[News] Arte Talk Show estreia com Mel Lisboa no comando. Programa de entrevistas sobre Arte e Cultura será via Youtube

 

Mel Lisboa recebe os convidados no cenário de sua segunda casa, o teatro, precisamente no palco do Teatro Viradalata, onde o talk show foi gravado. Idealização da oscip Polo Cultural, a atração integra o projeto Arena da Palavra. Em bate-papos descontraídos e bem-humorados, a atriz conversa com os convidados sobre suas carreiras, mercado, novas estéticas, políticas públicas, fomento e também das formas como se vive de arte no Brasil de hoje. O formato apresenta entrevistas individuais nos dois primeiros blocos, de 10 minutos de duração cada, e um terceiro de 20 minutos com os dois convidados da noite conversando sobre o tema em questão. Para o idealizador e diretor geral do Arte Talk Show, Marcelo Sollero, diretor geral do Polo Cultural, “a proposta de conteúdo do programa de entrevistas na Internet é iluminar, principalmente, a arte independente”. De acordo com ele, “interessa falar de Arte e Cultura fora dos circuitos mais comerciais”.



Convidados da primeira temporada

O diretor Matias Mariani, de Cidade Pássaro, que teve sua première na Berlinale de 2020), e a roteirista, produtora e cineasta baiana Viviane Ferreira, de Um Dia com Jerusa, também advogada especializada em direitos autorais e ativista do movimento negro, são os convidados do programa de estreia sobre Cinema,  dia 31 de agosto, terça, às 21 horas.

A conversa sobre Artes Plásticas será transmitida no dia 7 de setembro e reúne Fábio Almeida Prado, marchand e curador da galeria Almeida Prado, que guarda  em seu portfólio peças exclusivas de artistas como Volpi, Oscar Niemeyer, Tomie Ohtake, Athos Bulcão, Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Michel Arnoult; e a artista visual e muralista Hanna Lucatelli , que em suas obra retratas o feminino de forma empoderada e ativa.

A Literatura é o foco do programa do dia 14 de setembro com a slamer e escritora Mariana Felix, que tem três livros publicados sobre o empoderamento feminino e a emancipação da mulher negra, e a jornalista e editora Heloisa Belluzzo, sócia-fundadora da Êxito Editorial onde o selo Dama dos Livros é o principal segmento literário e dá voz ao público feminino.

Para falar de Música, o último episódio da primeira temporada, dia 21 de setembro,  traz Mário Manga, músico e compositor, que atuou por 25 anos em bandas marcantes como o Premê /Premeditando o Breque, grupo musical paulistano criado em 1976, e o Música Ligeira, com Rodrigo Rodrigues e Fabio Tagliaferri, e Lupa Santiago,  guitarrista e compositor especializado em jazz e música instrumental, com 24 CDs na bagagem


Mel Lisboa – cinema e novela


 


Mel Lisboa considera gratificante a experiência no talk show. A atriz, que já apresentara programa de entrevistas sobre turismo, define como enriquecedor o ato de entrevistar profissionais da cultura, área da qual faz parte. “Entrevistar pessoas de setores diferentes é uma troca, uma conversa em que estou numa posição de privilégio, em que posso fazer perguntas e ouvir as respostas prontamente e, com isso, enriquecer meu vocabulário, meu conhecimento de mundo, minhas referências e, consequentemente, de quem vai assistir o programa.”


 


A atriz também abraça a literatura, setor em que tem tido cada vez mais interesse. “Faço faculdade de Letras, que dialoga com minha profissão. Sou casada com um músico e a música faz parte da minha vida cotidiana, assim como as artes plásticas. Meu pai é artista visual, além de compositor. É um universo no qual me sinto inserida. Estou ávida para que venham os próximos episódios do programa e a gente possa falar de teatro, dança, performance e muitos outros assuntos da arte e cultura. Estou bastante animada.”


 


Antes do programa ser exibido, ela passou um mês no Rio Grande do Sul, em Gramado, onde filmou Atena, de Caco Souza, no papel da personagem-título, ao lado de Tiago Fragoso e Lui Mendes. Na televisão, já está escalada para a próxima novela das 19 horas da Globo, Cara e Coragem, na pele de Regina, a vilã da trama. Os trabalhos na telinha foram adiados duas vezes por causa da pandemia. “Espero que as condições sanitárias e de saúde pública no país melhorem em breve por todos os motivos e para que a gente possa começar este trabalho.”


 


Responsável pela consultoria artística do programa, a diretora Lili Fonseca ressalta a importância de debater assuntos da esfera cultural hoje em dia. “Mais do que nunca, falar de arte se faz necessário para repensar tudo o que estamos vivendo com esta pandemia, este mundo louco, esta vida internética, este tanto de transformação que estamos vivenciando. O momento é crítico e obscuro, com a informação, que já era escassa, chegando cada vez mais distorcida. A cultura traz consciência, a capacidade de analisar e compreender o mundo. Ela abre horizontes.”


 


O roteirista e co-diretor João Bley ressalta a importância do programa ter sido gravado em um teatro: “O espaço cênico do Viradalata virou nossa ágora para discutir e pensar sobre arte”. A direção de Bley primou pelo clima de informalidade para deixar a atriz Mel Lisboa à vontade em cima do palco. “Usamos o mínimo de marcação para preservar a continuidade”. João Bley destaca a decisão de abrir os bastidores. “Pensamos nesta estética de estar sempre revelando o bastidor da gravação.”



Sobre o Polo Cultural

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Polo Cultural Educação e Arte nasceu em 1998 da iniciativa de um grupo de artistas independentes com a proposta de impulsionar, criar oportunidades e dar visibilidade a seus trabalhos. Hoje segue com foco na produção de agentes de cultura que se encontram fora do circuito comercial e desenvolve os seguintes projetos: Arte é Inovação, concurso de poesia Tâmaras e o projeto de literatura Arena da Palavra. Tem sede em São Paulo.

Para roteiro

Arte Talk Show – Programa de arte e cultura apresentado por Mel Lisboa. Os primeiros quatro episódios abordam Cinema, Música, Literatura e Artes. Estreia dia 31 de agosto, terça-feira, às 21h pelo canal de Youtube da Polo Cultural. O primeiro programa será dedicado ao Cinema. Os demais episódios irão ao ar nos dias 7 (Artes Plásticas), dia 14 (Literatura) e dia 21 de Setembro (Música).




Nenhum comentário