[Quotes] Citações feministas


O feminismo está em alta. É o movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX. Vamos conferir algumas citações de escritoras célebres: 

“Algumas pessoas perguntam: ‘por que a palavra feminista? Por que não dizer que você acredita em direitos humanos, ou algo parecido?’. Porque isso seria desonesto. Feminismo é, claro, parte dos direitos humanos em geral – mas utilizar uma expressão tão vaga como ‘direitos humanos’ seria negar o problema específico do gênero. Seria um jeito de fingir que não foram as mulheres que foram, por séculos, excluídas. Seria um jeito de negar que o problema de gênero tem como alvo as mulheres. Que o problema não é sobre ser humano, mas especificamente sobre ser uma mulher. Por séculos, o mundo dividiu os seres humanos em dois grupos e então excluíram e oprimiram um grupo. É justo que a solução para o problema leve isso em consideração”. (Chimamanda Ngozie Adiche)

“É nosso dever tornar este mundo melhor para as mulheres.”

Christabel Harriette Pankhurst

“Por trinta anos tentamos dirigir o movimento feminista com base na raiva das mulheres, mas elas nunca se apresentaram em quantidades suficientes para impelir-nos para a frente. Se pudermos encontrar meios de colher a energia da dor oceânica das mulheres, moveremos montanhas.” (Germaine Greer)

“O feminismo nos leva à luta por direitos de todas, todes e todos. Todas porque quem leva essa luta adiante são as mulheres. Todes porque o feminismo liberou as pessoas de se identificarem como mulheres ou homens e abriu espaço para outras expressões de gênero – e de sexualidade – e isso veio interferir no todo da vida. Todos porque luta por certa ideia de humanidade e, por isso mesmo, considera que aquelas pessoas definidas como homens também devem ser incluídas em um processo realmente democrático.” (Márcia Tiburi)

“O fato de as mulheres não fazerem parte da vida pública não se explica apenas por elas terem sido afastadas desse espaço em momentos diversos. Mas porque elas não contaram a sua própria história”. (Márcia Tiburi)

“Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas.”  Audre Lorde

“Nós todos não podemos ser bem sucedidos quando metade de nós é retida.” Malala Yousafzai

"A maior parte das mulheres trava guerras em duas frentes, uma para qualquer que seja o tópico e outra simplesmente para o direito de falar, de ter ideias, para ser reconhecido na posse de fatos e verdades, para ter valor, para ser um ser humano. As coisas melhoraram, mas esta guerra não vai acabar no meu tempo de vida. Eu ainda estou lutando, para mim certamente, mas também para todas as mulheres mais jovens que têm algo a dizer, na esperança de que elas vão começar a dizer isso." (Rebecca Solnit)

´´O feminismo é a ideia radical de que as mulheres são pessoas´´. (Mary Sheer)

"Seria mil vezes uma pena se as mulheres escrevessem como os homens, ou vivessem como eles, ou se parecessem com eles, pois se dois sexos é bastante inadequados, considerando a vastidão e a variedade do mundo, como faríamos com apenas um? (Virginia Woolf)


Nenhum comentário