[News]O Espectador de Olhos Invisíveis - Versão Beckett Internet #2, da Cia. Corpos Nômades, faz curta-temporada em dezembro

O Espectador de Olhos Invisíveis - Versão Beckett Internet #2, da Cia. Corpos Nômades, faz curta-temporada em dezembro
 

Fotos para a imprensa
 
Esta ação artística faz parte do Projeto Ações da Corpos Nômades em Outros Lugares, contemplado no Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 48- B/2020, por Histórico em realização em Dança.
 
Cia. Corpos Nômades apresenta, entre 3 e 19 de dezembro, temporada de  O Espectador de Olhos Invisíveis - Versão Beckett Internet #2, um desdobramento online da obra da companhia que discute o sufocamento das grandes cidades pela especulação imobiliária e pela má utilização/distribuição do solo. As sessões acontecem alternadamente nas redes da Cia Corpos Nômades, do Teatro João Caetano e Teatro Arthur Azevedo. A direção e coreodramaturgrafia é assinada por João Andreazzi, diretor artístico da Cia. Corpos Nômades.
 
O texto O Despovoador, de Samuel Beckett, escrito no final da década de sessenta, serve como uma importante inspiração/provocação para a obra e se conecta com outras fontes inspiratórias fundamentais, como os pensamentos de Deleuze e Guattari sobre o capitalismo e a esquizofrenia. As referências se unem por meio de diferentes texturas e sensações para se se conectarem, de um modo estranho e inquietante, aos tons finais da dramaturgia e coreografia.
 
Nessas experiências que serão transmitidas ao público, também se somam os estímulos dos próprios locais, como uma gravação do Teatro João Caetano feita da área externa ao palco do teatro acompanhada por intervenções sonoras do contrabaixista Alexandre Rosa. Dessas conjunções, brota o que João Andreazzi nomeou como “coreodramaturgrafias”, as junções de movimentos vocais e corporais, textos, projeções, trilha sonora e elementos cênicos com as coreografias. Devido ao longo momento pandêmico, o artista nomeia hoje essas características cênicas como “cinecoreodramaturgrafia”. 
 
A primeira versão: O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Versão Internet #1 foi apresentada em maio de 2021. Esta obra da companhia dirigida pelo coreógrafo e bailarino João Andreazzi resgata o princípio da ideia do “corpo nômade”, inquietação artística de Andreazzi, dando sequência a uma pesquisa iniciada há 22 anos, cujo o lugar/foco foi a extinta favela do Gato (hoje conjunto habitacional do Parque do Gato) e a Cultura Guarani (Aldeias: Krukutu e do Jaraguá). Esses lugares foram revisitados em 2014 e 2015 com o intuito de observar as modificações ocorridas ao longo do tempo.
 
Sobre a Cia. Corpos Nômades
 
Cia. Corpos Nômades é uma companhia de dança-teatro contemporânea que existe há mais de 20 anos e que tem como criador e diretor artístico o paulistano João Andreazzi. Durante os 12 anos de atividades constantes na antiga sede da Cia., o Espaço Cênico O LUGAR, na Rua Augusta, o artista concebeu diversos espetáculos e várias ações artísticas conectadas com a formação, criação e difusão das artes cênicas e da música contemporânea. Além da Mostra P+LUGAR, houve também edições da Mostra Sessão Meia-Noite Olho Neles e Nelas, Mostra Lugar Nômade de Dança, Residência Artística Lugarização, etc.
 
A Cia. Corpos Nômades recebeu diversos prêmios e aportes durante seu percurso, tais como APCA (Associação Paulista de Teatro), Prêmio Funarte, O Boticário na Dança, Petrobras Cultural, Prêmio Estímulo da Dança Governo do Estado de São Paulo, Rumos Itaú Cultural, entre outros. Andreazzi e a Corpos Nômades participaram também de importantes Festivas das artes cênicas, como Porto Alegre em Cena - 1995, Netherlands Dance Dag - Holanda 1998, Mostra Oficial do Festival de Curitiba-2001, Bienal de Dança do SESC-2000, La Travessier no Museu de Arte Moderna de Paris – 2000, Mostra Balaio Brasil SESC-SP-2001, Mostra Internacional Mediterrâneo de Artes - 2005, Dança em Pauta Centro Cultural Banco do Brasil – RJ e SP, etc.
 
Ficha Técnica
Direção e Coreodramaturgrafia: João Andreazzi
Elenco: Cristiano Bacelar, Elton Souza, João Andreazzi, Rebeca Tadiello e Rossana Boccia
Contrabaixo: Alexandre Rosa
Trilha Sonora: Alexandre Rosa
Adaptações de Textos: João Andreazzi
Iluminação para gravação Vídeo: Rossana Boccia.
Figurino: David Shumacker
Filmagem e som direto: Wave Video Dejair e Paulo Uras
Montagem, Mixagem, Color, Gradding e Edição de Vídeo: Pri Magalhães
Montagem de luz: Pedro Moura
Elenco de 2015 e 2016: Bruna Dias, Gervásio Braz, Dresler Guilera, Letícia Mantovani  Produção: Cia. Corpos Nômades
Assessoria de Imprensa: Diogo Locci
Contato: 11 9.9231-4457 | E-mail  e site
Duração: 37 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
 
Serviço
O Espectador de Olhos Invisíveis – Versão Beckett Internet #2

 
Redes da Cia Corpos Nômades
Datas: 3, 4 e 5 de dezembro de 2021, sexta e sábado, 21h; e domingo, 19h
Transmissão: FacebookInstagram e Youtube
Gratuito
 
Teatro João Caetano
Datas: 10, 11 e 12 de dezembro de 2021, sexta e sábado, 21h; e domingo, 19h
TransmissãoYoutube e Facebook
Gratuito
 
Teatro Arthur Azevedo
Datas: 17, 18 e 19 de dezembro e 2021, sexta e sábado, 21h; e domingo, 19h
TransmissãoYoutube e Facebook
Gratuito

Nenhum comentário