[Divulgação] Filme "100 Quilos de Estrelas"


Lois tem 16 anos e um sonho: tornar-se astronauta. Uma questão física a angustia, ela pesa 100 kg e com ódio de seu corpo decide parar de comer.

Essa atitude extrema desencadeia uma série de complicações de saúde e a fazem ficar internada em uma clínica, onde acaba conhecendo outras três garotas de sua idade e com problemas igualmente graves. Uma forte amizade nasce e, juntas, elas viverão uma jornada de transformação e amadurecimento.

Em seu primeiro longa-metragem, Marie-Sophie Chambon aborda com delicadeza e poesia questões que atravessam a adolescência. Desilusões, tristeza, auto aceitação, amizade e sororidade são elementos que a diretora costura de forma emocionante na trama.

A origem da personagem está presente em dois curta-metragens anteriores da diretora: "a personagem vem da minha própria experiência de infância, pois minha mãe, que era muito sensível à aparência física, obrigava minha irmã a fazer dieta desde muito jovem. Com o tempo, percebi que o corpo acima do peso simboliza em si tudo o que não é permitido que uma mulher seja em nossa sociedade. Supõe-se que as mulheres sejam símbolos do desejo, e sua representação é principalmente  concebida através do prisma do olhar masculino. É o reflexo de uma sociedade de consumo em massa. Uma mulher curvilínea, para mim, é uma figura que personifica a rebelião, uma figura política", ela conta.

Lois tem uma péssima relação com sua família e, principalmente, com sua mãe, que também é obesa. Um fator de complicação em sua relação com o corpo. O desejo da personagem é o de escapar de sua realidade, assim como suas amigas que sonham em escapar do sofrimento. Sonhando com essa outra realidade Lois abre uma porta para a fantasia e o lúdico. "Amo o cinema por esse motivo: mesmo quando representa uma dura realidade, é possível introduzir graça através da imaginação das personagens. Dessa forma, é impossível diferenciar o que é real ou não, pois o cinema nos dá a possibilidade de representar aquilo que nós carregamos, a parte mais profunda de nós mesmos", a diretora complementa.

"100 Quilos de Estrelas" vai fundo na questão da inadequação através da representação de quatro meninas que são "um pouco especiais" como elas se definem. Stannah, presa na cadeira de rodas, Amélie, com sua anorexia, são, como Lois, jovens em busca de alívio para o peso do que seus corpos representam. Quanto a Justine, com seus problemas psicológicos, ela também sonha em escapar, a fim de fugir da dureza do mundo.

O longa será co-distribuído pela Espaço Filmes e Vitrine Filmes e tem estreia marcada para o dia 05 de março de 2020.


Ficha técnica: 2018/França/Ficção/88 min

Direção: Marie-Sophie CHAMBON
Roteiro: Marie-Sophie CHAMBON, Anais CARPITA
Elenco: Laure DUCHÊNE (Lois), Angèle METZGER (Amélie), Pauline SERIYES (Stannah), Zoé DE TARLÉ (Justine), Isabelle DE HERTOGH (Jocelyne), Philippe REBBOT (Jean-Luc).

Sinopse:

Lois tem 16 anos e um sonho: tornar-se astronauta. Uma questão física a angustia, ela pesa 100 quilos e com ódio do seu próprio corpo decide parar de comer. Essa atitude extrema desencadeia uma série de complicações de saúde e a fazem ficar internada em uma clínica, onde acaba conhecendo outras três garotas de sua idade e com problemas igualmente graves. Uma forte amizade nasce e, juntas, elas viverão uma jornada de transformação e amadurecimento.



Trailer legendado:



Sobre a Espaço Fimes:

Desde os anos 80, Adhemar Oliveira coordena projetos de distribuição de filmes, paralelamente à sua atuação como exibidor e programador . Primeiro, coma Filmes do Estação (até o ano de 1998) e depois com a Mais Filmes (em associação com Leon Cakoff).

Em 2011 reativou o selo Espaço Filmes, com Patrícia Durães, com o objetivo de dar vez e garantir tela aos filmes de menor alcance, tanto brasileiros como estrangeiros e desde então já lançou mais de 80 títulos nos cinemas.


PR/Genco


Nenhum comentário