos conhecer Sarah, uma garota judia e ela e sua mãe decidem partir da Alemanha para a Rússia (na época ainda não sido invadida pelas tropas de Hitler), mas nesse percurso ela vai de en contro com um grande infortúnio de sua história e sua mãe é baleada, e com isso se torna órfã, mas consegue escapar. Logo em seguida Sarah conhece um homem muito misterioso e nas circunstâncias atuais, ela não terá outra saída a não ser confiar nele. Mesmo tendo seus 15 anos de idade ela é uma jovem muito esperta e determinada, uma pessoa que você não poderia se deixar levar pela aparência. 

Com essas habilidades, ela vai se tornar uma espiã com um tremendo potencial e seus pontos fortes serão explorados a flor da pele nessa história. Com momentos muito intensos o autor consegue trabalhar muito bem o cenário na época e todo o trabalho dos personagens em cena. Sarah tem uma personalidade bem diferente dos personagens das outras histórias que se passam nesse período. Mesmo com seus traumas e toda sua história de vida, Sarah ainda tem seus momentos de jovem imprudente e isso a torna muito diferente e foi algo muito positivo em partes na história, ao mesmo tempo irrita um tanto seu traço Regina George (Meninas Malvadas).

Um livro com uma abordagem bem diferente dos demais e com uma forma de escrita muito boa de Matt Killeen. Se você procura um livro que mostre a guerra como ela é e mesmo com seus momentros brutais e comoventes ainda sustenta uma boa trama até o final, este é o livro.

Por Leonardo Alves

Nenhum comentário