[News] Painel Cidades Colaborativas dá início á série de encontros


No dia 29 de outubro, o Conexidade dá início à sua agenda de encontros com o painel Cidades Colaborativas, no OITO, com o intuito de discutir como profissionais e projetos estão unindo lugares, pessoas e ideais, visando a coletividade e uma melhor convivência entre todos. O projeto, patrocinado pela Oi, Oi Futuro e Secretaria do Estado de Cultura, busca aproximar e conectar pessoas em todo o Rio de Janeiro e também o Brasil através de um processo em rede, de iniciativas, pensadores, artistas, influenciadores e público em geral.
O painel Cidades Colaborativas contará com a participação de Carla Ferraz, fundadora do ‘Minha Luz é de Led’, um dos maiores blocos não oficiais do Carnaval de rua alternativo, Pedro Rivera, arquiteto e diretor do Studio-X, que faz parte de uma rede global de laboratórios para pensar o futuro das cidades, Isabela Souza, diretora de projetos de Arte e Território do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, e Léo Feijó, jornalista e empreendedor nos campos de educação e cultura.
Curador do Conexidade, o produtor cultural Marcos André será o mediador da mesa de debates e levantará os pontos para discussão, tais como: barreira e integração - como pessoas e iniciativas atuam conectando ideias e espaços; diálogo e colaboração - qual a importância de uma melhor convivência entre as diferenças; engajamento e mobilização - como a tecnologia é capaz de conectar, engajar e contribuir com o coletivo; e transformação coletiva - como a evolução parte da transformação.
A agenda do Conexidade contará com diversos encontros, entre painéis e happenings, que acontecerão espalhados pela cidade, com o objetivo de conectar pessoas e iniciativas. A rede vai se construindo até o encerramento do Conexidade em uma grande ocupação inédita na Praça XV nos dias 15 e 16 de dezembro, quando arte, esporte, tecnologia e cidade serão integrados por meio de música, artes, skate, cultura digital e arquitetura.
Os painéis promoverão diálogos e a conexão de olhares diversos sobre cidade, arte, esporte, tecnologia e rede a partir de uma abordagem Conexidade sobre os assuntos, estimulando que se reconheçam em sua diferença e se conectem para um melhor desenvolvimento coletivo. Dessa forma, o Conexidade inicia seu processo de rede num movimento crescente de mobilização e engajamento.
Enquanto isso, os happenings incentivam a conexão de pessoas, iniciativas e movimentos por meio de trocas artísticas e de conhecimento, além de provocar uma ampliação geográfica dos encontros para além do Centro e da Zona Sul, visando estimular a pluralidade, a diversidade de olhares e o acesso descentralizado.
A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a Oi são patrocinadoras do Conexidade por acreditarem que o papel de ambas é romper barreiras, aproximar e conectar pessoas em todo o Rio de Janeiro e também no Brasil.
Sobre a Rio de Negócios
A Rio de Negócios desenvolve, conecta e potencializa marcas, plataformas e indústrias criativas. Com atuação nas áreas do esporte, cultura e entretenimento, a empresa funciona gerindo projetos de diferentes segmentos em um formato startup, onde a ideia é concebida, desenvolvida, comercializada e realizada. Através de criativos, gestores, agentes culturais e parceiros, a RDN viabiliza sonhos acreditando, principalmente, na conexão em rede, na cidade e seus movimentos.

                   Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade. O instituto impulsiona iniciativas colaborativas e inovadoras, fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Serviço:
Conexidade - Painel ‘Cidades Colaborativas’
Data: de 29 de outubro - Horário: 20h – abertura do auditório às 19h
Local: OITO - R. Visconde de Pirajá, 54 - Ipanema
Entrada franca, sujeito a lotação


Nenhum comentário