[Nerds & Geeks] Tudo o que você precisa saber sobre The chilling adventures of Sabrina

Amanhã, dia 26 de outubro, estreia The chilling adventures of Sabrina na Netflix. A maioria das pessoas se lembra do seriado da década de 90, Sabrina,aprendiz de feiticeira com Melissa Joan Hart. Mas a personagem está por aí há bem mais tempo. Vamos dar uma olhada nos fatos.

Sabrina apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Archie Comics no ano de 1962,na edição de outubro (em que outro mês poderia ser?) Archie´s Mad House #22 como um coadjuvante das histórias de Riverdale. Seus criadores,o roteirista George Gladir e o artista Dan De Carlo,não faziam ideia do sucesso que ela faria.
Durante uma entrevista em 2007 para a Oddball Comics, Gladir afirmou:¨Ambos (De Carlo já havia falecido, em 2001) tivemos a ideia como um projeto de apenas uma série e ficamos surpresos quando os fãs pediram mais.¨ Ironicamente, quando a série foi lançada em 1996, algumas pessoas disseram que A feiticeira era uma antecessora de Sabrina mas na verdade ela surgiu alguns anos antes de Samantha Stephens. 

As bruxas foram retratadas na Idade Média e na Renascença como megeras horrendas, carrancudas e com verrugas nos narizes compridos.Mas essa versão começou a mudar no início do século XX com filmes como Casei-me com uma feiticeira (1942( e Sortilégio do amor (1958)quando elas foram mostradas como femme fatales munidas de armas como poções do amor e feitiços demoníacos que poderiam destruir os homens. Mas Sabrina era diferente. Ela era jovem, ainda era uma estudante da high school,usava seus poderes para pregar peças nos outros,transformar sua vassoura em um aspirador de pó, etc. Ela era aventureira, bem-humorada e travessa.Bem diferentes das megeras como ela ressalta na sua tirinha inicial:
Desde suas peripécias nas décadas de 60 e 70 até suas novas, em 2018, várias mudanças foram feitas mas o essencial permanece intocável: filha de um bruxo com uma mortal, Sabrina Spellmann vai morar com as tias Hilda e Zelda em Greendale, uma cidadezinha pacata perto de Riverdale para se misturar à sociedade mortal e esconder sua identidade mágica.
Alguns personagens recorrentes nas histórias dela são seu crush, Harvey Kinkle, um mortal e seu familiar, Salem, o gato. Salem era um feiticeiro chamado Salem Saberhanger que foi aprisionado no corpo de um gato como castigo por um um plano falido de dominação mundial.No início, a comunicação com os familiares era limitada para as bruxas apenas por um método chamado ¨fala animal.¨Mais tarde esse método foi retirado do folclore da história e Salem foi agraciado com o dom da fala e suas tiradas eram um dos destaques da série dos anos 90.
Nas primeira edições da Archie Comics Sabrina tinha alguns pontos fracos que não foram mantidos:flutuava na água (uma referência ao modo como as bruxas eram executadas nos julgamentos de Salem) não podia chorar e não podia se apaixonar.Os poderes dela de persuasão romântica eram reservadas aos outros, como ela fosse um tipo de Cupido mas seus poderes não funcionavam nela mesma.Mas ela conseguia contornar esse problema.

A partir do final dos anos 90, a Archie Comics lançou várias histórias surreais com Sabrina e a personagem passou por várias novas roupagens: uma série spin-off de mangá, trocou o sexo da cidade inteira e quase ser assassinada por um Sonic de outra dimensão em um crossover bizarro.
O primeiro volume da série de mangás

A edição em que Sabrina erra um feitiço e troca o sexo da cidade

O crossover em que ela encontra Sonic

Infelizmente, o título não sobreviveu aos reboots de 2015 da editora mas após ressuscitar o cachorro de Jughead Jones na edição The Afterlife with Archie, ela foi trazida de volta no projeto de Roberto Aguirre-Sarcasa e Robert Hack, que mais tarde foi adotado no selo de horror da Archie Comics.
¨Depois de Afterlife se tornar o que se tornou, surpreendendo todos nós,Jon Goldwater (co-CEO do Archie Comics) e eu começamos a falar sobre um companion book (um livro extra, um guia) e imediatamente começamos a pensar em começar Sabrina do zero.Ao invés de zerá-la das páginas de Afterlife, decidimos retornar à estaca 0. Com Sabrina ainda bebê.E ambientar a série não apenas em um universo diferente mas em uma época diferente,os anos 60. Para evocar filmes como A menina do filme da rua (1976) e O bebê de Rosemary (1968), que capturavam a vibe que queríamos alcançar.¨escreveu Robert Aguirre-Sacasa no verso da edição #1.
          A capa da primeira edição do reboot, lançada em 2014

A descendência híbrida de Sabrina sempre a tornou a ovelha negra do clã Spellmann e é basicamente isso que forma a base do drama nas HQs.Como a maioria dos adolescentes, ela fica dividida entre as expectativas da família e seguir seu próprio coração.E como se isso já não fosse o bastante,algumas feridas do passado de seu pai são reabertos ao redor dela.
O primeiro arco começa com Sabrina desenvolvendo seus poderes desde novinha até chegar á idade de tomar uma decisão importantíssima: no seu aniversário de 16 anos, ela deve escolher entre se submeter ao batismo satânico para se tornar uma bruxa de verdade ou continuar mortal e poder ficar com o garoto que gosta, Harvey. Para aumentar a pressão, as tias a avisam que se ela não passar pela cerimônia,o resultado será o eventual desaparecimento dos poderes dela.Essa é uma das maneiras em que The chilling adventures of Sabrina concilia os elementos do passado da personagem- misturando algumas características dos poderes dela como nos quadrinhos, onde ela os tem desde que nasceu. Já na série dos anos 90, ela só os descobriu no aniversário de 16 anos.
Outros personagens que passaram por mudanças foram Ambrose,o primo britânico, que passou de um homem de meia-idade nas tirinhas originais para um adolescente espirituoso,mal-intencionado e pansexual na adaptação da Netflix e Madame Satã,o espírito maléfico que possui a professora favorita de Sabrina, Mary Wardwell. Ela apareceu pela primeira vez em um filme de Cecil B. DeMille antes de aparecer como uma sedutora na HQ Pep Comics de 1941 e se tornou a mentora de Sabrina, a encorajando a usar seus poderes para satisfazer suas vontades e cometer pequenos delitos.

The chilling adventures of Sabrina ou O mundo sombrio de Sabrina tem todo a mitologia que encanta os fãs desde a década de 60 e ao mesmo tempo apresenta uma nova heroína, interpretada por Kiernan Shipka. E´a velha Sabrina que você já conhece, só que com um toque de satanismo.


Nenhum comentário