[News] Lázaro Ramos estreia 15ª temporada de “Espelho” no Canal Brasil

 
Nova leva de 15 episódios inclui programa especial com Lázaro como entrevistado, além de nomes como Mano Brown, Chimamanda Adichie, Gal Costa, Silvero Pereira, Ary Fontoura e Maria Bopp

Idealizado e apresentado por Lázaro Ramos, “Espelho” segue sua busca pela pluralidade, discutindo temas como democracia, cidadania, arte, educação e cultura sem, é claro, abandonar as pautas identitárias e questões raciais. Na 15ª temporada, que estreia segunda, dia 30/08, às 23h, o programa segue compromissado com a reflexão de temas presentes na pauta da atualidade, através de bate-papos intimistas. A lista de entrevistados inclui o rapper Mano Brown, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie, a atriz Ingrid Guimarães, a ex-BBB Camilla de Lucas, a ministra do STF Cármen Lúcia e a cantora Gal Costa entre outros.

Gravado em meio à pandemia, em formato híbrido – com Lázaro em estúdio conversando com os convidados remotamente – o programa precisou se reinventar. “Durante esses anos todos, eu nunca fiz entrevista sem o ‘olho no olho’, sem a proximidade. Por outro lado, a gente conseguiu trazer pessoas que não seriam possíveis de ter sido trazidas para o “Espelho”, como a Chimamanda Adichie, que mora em outro país, o Mano Brown, que já tínhamos convidados outras vezes, mas não conseguíamos conciliar as agendas. Como esse formato das entrevistas remotas já estava um pouco desgastado, isso nos forçou a criar uma nova estética para o programa. Tudo isso foi muito saudável. Eu sinto que houve uma renovação”, conta Lázaro.

Ainda sobre as novidades da temporada, o apresentador explica: “A maior parte dos programas tem dois entrevistados, o que deixa as conversas mais dinâmicas. A característica da escuta ativa se mantem. São programas com um maior aprofundamento nas pautas urgentes da atualidade como política, religiosidade, discriminação, o papel de cada indivíduo na sociedade, como as pessoas estão planejando os próximos passos para suas vidas e o que estão sonhando para o país no futuro. Todas as entrevistas são bem-humoradas, mas densas quando precisam ser”.

No programa de estreia, que tem o tema “A (In)justiça do Homem: O Drama do Negro”, Lázaro Ramos recebe Mano Brown. “Este programa de hoje, para mim, tem sabor de programa histórico. Sabe qual foi a primeira vez que eu tentei te entrevistar? Foi há 11 anos! Eu estou nervoso. A gente fica nervoso quando vai papear com o nosso ídolo. Preciso começar este programa, falando logo que você foi luz para mim na minha adolescência, num momento fundamental. E te entrevistar este ano, eu acho essencial porque a gente está precisando de luz de novo. Você pra mim é luz e eu fico feliz e honrado por você ter aceitado o convite”, é assim que Lázaro abre o programa. Ao longo dos 25 minutos que seguem, Brown fala sobre sua infância; o início dos Racionais e do ambiente que já existia e que favoreceu seu surgimento; seu histórico discurso no comício pró-Haddad, às vésperas das eleições de 2018; previsões para as eleições de 2022; sobre Boogie Naipe, seu último álbum; entre outros assuntos. Lázaro fecha o programa convidando Brown a atuar, no futuro, em algum filme dele .

Um dos destaques deste ano, no entanto, é um programa em que Lázaro passa o bastão de apresentador para Flávia Oliveira e ocupa a cadeira de entrevistado para falar, principalmente, sobre “Medida Provisória”, filme que marca sua estreia como diretor, e chega aos cinemas em novembro. Outra novidade da temporada de 2021 é que os programas, além de estarem disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay +Canais no dia em que vão ao ar na TV, podem ser ouvidos, em formato de podcast, no dia seguinte à exibição, nas plataformas digitais.

15 temporadas, 16 anos no ar

Em sua trajetória com mais de 300 entrevistados, “Espelho” apresentou conversas memoráveis, como é o caso dos programas de Diva Guimarães, Criolo, Fátima Bernardes, Tom Zé, Seu Jorge, Geneton Moraes Neto, Caetano e Zeca Veloso, Jesuíta Barbosa, Baco Exú do Blues, entre muitos outros, além de nomes internacionais, como o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton. Isso tudo com conversas sempre pautadas pela espontaneidade e sem ficar preso a cenários fixos e formatos definidos.

Entre os programas históricos, houve um especial em 2009: Lázaro foi até Washington, nos Estados Unidos, para cobrir a posse do primeiro mandato do ex-presidente americano Barack Obama. Emocionado, o apresentador acompanhou a cerimônia e conversou com o povo que lá estava. Além disso, Lázaro já dirigiu algumas temporadas de “Espelho” e passou também a produzi-lo com seu selo, o Lata Filmes, uma sociedade com a empresária e produtora Tânia Rocha.

No ano passado, por conta da pandemia, “Espelho” não teve sua tradicional rodada de entrevistas pessoalmente, mas Lázaro preparou uma edição especial, que foi ao ar em dezembro, com personalidades de diferentes segmentos para discutir os temas que mais mobilizaram as pessoas em 2020. Participaram do programa o ator americano Terry Crews; a médica Thelma Assis, campeã do BBB 20; a pneumologista Margareth Dalcomo; a Yalorixá e Mestra em Cultura e Sociedade, Nívea Santana; o teólogo e pastor Ronilso Pacheco; Silvio Almeida, professor e advogado; Alexandre Felix Campos, policial engajado na luta antifascista; a jornalista e roteirista Carol Pires; a humorista Thamyris Borsan; e Fernanda Felizberto, escritora, ativista, professora e doutora em literatura.

“ESPELHO” (2021) (15 x 25’), com Lázaro Ramos
 
INÉDITO e EXCLUSIVO
 
Estreia: segunda, dia 30/08, às 23h
1º horário: segundas, às 23h
Rebatidas: sexta, às 14h; e sábado, às 7h
Classificação: Livre 
 
 

 


Nenhum comentário