[News] HQs personalidades nacionais e internacionais dos quadrinhos participam de eventos no SESC Tijuca


RIO DE JANEIRO - O Sesc RJ realiza de 24 de agosto a 2 de setembro mais uma edição do projeto Palavra Líquida, evento literário que apresenta diferentes manifestações artísticas e suas interfaces com as letras. Em sua 4ª edição, o projeto acontece na unidade da Tijuca, Zona Norte do Rio, tendo como tema “O Universo dos Quadrinhos”. Além de bate-papos com grandes nomes dos quadrinhos brasileiro e mundial, haverá cursos, oficinas, exposições, espetáculos de teatro e música, exibição de filmes, entre outras atividades relacionadas com o tema. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada em www.sescrio.org.br.
Entre os nomes internacionais confirmados para os bate-papos literários estão os ilustradores angolanos Tche Gourgel e Olímpio de Souza, criadores do Luanda International Cartoon Festival, que já está em sua 14ª edição. Também estará presente Nelson Dona, diretor do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, Portugal.

Vencedor do Prêmio Eisner 2018 (o Oscar dos quadrinhos), o paulista Marcelo D’Salete está entre os brasileiros participantes, assim como Marcello Quintanilha, que recentemente teve seus quadrinhos adaptados para o cinema, no filme “Tungstênio”. Completam a lista de personalidades do meio os ilustradores André Dahmer, Fabiane Langona, Rafael Coutinho, Rafa Campos Rocha, Luiz Gê, Octavio Cariello, João Marcos, Sidney Gusman, Amaro Braga, Sônia Luyten, Jô Oliveira, Shiko, Paula Puiupo, Mariana Paraizo, Gabriela Masson, Lucio Oliveira, Waldomiro Vergueiro, Thiago Modenesi e Robson Costa.
Segundo o gerente de Cultura do Sesc RJ, Alemberg Quindins, o Palavra Líquida deste ano será o embrião para um evento internacional de quadrinhos, que deve começar a tomar forma no ano que vem. “Estamos planejando para 2019 um grande evento sobre quadrinhos, em que os artistas participantes assinarão uma carta pela criação de um festival internacional no Rio de Janeiro, assim como os de Portugal, Espanha e França”, explica Quindins. 

MÚSICA – Ao longo dos 7 dias, o Sesc Tijuca será palco para diversas manifestações artísticas relacionadas ao universo da ilustração e dos quadrinhos, seja no conteúdo, seja na estética. No dia 24/8, às 20h, a banda Biltre apresenta em show no Teatro do Sesc Tijuca suas letras com humor ácido e afiado, que fez do grupo um enorme sucesso entre a juventude da cidade. Os Siderais, que no palco assumem a identidade de super-heróis extraterrestres, se apresentam no dia 2/9.

CINEMA - No dia 25/8, às 18h, acontece a Sessão Angeli, com documentários sobre o cartunista Angeli e seus personagens, além da exibição do longa de animação “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’ Roll”.  A cineasta Beth Formaggini participa de bate-papo após as exibições. Ao longo de todo evento haverá a exibição de outros curtas-metragens sobre o tema. Dia 26/8, às 17h30, tem o Cine Concerto Caligari, uma releitura em monotipia do clássico do expressionismo alemão “O Gabinete do Doutor Caligari”, assinada pelo artista plástico Alexandre Teles. No dia 29/8, o quadrinista Marcello Quintanilha bate-papo com o público após exibição do longa “Tungstênio”, uma adaptação dos seus quadrinhos para o cinema assinada pelo diretor Heitor Dhalia.

EXPOSIÇÃO: A Casa Rosa do Sesc Tijuca receberá a exposição “A Palavra Líquida – Universo dos Quadrinhos”. A mostra apresenta o universo das histórias em quadrinhos, da investigação dessa linguagem, da cena dos quadrinhos no Brasil, além dos caminhos possíveis de cruzamento desta com outras linguagens e da força das narrativas gráficas em diversas dimensões – além das influências e inspirações para diferentes gerações.


TEATRO – Nas artes cênicas, o destaque é “Acordei cedo no dia em que morri”, a mais recente montagem do grupo Vigor Mortis que leva o público para um passeio em um trem fantasma na mente do cineasta Ed Wood. Todos os elementos icônicos da criatividade do artista estão presentes: vampiros, alienígenas, monstros com superpoderes e também a atmosfera do cinema B dos anos 50. Haverá duas sessões, dias 30 e 31/8, às 19h. Nos dias 1 e 2/9, no mesmo horário, o grupo apresenta outro espetáculo de seu repertório: “A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti”.
CURSOS E OFICINAS - Além de conhecer mais sobre o gênero, o público terá espaço para exercitar a ilustração por meio de oficinas. Haverá também um estande de pixilation, espaço de demonstração da técnica de animação stop motion, na qual atores vivos são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de animação. No dia 26/8, o público será convidado a se fantasiar com seus personagens favoritos numa divertida festa cosplay a céu aberto. Também aprenderá a fazer maquiagem cinematográfica e efeitos especiais. 
HOMENAGEM – A 4ª edição do Palavra Líquida marcará a abertura da Gibiteca do Sesc Tijuca, que funcionará junto à biblioteca da unidade. Espaço semelhante também será aberto no Sesc Duque de Caxias. Ambas receberão o nome de Gibiteca João Carpalhau, uma homenagem ao quadrinista do coletivo Capa Comics, da Baixada Fluminense. Falecido em julho, Carpalhau era um apaixonado por esse gênero literário e militante pelo uso dos gibis como ferramenta de ensino da língua nas escolas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
*Sujeita a alteração
LITERATURA
Teatro I
25 de agosto
14h – Bate – Papo Literário | André Dahmer (RJ), Fabiane Langona (RS) e Ota Assunção (RJ)
Charges Hoje
Quais são os caminhos da Charge hoje? O que é ou não político? O que é o ofício de um chargista? Como a internet impacta no trabalho do chargista? André Dahmer, Ota Assunção e Fabiane Langona conversam sobre esses temas neste encontro.
15h - Bate – Papo Literário | Marcello Quintanilha (RJ)
Quadrinhos: entre a Estética e a Narrativa
A linguagem da nona arte atravessa as imagens e o texto. Onde se encontram essas duas linguagens? Quais os universos semióticos? A estética interfere na narrativa textual? Marcello Quintanilha conta um pouco de sua obra e bate um papo sobre estética e narrativa nesta conversa.
16h – Bate – Papo Literário | Nelson Dona (Portugal) e Waldomiro Vergueiro (São Paulo)
Quadrinhos Hoje: no Brasil e no Mundo
Além de outras ações, Nelson Dona é o diretor do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (Portugal) e Waldomiro Vergueiro é fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos-OHQ (antigo Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos) e membro do Conselho Consultivo e colaborador dos periódicos especializados International Journal of Comic Art e Revista Latinoamericana de Estudios de La Historieta. Quais são os caminhos dos Quadrinhos no Mundo? Como o Brasil atua neste cenário? Essa primorosa conversa traz estes dois grandes nomes para este importante diálogo.

26 de agosto
15h – Bate-Papo Literário | Luiz Gê (SP) e Rafa Campos Rocha (SP)
Quadrinhos e Transgressão
Os quadrinhos são conhecidos como uma arte transgressora. Seria essa afirmação uma verdade? Quais são os limites de um cartunista? O que pode e o que não pode ser dito? Existem limites? Neste diálogo entre Luiz Gê e Rafa Campos Rocha serão abordados estes pontos.
16h - Bate-Papo Literário | Octavio Cariello (Pernambuco) e Sidney Gusman (São Paulo)
Estúdios de Quadrinhos e Produção Independente
Quais as diferenças entre as publicações autorais e independentes das de estúdios de quadrinhos? Como funciona um estúdio de quadrinho? Octavio Cariello e Sidney Gusman trocam essa ideia neste bate-papo sobre quadrinhos.
17h – Bate-Papo Literário | Amaro Braga (Pernambuco) e Sônia Luyten (São Paulo)
Mangá Hoje
Mangá é a palavra usada para designar história em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. O que torna o Mangá um fenômeno no mundo? Quais são os caminhos do Mangá no Brasil? E atualmente, quais as nuances deste estilo? Sonia Luyten e Amaro Braga conversam sobre esse estilo tão querido de quadrinhos.
01 de setembro
14h – Bate-Papo Literário | Jô Oliveira (Pernambucano), Shiko (Paraíba) e João Marcos (MG)

Quadrinhos pelo Brasil
Quais os rumos dos quadrinhos brasileiros? Existem diferenças regionais? Essas diferenças influenciam as estéticas? E as narrativas? Jô Oliveira, João Marcos e Shiko se encontro para esta conversa.
15h - Bate-Papo Literário | Paula Puiupo (SP), Mariana Paraizo (RJ) e Paulo Brandão
Quadrinhos e Experimentações
As experimentações artísticas têm quais relações com os quadrinhos? Quais as linguagens das artes que atravessam os processos de criação da nova arte? As produções autorais têm que tipos de campos de experimentação? Paula Puiupo e Mariana Paraizo se encontram para experimentar estas ideias.
16h – Bate-Papo Literário | LoveLove6 (Brasília) e Marcelo D’Salete (SP)
Quem tem medo de quadrinhos: tabus e revoluções
Os quadrinhos têm históricos de interditos. Desde charges polemicas, censuras em períodos de ditaduras, aos acontecimentos de Charles Hebdo. Além disso, também buscam espaço para movimentos revolucionários e políticos. Que caminhos são esses? LoveLove6 e Marcelo D’Salete se encontram para este papo atual sobre quadrinhos.
02 de setembro
15h – Bate-Papo Literário | Lucio Oliveira (Paraná) e Rafael Coutinho (SP) 
Cartunista: um ofício
O que faz um cartunista? O que separa a obra do ofício de ser autor de quadrinhos? Lucio Oliveira e Rafael Coutinho nos contam um pouco de suas trajetórias e caminhos do ofício de ser um cartunista neste encontro.



16h – Bate-Papo Literário | Olimpio de Sousa (Angola) e Tche Gourgel (Angola)
Quadrinhos na África: uma experiência
Dois autores angolanos se encontram para contar suas experiências e histórias com as narrativas gráficas. Suas inspirações estéticas e textuais, suas experiências. Neste diálogo sobre o ofício do quadrinista na África, Olimpio de Sousa e Tche Gourgel se encontram.
17h – Bate – Papo Literário | Thiago Modenesi (Pernambuco) e Robson Costa (RJ)
Quadrinhos na Academia: Estudos e Caminhos
Thiago Modenesi e Robson Costa se encontram para nos contar sobre os estudos e caminhos dos quadrinhos nas universidades. Como são as pesquisas sobre quadrinhos? Como estudar a nona arte? Quais são os rumos destes estudos no Brasil? Confira neste bate-papo que une quadrinhos e pesquisa acadêmica.
AUDIOVISUAL
25 de agosto a 02 de setembro
9h30 às 17h30 – Casa Rosa
Exibição de Curtas
Instalação com monitores e fones de ouvido que apresenta uma seleção de curtas-metragens inspirados na obra de quadrinistas brasileiros.
A árvore casca | Dir. Agnaldo Siri Azevedo, Lisandro Santos | 7’
A Árvore-Casca conta a história do surgimento dos índios Sassacossara, uma tribo fictícia que tocava flautas para espantar os espíritos ruins. Baseado numa HQ de Fabio Zimbres.

A noite dos palhaços mudos | Dir. Juliano Luccas | 15
Adaptação para as telas de uma história de Laerte. Dois palhaços mudos perambulam à noite com a missão de resgatar um companheiro que fora sequestrado por uma organização que tem como objetivo o extermínio da classe. "A Noite dos Palhaços Mudos" é uma fábula contemporânea recheada de humor contra a intolerância.
A última do amigo da onça | Dir. Terencio Porto | 18’
Encontro do cartunista Péricles de Andrade Maranhão com sua criatura, o Amigo da Onça, no último dia do ano de 1961.
Angeli 24h | Dir. Beth Formaggini | 25’
Documentário sobre o cartunista Angeli e as transformações em sua obra. O filme é centrado na sua obsessão pelo trabalho e na crise entre ser um artista da cultura pop, produzindo diariamente novas charges e tirinhas para várias mídias, e ao mesmo tempo exigindo de si mesmo radicalidade e capacidade de se renovar, sempre botando o dedo na ferida.
Dossiê Rê Bordosa | Dir. Cesar Cabral | 15’
Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stopmotion investiga este vil crime.
HQ – Histórias em Quadrinho | Dir. Álvaro de Moya, Rogerio Sganzerla | 9’
Primeiro documentário em curta-metragem de Sganzerla, o filme aborda o universo dos quadrinhos. Guiada pelo texto de caráter histórico do especialista Álvaro de Moya, a câmera passeia pelos traços de artistas como Will Eisner, Milton Cannif, Alex Raymond e Al Capp, entre outros.

Malária | Dir. Edson Oda, Alexandre Tommasi | 5’
Malária conta é a história de Fabiano, um jovem mercenário contratado para matar a Morte.  O curta é um projeto experimental, inspirado no universo de filmes de bang bang, e traz uma forma diferente de ser assistido, com técnicas de origami, time lapse, kirigami, quadrinhos e nanquim.

O Ogro | Dir. Marcia Deretti, Marcio Jr. | 8’
O Ogro é uma animação baseada na HQ homônima de Toni Rodrigues e do lendário mestre dos quadrinhos brasileiros Julio Shimamoto.
Quando parei de me preocupar com canalhas | Dir. Tiago Vieira | 15’
João Carlos se acha politizado, mas começa se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto esse fantasma o persegue e uma crise de relacionamento o leva ao fundo do poço, um surto de lucidez faz com que tome a decisão mais importante de sua vida. Se alienar. Inspirado nos quadrinhos de Caco Galhardo.
Réquiem | Dir. Felipe Duque | 10’
Réquiem é a adaptação para o cinema da história autobiográfica de mesmo nome de Lourenço Mutarelli, autor de HQs. É uma outra possibilidade documental feita através dos desenhos e referências pessoais do autor.
Zéfiro Explícito | Dir. Gabriela Temer, Sergio Duran | 15’
Sob o pseudônimo de Carlos Zéfiro, o funcionário público Alcides de Aguiar Caminha publicou centenas de quadrinhos eróticos, que influenciaram gerações de jovens no país. Alcides também foi compositor de sambas, em parceria com grandes nomes como Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito. Esta é história de sua descoberta. Curta vencedor do Festival do Rio 2012 - Júri Popular. Finalista do 25prêmio HQMIX.

25 de agosto
18h – Teatro I
SESSÃO ANGELI
Conversa com a cineasta Beth Formaggini seguida das exibições:
Angeli 24h | Dir. Beth Formaggini | 25’
Documentário sobre o cartunista Angeli e as transformações em sua obra. O filme é centrado na sua obsessão pelo trabalho e na crise entre ser um artista da cultura pop, produzindo diariamente novas charges e tirinhas para várias mídias, e ao mesmo tempo exigindo de si mesmo radicalidade e capacidade de se renovar, sempre botando o dedo na ferida.

Dossiê Rê Bordosa | Dir. Cesar Cabral | 15’
Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stopmotion investiga este vil crime.
Wood & Stock: sexo orégano e rock'n'roll | Dir. Otto Guerra | 81’
Em uma festa na virada para 1972, na casa de Cosmo, estão os jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito, que vivem intensamente o barato do flower power ao explodir dos fogos de ano novo. Trinta anos se passam e nossos heróis, agora carecas e barrigudos, enfrentam as dificuldades de um mundo cada vez mais individual e consumista. Família, filhos, trabalho, contas a pagar e solidão são conceitos que não combinam com o universo inconseqüente desses "bichos-grilos'' perdidos no tempo. O jeito é dar ouvidos à voz sábia de Raulzito e ressuscitar a velha banda de rock'n'roll.
26 de agosto
10h às 14h – Sala de Dança
Oficina de Maquiagem Cinematográfica
A maquiagem de cinema é diferente de todas as outras. Longe de ser apenas uma preocupação estética, ela serve para caracterizar personagens, podendo rejuvenescer, envelhecer e até mesmo transformar “príncipes” em “monstros”. O objetivo da oficina é ensinar as técnicas mais atuais de maquiagem profissional para o cinema e efeitos especiais
14h às 18h – Ginásio
Stand de Pixilation
Espaço de demonstração da técnica de animação  pixilation, na qual os participantes criam uma história, se fantasiam e fazem poses sucessivas, fotografadas uma a uma.
17h30 – Teatro I
Cine Concerto: CALIGARI!
O artista plástico e quadrinista Alexandre Teles recriou frames do filme O Gabinete do Doutor Caligari (Direção: Robert Wiene, 1920, Alemanha), utilizando a técnica de impressão: monotipia.
Mais de 600 imagens recontam a história dos misteriosos assassinatos cometidos em uma cidade alemã após a chegada do Dr. Caligari. Neste Cine Concerto, o filme recriado a partir das monotipias será exibido com trilha sonora ao vivo executada pelos músicos Adriano Leal Montoro, André Komatsu, David Menezes, João Riveros e Pedro Palhares. A sessão é seguida de um bate-papo entre artistas e público.
29 de agosto
19h – Teatro I
Sessão do longa Tungstênio seguida de bate-papo com o quadrinista Marcello Quintanilha.
Tungstênio | Dir. Heitor Dhalia | 80’
Salvador, Bahia. O uso de explosivos para pescar na orla atrai a atenção de Ney (José Dumont), um sargento aposentado que não suporta a falta de ordem e respeito ao seu antigo posto. Ao lado de Caju (Wesley Guimarães), ele busca ajuda para prender os pescadores, mas não consegue apoio do exército por ser este um crime ambiental. Após brigar com Ney, Caju liga de um telefone público para o celular do policial Richard (Fabrício Boliveira), que logo corre para o local de forma a prender os meliantes. Paralelamente, Keila (Samira Carvalho), a esposa de Richard, planeja deixá-lo.
01 e 02 de setembro
13h às 17h30 – Sala de Curso
Oficina de Animação Experimental
Ministrada por Márcio Jr. e Márcia Deretti, diretores do curta O Ogro, que compõe a programação do projeto, a oficina pretende, de forma espontânea, incentivar a criação artística no cinema de animação, utilizando materiais alternativos e mesclas de diferentes tecnologias e abordagens, tais como slides, scanner de película 35 mm, mesa de luz, tesoura, cola, materiais orgânicos, etc.
ARTES CÊNICAS
30 a 31 de agosto
19h – Teatro I
Acordei cedo no dia em que morri
A mais recente montagem da Vigor Mortis leva o público para um passeio de trem fantasma na mente de Ed Wood. Todo os elementos icônicos da criatividade do cineasta estão presentes: vampiros, alienígenas, monstros com superpoderes e também a atmosfera de filmes lado B dos anos 50.
01 e 02 de setembro
19h – Teatro I
A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti 
Montagem do grupo Vigor Mortis, “A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti” é uma homenagem ao mestre R F Lucchetti, consagrado em livros, roteiros de cinema e quadrinhos como o Mestre do ‘Pulp' brasileiro. O texto teatral reúne diversos personagens de Lucchetti de várias de suas obras.
MÚSICA
24 de agosto
20h – Pátio da Tamarineira
Biltre
Um dos principais nomes da cena contemporânea do Rio de Janeiro, a banda Biltre apresenta show do seu segundo álbum “Nosso amor vai dançar”, que está repleto de canções-memes que levam a novos limites a mistura afiada de humor ácido e programações eletrônicas que projetou a banda formada por Arthur Ferreira, Dioclau Serrano, Diogo Furieri e Vicente Coelho.
2 de setembro
11h – Cortejo no Pátio
Os Siderais
Os Siderais fazem parte do movimento neofanfarrístico carioca, que vem resgatando a tradição das fanfarras e bandas de rua. O seu repertório inclui rock, jazz, afrobeat, punk e músicas próprias tocadas de forma autêntica e sob a forma de apresentações enérgicas, diferenciando Os Siderais das demais fanfarras que vêm surgindo no cenário artístico musical. Seus integrantes, que além de músicos são palhaços, atores, escritores, arte educadores, agentes de saúde popular e professores, conheceram-se tocando nos Blocos de Rua.
EXPOSIÇÃO
A PALAVRA LÍQUIDA - UNIVERSO DOS QUADRINHOS
24/08 a 30/09, 3ª a domingo | 09h30 às 17h30 | Livre | grátis
A exposição apresenta o universo das histórias em quadrinhos, da investigação dessa linguagem, da cena dos quadrinhos no Brasil, além dos caminhos possíveis de cruzamento desta com outras linguagens e da força das narrativas gráficas em diversas dimensões – além das influências e inspirações para diferentes gerações. Curadoria: Amaro Braga e André Dahmer



Nenhum comentário