[News]Eddie lança seu oitavo álbum de estúdio ‘Atiça’

Eddie lança seu oitavo álbum de estúdio ‘Atiça’ 

 

Disco, produzido por Fábio Trummer e Homero Basílio, conta com as participações especiais de Sofia Freire, Isaar, Ganga Barreto e Orquestra Henrique Dias

 

 Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Q7x71PL4BJg





Captura de Tela 2021-05-14 às 13.43.26.png

(Foto: Clara Gouveia) 

 

Frevo, punk rock dos anos 80, dance music dos anos 90 e sons carnavalescos da última década são os ritmos que, do começo ao fim, guiam o novo e aguardado álbum da Eddie, ‘Atiça’. Disponível em todos os aplicativos de música, projeto chega celebrando os mais de 30 anos da banda que mantém os pés em Pernambuco e o olhar sempre no mundo. 

Com as participações especiais de Sofia Freire, Isaar, Ganga Barreto e Orquestra Henrique Dias, disco percorre questões sociais, anseios, dores e os mais diversos sentimentos humanos que nos são possíveis.

Abrindo os caminhos, ‘Rainha Matamba’ é um afoxé originalmente composto por Lepê Correa e Valdi Afonjah. O clima desta nova versão é guiado pela chamada bossa punk. 

Na sequência, a faixa título “Atiça” foi pensada a partir do desenho feito por uma criança, da Favela da Maré, sobre os tiros dados dos helicópteros em confrontos policiais no Rio de Janeiro. Nessa, fica o sentimento de impotência diante da incompetência dos Estados. 

‘Preciso Levantar’ é uma metáfora sobre olhar pra frente e reagir diante dos problemas. 

Já ‘Amassando Amassa’ critica a ação esmagadora do classismo, racismo, desigualdade e injustiça social. 


Em "Apocalíptico", o grupo evidencia a invasão da religião e a interferência da justiça como salvadora dos interesses pessoais. 

‘Para os Nossos Filhos’ é uma homenagem sem usar dos clichês do gênero, destacando um universo lúdico de imagens relacionadas a esse prazer sem fim que é a vida construída ao lado das crias.  

Logo depois, ‘Na Veia’ é uma releitura de Cordel do Fogo Encantado e ‘Canhão 75’ do Clube Carnavalesco Misto Lenhadores.

Caminhando para o fim, ‘Na Copa dos Edifícios’ faz um retrato do isolamento social durante a pandemia. 

“Aurora Dos Novos Tempos” encerra com promessas e esperança, convidando todos para resgatarem seus corpos, mentes e almas.

Carregando o mais alto poder de ato revolucionário, entre simbolismos sinceros, certeiros e ainda assim despretensiosos, álbum é a continuação da busca do quinteto por uma identidade própria, mostrando que seus trabalhos podem se expandir e habitar outros universos sonoros sem perder a característica essencial. 

‘Atiça’ foi gravado no Fruta Pão Records, por Homero Basílio, mixado por Tostoi, Leo D. e Buguinha Dub, também responsável pela masterização.

Eddie é formada por Fábio Trummer (voz e guitarras), Alexandre Urêa (percussão e voz), Andre Oliveira (trompete, teclados e sampler), Rob Meira (baixo) e Kiko Meira (bateria)


PR/Surabhi

Nenhum comentário