Novidades

[News] Exposição no CCBB Rio, Nise da Silveira – A revolução pelo afeto, ganha acessibilidade pioneira com “Experiência Sonora Descritiva”, presencial e online, até 15 de novembro

 Exposição no CCBB Rio, Nise da Silveira – A revolução pelo afeto, ganha acessibilidade pioneira com “Experiência Sonora Descritiva”, presencial e online, até 15 de novembro

 

Equipe coordenada pela Inclusive Acessibilidade, sob a orientação da doutora Josélia Neves, conta com vozes de dubladores reconhecidos por personagens famosos do audiovisual

 



 

Sucesso de crítica e público, a exposição Nise da Silveira – A revolução pelo afeto, em  cartaz no CCBB Rio de Janeiro até  15 de novembro, ganha  projeto pioneiro em acessibilidade, intitulada “Experiência Sonora Descritiva” quando, de forma amorosa, recria o ambiente da exposição no formato de dramaturgia, como uma radionovela. Um elemento diferenciado e inédito dos programas de audiodescrição, com equipe coordenada pela Inclusive Acessibilidade, de Georgea Rodrigues, jornalista e dubladora, especialista em projetos acessíveis. Nesta prorrogação, a mostra também ganha o mundo com a possibilidade de ser vista em 360º, através do site do CCBB (abaixo). A “Experiência Sonora Descritiva também pelo link: www.nisenoccbb.com.br/audiodescricao

 

Com quase uma hora, a experiência de áudio nas três salas (e no corredor) de Nise da Silveira – A revolução pelo afeto, foi idealizada para pessoas com deficiência visual, mas também uma experiência para todos os visitantes. O processo foi desenvolvido coletivamente por toda e equipe de acessibilidade e composta também por atores e dubladores que reconstituem imagens do universo particular da Dra Nise, como seu pai, seu marido, a própria Dra, a faxineira do atelier, o fotógrafo, dentre outras pessoas que se transformaram em personagens reais da Experiência Sonora Descritiva. Abaixo, sinopse das salas, serviço, bem como ficha técnica com a equipe da “Experiência”.

 

Sob a orientação da portuguesa Josélia Nevesprofessoradoutora em Estudos de Tradução pela Roehampton University (Reino Unido) e Universidade de Aveiro (Portugal), e professora e pró-reitora na Hamad bin Khalifa University, no Catar, a mostra também conta com a roteirista Georgea Rodrigues e Letícia Schwartz, o desenho de som da editora de cinema Maria Muricy, da ABC e dois usuários do recurso de audiodescrição e consultores com deficiência visual: Rafael Bráz, que também é psicólogo e, Cida Leite, consultora em acessibilidade. Vozes de atores dubladores reconhecidos por personagens famosos do cinema e de séries, como Capitão América, Tocha Humana, Grey’s Anatomy, Billy Holliday, Rei Leão, dentre outros, fazem parte dessa equipe. Abaixo, ficha técnica, bem como a referência dos seus personagens, na mostra e no audiovisual.

 

“Trabalhar com uma equipe em que o rigor, a criatividade, a responsabilidade e a dedicação são totais, é a maior realização pessoal que se pode ter. Neste projeto aprendi, mais uma vez, como é produtiva a força do trabalho colaborativo. E como é único qualquer trabalho feito com amor.”, reflete Josélia Neves

 

A abordagem amorosa da psiquiatra Nise da Silveira ultrapassou os muros do hospital e ganhou o mundo. Com cerca de 90 obras surpreendentes de artistas do Museu de Imagens do Inconsciente estão dispostas em três salas do CCBB, ao lado de peças de Lygia Clark, Abraham Palatinik e Zé Carlos Garcia, retratos de Alice Brill, Rogério Reis e Rafael Bqueer, vídeos de Leon Hirzsman e Tiago Sant’Ana, reproduções de desenhos de Carl Gustav Jung, aquarelas, fotos e uma instalação de Carlos Vergara. A curadoria de Nise da Silveira – A revolução pelo afeto é do Estúdio M’Baraká, com consultoria do psiquiatra Vitor Pordeus e do museólogo Eurípedes Júnior.

 

 

“Quando recebemos a proposta de acessibilizar a exposição “Nise da Silveira – A revolução pelo afeto” para as pessoas com deficiência visual, imaginei que não poderia ser nada igual ao que vínhamos fazendo. Teria que ser algo inovador, diferente, “transgressor” como a própria obra da Dra. Nise da Silveira sugere.

E assim, convidei Joselia Neves, doutora em Audiodescrição e pessoa do mundo, para nos levar para algo novo. Ela nos perguntou: Tens coragem? E eu respondi: tenho medo mas sou cheia de coragem! No entanto, nosso desejo era realizar o trabalho além da Audiodescrição, um serviço que contemplasse também videntes. Que fosse de fato uma “Experiência Sonora Descritiva”, que fosse de fato inclusivo. E para todos!”, declara emocionada Georgea Rodrigues

 

Serviço:

CCBB Rio de Janeiro

Exposição Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto

Acessibilidade para pessoas com deficiência visual: “Experiência Sonora Descritiva

Tempo: 41`08``

Experiência Sonora Descritiva” Online pelo endereço:

www.nisenoccbb.com.br/audiodescricao

Presencial pelo endereço:

https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao/nise-da-silveira-a-revolucao-pelo-afeto/

 

Fotos das “Salas” com “Experiência Sonora Descritiva”:

https://drive.google.com/drive/folders/169TZBb5a6tmaKFvhktdsXp-uBxYN8INj?usp=sharing

 

Sinopse das salas e corredor:

Sala 1 - A sala 1 sugere o desejo da observadora de entrar nela e a angústia que pressente nesse ambiente. Aos poucos, a tensão cede lugar à beleza e à profundidade das obras dos clientes da Drª Nise da Silveira, e a observadora se deixa afetar por aquilo que vê.

Corredor - É através do olhar dos fotógrafos - todos eles personagens fictícios - que percorremos uma galeria de fotos e mergulhamos na trajetória pessoal e profissional de Nise.

 

Sala 2 - O ateliê transmite uma sensação imediata e profunda de acolhimento. Os objetos parecem ter vida: os panos sobre as molduras, os bustos, o cavalete... Essa sensação impulsionou a criação de uma personagem capaz de protagonizar tanto afeto: uma funcionária, responsável pela limpeza e organização do local, alguém com quem Nise mantivesse um forte vínculo e que transbordasse a intimidade com esse espaço de trabalho e criação.

 

Sala 3 - Propusemos aqui um encontro com a loucura que habita em cada um de nós. A complexidade desta sala revela-se na figura do “louco”, responsável pela metamorfose da observadora. A fuga ao estereótipo, tão avesso à todas as lutas encampadas pela Drª Nise, nos conduz à carta do Tarô. O Louco - ou Louque, nessa identidade ambígua conferida pelas distorções na voz - nos acompanha na observação do poço, das mandalas, do descamar-se em pétalas e do renascer em pleno Carnaval.

 

FICHA TÉCNICA

Essa experiência sonora é uma criação coletiva, produzida a partir de obras e textos que compõem a exposição Nise da Silveira, com a participação de:

 

Orientação: Josélia Neves

Roteiro: Georgea Rodrigues e Letícia Schwartz

Consultoria de acessibilidade: Cida Leite e Rafael Braz.

Captação de Imagens: Bernardo Dutra

Consultoria de tarô: Pedro Poncioni

 

VOZES (por ordem alfabética):

Alexandre Maguolo (Personagens: Luis Carlos Mello e Pai de Nise)

Carla Pompilio  (Personagem: Louque)

Clecio Souto (Personagens: Lima Barreto e Fotógrafo da Faculdade)

Daniel Mackline (Personagens: Policial e Médico do Eletrochoque)

Flávio Bach (Personagem: Intérprete do Samba)

Georgea Rodrigues (Personagem: Observadora)

Letícia Schwartz (Personagens: Narradora Prelúdio e Textos de Parede)

Mckeidy Lisita (Personagens: Mario Pedrosa e Carlos Pertuis)

Monica Rossi (Personagem: Nise da Silveira)

Rodrigo Teixeira (Personagem: Marido da Nise)

Paula Muricy (Personagem: Fotógrafa) 

Sarito Rodrigues (Personagem: Faxineira do Ateliê)

 

Captação de áudio: Beatriz Rodrigues e Herbert Faria

Direção de Vozes: Georgea Rodrigues e Leticia Schwartz

Design de Som: Maria Muricy

Coordenação de Produção: Georgea Rodrigues

Realização: Inclusive Acessibilidade

 

 

JOSÉLIA NEVES

 

Josélia Neves é doutorada em Estudos de Tradução, pela Roehampton University (Reino Unido) e Universidade de Aveiro (Portugal). Enquanto Professora do Ensino Superior e investigadora, ao longo de duas décadas, tem liderado vários projetos de investigação-ação, em áreas como a televisão, cinema e DVD, turismo, museus e espaços culturais, artes visuais e performativas e educação, no desejo de criar condições de acesso a pessoas com (e sem) deficiência. Suas áreas de especialização são no domínio da Comunicação Inclusiva, nomeadamente em Legendagem para surdos, áudiodescrição, Transcriação áudio-táctil, Publicação multiformato e Experiência multissensorial.

Presentemente, é professora efetiva e pró-reitora na Hamad bin Khalifa University, no Catar, e professora convidada em inúmeras universidades a nível mundial. Fornece ainda consultoria a vários organismos no Médio Oriente e da União Europeia com vista à promoção de soluções inclusivas inovadoras. É membro fundador do grupo de investigação internacional TransMedia Research Group.

 

 

 

 

Mulher de óculos sorrindo

Descrição gerada automaticamenteGEORGEA RODRIGUES

 

Georgea Rodrigues atua em Comunicação há 32 anos. É dubladora, locutora e trabalha com Audiodescrição há oito anos. Tem formação em Artes Cênicas, Jornalismo e Especialização Audiodescrição pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). É profissional premiada em Roteiro e Narração. Há três anos é diretora da Inclusive Acessibilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logotipo, nome da empresa

Descrição gerada automaticamenteINCLUSIVE ACESSIBILIDADE

 

A Inclusive foi criada em 2018 por Georgea Rodrigues e produz recursos de acessibilidade – Audiodescrição, Legendagem Descritiva e Libras – para produções audiovisuais (Rede Globo, Globonews, Netflix, GNT, Canal Brasil, YouTube...) e Festivais de Cinema. Há há dois anos produz conteúdo acessível para espaços museais, como o MAR (Museu de Arte do Rio) – Rio dos Navegantes, Casa Carioca, Cultura de Rua, Pardo é Papel; audioguias para o IMS (Instituto Moreira Salles). Recentemente, produziu a Audiodescrição, Libras e os Audioguias da Mostra Darwin, Origens & Evolução (online). Em 2020, coordenou acessibilidade com Audiodescrição, Legendagem Descritiva e Libras para o Festival Estar Bem, com pasta FEB Acessível, com dicas de saúde e bem estar. Agora, está presente com a produção dos Audioguias (português e inglês), Libras e a Experiência Sonora Descritiva de “Nise da Silveira - A revolução pelo afeto”.

 

 

 

 

 

LISTA DE DUBLADORES E AUDIODESCRITORES

 

 

Mulher ao lado de um corpo de água

Descrição gerada automaticamenteCLÉCIO SOUTO (Fotógrafo da Formatura- Corredor)

Dublador do Capitão América (1ª voz) e Tocha-Humana – Chris Evans

Locutor do Canal Gloob

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mulher com cabelo rosa

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaMÔNICA ROSSI (Nise da Silveira)

Dubladora de Meredith (Grey´s Anatomy) e Priscila da TV COLOSSO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mulher de óculos com a mão no rosto

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaCARLA POMPILIO (Louque- Sala 3)

Dubladora da Nala (Rei Leão)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mulher com vestido branco

Descrição gerada automaticamenteSARITO RODRIGUES (Faxineira - Sala 2)

Dubladora de Billly Holiday (Billy Holliday vs. EUA) e de Cassiopéia (Game LOL)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Homem com óculos de grau

Descrição gerada automaticamenteMCKEIDY LISITA (Carlos Pertuis- Sala 1)

Dublador de Klaus de “O Touro Ferdinando” e Rocky de “Vingadores, o Ultimato”.

Locutor oficial da Globo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pessoa posando para foto em frente a mesa de restaurante

Descrição gerada automaticamenteDANIEL MACKLINE (Policial- Corredor)

Dublador de Jorge Salcedo (Narcos) e Dr. Andrews (The Good Doctor)

Locutor do Canal Universal Channel e de “O mundo visto de cima”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mulher de óculos fazendo careta

Descrição gerada automaticamenteGEORGEA RODRIGUES (Observadora)

Dubladora de Missandei (Game of Thrones)

Audiodescritora, Narradora e Locutora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALEXANDRE MAGUOLO (Pai de Nise- Corredor)

Dublador de Loki (Série de animação Loki) e de “EL PRIMEIRO” (O Touro Ferdinando)

Ator destaque das alegorias. Principalmente do carnavalesco Paulo Barros.

 

Pessoa posando para foto

Descrição gerada automaticamentePássaro colorido na cabeça

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Homem de camisa branca e rosa

Descrição gerada automaticamenteFLÁVIO BACK (Intérprete do Samba- Sala 3)

Dublador de Musculoso (animação Apenas um Show) e Costureiro (Say Yes to the Dress Atlanta)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mulher posando para foto

Descrição gerada automaticamentePAULA MURICY (Fotógrafa Amigas Nise - Corredor)

Atriz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Homem com camisa azul

Descrição gerada automaticamenteRODRIGO TEIXEIRA (Marido Nise- Corredor)

Ator e Audiodescritor Narrador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mulher sentada em frente a computador

Descrição gerada automaticamenteLETICIA SCHWARTZ (Narradora prelúdio, textos de parede e créditos finais)

Audiodescritora Narradora

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário