[Crítica] A Última Abolição, um documentário mais do que necessário

Resultado de imagem para a ultima abolição
Sinopse:
Uma retrospetiva detalhada de um momento emblemático da história do Brasil, a abolição da escravidão, apresentado de uma outra perspectiva. Ao contrário do que foi pregado por livros didáticos e outras vertentes da história oficial por muito tempo, não foi meramente a assinatura da Princesa Isabel na Lei Áurea em 13 de maio de 1888 que libertou os escravos, e tampouco tal liberdade foi um presente ou um passo na direção da mitológica democracia racial.

O que eu achei?
No dia 11 de Outubro, fui assistir a esse incrível documentário no CineSesc, com uma discussão mais do que necessária.
O filme conta de forma cronológica como se deu a abolição no Brasil, como a mesma foi aplicada aqui, e as consequências da lei para a nação e para o povo africano que se via obrigado a viver as margens da sociedade.
O documentário usa de recursos bem sutis para chegar até o publico, como um cuidado especial com a direção de arte, que aplica uma paleta de cores bem presente nas cenas, e pequenos objetos de cena que remetem ao tema abordado.
A escolha dos entrevistados também foi bem assertiva, trazendo um contraste na montagem com discursos leves, precisos, e outrora, fortes e marcantes.

Trailer:
Escrito por Stefany Gomes

Nenhum comentário