Novidades

[News] Inscrições de curtas-metragens para o CineFest Gato Preto iniciam no dia 1º de março

Os felinos cinéfilos de todo o Brasil já podem começar a ronronar: no primeiro dia de março abrem-se oficialmente as inscrições de curtas metragens de mais uma edição do CineFest Gato Preto.

Considerado o maior festival de curtas do Vale do Paraíba e Cone Leste Paulista, o evento reúne mais de 10 sessões cinematográficas, apresentando 55 curtas-metragens de todo o Brasil.

O evento teve sua data antecipada. Tradicionalmente no mês de novembro, o CineFest acontece neste ano no mês de setembro, e vem em 2020 com novidade: uma sessão inteiramente dedicada a videoclipes.

Produtores de Cinema de todo o Brasil e do Vale do Paraíba podem

inscrever suas produções para o festival. O Cinefest já possui uma forte marca educacional, que divide as sessões pelas seguintes áreas do cinema: roteiro, edição, atuação, arte, fotografia, produção, montagem e desenho de som.

“Neste ano teremos também a sessão videoclipes, uma nova categoria para integrar e contemplar mais material audiovisual.”, explica a produtora do evento, Priscila Cabett.

Laboratório de Cinema e Novena Cinematográfica fazem parte do projeto

Além dos 4 dias do festival de curtas, o Gato Preto têm outras atividades

para promover a cultura da união e amor pelo cinema.

A Novena Cinematográfica, que antecede o festival, leva para 9 cidades do Vale do Paraíba (incluindo Lorena), uma sessão de curtas-metragens e um bate-papo, tudo regado a um lanche compartilhado pelos donos da casa.

Já o GatoLab é um laboratório de roteiro para curtas-metragens, o primeiro da região. Neles, os participantes e amantes de cinema desenvolvem seu projeto, com a consultoria de cineastas em todas as etapas do processo. Ao final, o melhor roteiro recebe como prêmio uma verba para a produção do curta.

Por último, o Itinerância Gato Preto percorre as mesmas 8 cidades da

Novena (com exceção de Lorena). Desta vez, o evento leva parte do festival para espaços públicos da cidade, em parceria com as prefeituras de cada uma delas.

Acompanhe as primeiras datas das atividades do Festival:

1º a 31 de março – Inscrição de filmes

10 de maio a 10 de junho – Inscrições Gato Lab

7,8 e 9 de agosto – Gato Lab

15 de agosto a 5 de dezembro – Novena Cinematográfica

22 a 26 de setembro – Cine Fest Gato Preto

Mais informações através do site www.cinefestgatopreto.com.br ou pelas redes sociais instagram @cinefestgatopreto e facebook.com/cinefestgatopreto

Tradição – O Cinefest GatoPreto acontece desde 2004, nas dependências do centro Universitário Teresa DÁvila. Foi idealizado pela professora Olga Arantes, que também é diretora do Cine Clube da cidade. Em 2015 a produtora Trapézio Produções Culturais assumiu uma parceria com a Fundação Olga de Sá, aprimorando o formato e expandindo o projeto para diversos filmes nacionais.


Nenhum comentário