[Nerds & Geeks] Série de livros ´´Histórias assustadoras para contar no escuro´´ será adaptada para o cinema


A trilogia Histórias assustadoras para contar no escuro (Scary stories to tell in the dark, no original) fez muito sucesso nas décadas de 80 e 90. O primeiro livro foi lançado em 1981, o segundo, Mais histórias assustadoras, em 1984 e o terceiro, Histórias para assustar até os ossos, em 1991. Escritas pelo folclorista Alvin Schwartz e ilustrada por Stephen Gammell, eles preencheram várias noites de terror de gerações. Para comemorar o aniversário de 30 anos da publicação do primeiro volume, em 2011 a Harper Collins lançou uma edição comemorativa com ilustrações de Brett Helquist, o ilustrador de Desventuras em série. Aqui no Brasil, apenas o primeiro volume foi publicado pela editora José Olympio. 
Já faz um tempo que um filme baseado nos contos era planejado. A Entertainment One (eOne) e a CBS Films financiarão o longa. Guillermo del Toro (A forma da água, Hellboy, O labirinto do fauno) será produtor e co-roteirista e André Øvredal (A autópsia e O caçador de troll. 
O elenco já teve seu primeiro nome anunciado:Zoe Colletti, uma atriz que começou sua carreira como atriz mirim em 2006 no filme American Men, teve um destaque no filme Annie (2014)onde atuou ao lado de Jamie Foxx, Cameron Diaz e Quvenzhané Wallis. Ela apareceu em Wildlife, dirigido por Paul Dano e atuou com Jake Gyllenhaal e Carey Mulligan. Zoe foi escalada para viver Stella Michaels. A revista Collider nos deu algumas informações:

  ´´Stella é uma garota assombrada pelo desaparecimento de sua mãe durante uma noite de Halloween- um incidente do qual ela suspeita que seu pai saiba mais do que aparenta. Anos mais tarde, Stella e seus amigos se envolvem em uma travessura de Halloween que dá terrivelmente errado. Mas será que eles são realmente culpados ou será que foi obra de um espírito vingativo- o fantasma de uma mulher que usa suas histórias de terror para perseguir os adolescentes quando eles começam a investigar o desaparecimento de várias outras crianças?´´ 
O site Collider também alegou que o filme irá utilizar-entre outros- os contos clássicos Harold, sobre um espantalho assustado que fica vivo e começa a esfolar as pessoas e A mancha vermelha, sobre uma garota com espinhas cujo problema tem a ver com ovos de aranha...
As ilustrações do Stephen Gammell eram tão macabras que vária bibliotecas os incluíram na sua lista de títulos banidos por serem chocantes demais. A edição de 2011 ilustrada por Brett Helquist continha algumas imagens menos assustadoras. 
Obs: a edição nacional da José Olympio tem as ilustrações do Brett. 
   Uma das imagens da edição original

   Guillermo del Toro estava cotado para ser o diretor e estava claramente empolgado pelo projeto; chegou até a postar uma foto em seu Twitter ao lado de algumas ilustrações do Gammell penduradas em sua casa mas acabou mudando para produtor, junto com Elizabeth Grave, Sean Daniel e Jason F. Brown. 
O roteiro passou de um rascunho de Patrick Melton e Marcus Dunstan dos filmes da franquia Jogos Mortais para John August de Peixe Grande e suas histórias maravilhosas e finalmente acabou nas mãos de Dan e Kevin Hagerman do filme do Lego, que co-escreveu juntamente com del Toro.
Ainda sem data de estreia mas as filmagens estão previstas para começarem agora em agosto.

Nenhum comentário