[Crítica] King Richard-Criando Campeãs

 

Sinopse:

King Richard: Criando Campeãs é um filme biográfico inspirado em Richard Williams, pai das famosas tênistas Serena Williams e Venus Williams. Destinado a fazer de suas filhas futuras campeãs de tênis, Richard (Will Smith) usa métodos próprios e nada convencionais, seguindo sua visão clara que construiu para as filhas Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney). Determinado, o pai das garotas vai fazer de tudo para fazer com que elas saiam das ruas de Compton para as quadras do mundo todo.


    O quê eu achei?

Eu nunca fui fã do esporte tênis mas é claro que sei quem são Serena e Venus Williams.Mas nunca soube da história delas até ver esse filme.

Desde o início somos apresentados à família Williams: a mãe, Oracene (conhecida pelo apelido de Brandy e interpretada aqui por Aunjanue Ellis) o pai, Richard (Will Smith,em uma possível indicação ao Oscar) e suas cinco filhas, Serena (Demi Singleton), Venus (Saniyya Sydney)Tunde(Mikayla Lashae Bartholomew) Isha (Daniele Lawson) e Lyn(Layla Crawford). Eles vivem em uma cidade ao sul de Los Angeles chamada Compton, conhecida por ser um dos locais mais violentos não apenas da Califórnia mas de todos os Estados Unidos-especialmente pelos conflitos entre as gangues locais. 

Pelo fato de ambos os pais serem atletas, eles sempre quiseram que suas duas filhas com mais aptidão ao esporte, Serena e Venus, virassem tenistas profissionais e o pai treinou ambas desde pequenas.

Mas haviam dois grandes empecilhos: o fato deles serem negros e pobres e a questão de conseguir encontrar um técnico disposto a investir no treinamento delas. Eventualmente eles acabam conseguindo o apoio do renomado Rick Macci (Jon Bernthal)mas suam bastante-e tem que seguir o plano de seu pai quando ele resolve que elas não competirão mais em ligas juvenis e passarão para o nível profissional.

O roteiro não é baseado em nenhum livro mas eu desconfiei que fosse romanceado e quando fui pesquisar sobre a história de Richard, descobri que ele tinha uma outra família-incluindo filhos-antes de conhecer Brandy e constituir uma nova com ela. Ele teve 4 filhos do primeiro casamento e uma delas, Sabrina Williams, contou que Richard abandonou sua mãe e os irmãos no começo da década de 60,alegando que iria apenas comprar uma bicicleta mas nunca voltou.

Embora seja um tanto longo-2h20min-ele consegue sustentar uma narrativa sólida e as atuações das atrizes-mirins também são um destaque à parte. É uma interessante mistura de filme de esporte com biografia.

 Curiosidade: O ator que interpreta o treinador Paul Cohen, Tony Goldwyn,fez a voz da animação do Tarzan da Disney!


                                Trailer: 





Nenhum comentário