[News] Livremente inspirado na vida e obra do dramaturgo Qorpo-Santo, Coletivo 28 Patas Furiosas faz nova temporada de Parede a partir do dia 17 de agosto

Ao chegar no Tusp, o público será recepcionado pelas atrizes e pelos atores do grupo, que o convidará a acompanhá-los no processo de construção de uma obra: o erguimento de paredes que tem como função aprisionar o corpo de Q, desprendido de sua própria cabeça. A fábula absurda é uma proposta do grupo 28 Patas Furiosas em Parede, sua mais recente criação, que traz uma discussão sobre interrupção, instabilidade e invenção de realidades nos nossos dias, a partir da vida e obra do autor gaúcho Qorpo-Santo (1829 – 1883). A peça faz temporada a partir do dia 17 de agosto, sábado, 21h e fica em cartaz até 8 de setembro de 2019. A instalação cênica que ambienta a peça ficará aberta à visitação durante a temporada. 

O cenário, uma instalação cênica composta por blocos de concreto, tapumes de madeira, papéis, televisões, telas de celulares e outros equipamentos tecnológicos, compõem um ambiente inóspito e violento que possibilita ao público vivenciar diferentes ações das personagens para encarcerar a personagem Q – que perdeu a cabeça, no sentido literal e metafórico – em seu próprio apartamento. Essa função policialesca é confiada aos próprios condôminos, que anseiam por cumprir todas as regras do Edifício e, para tanto, tomam todas as decisões em uma reunião em um grupo de Whatsapp. 

Com dramaturgia do próprio grupo em parceria com Tadeu Renato, Parede parte de temáticas presentes na obra do dramaturgo Qorpo-Santo sem, no entanto, se referir diretamente a ela. "Ao ler a enciclopédia do Qorpo-Santo nos deparamos com um material formalmente complexo e cheio de deslocamentos temáticos. Para nós, a força da obra está na urgência que o Qorpo-Santo parecia articular para inventar sua própria linguagem, ou seja, um jeito singular de refletir sua própria realidade, e é a partir dessas características que construímos esse trabalho", conta Wagner Antônio, encenador.

Segundo Wagner, que também assina a cenografia e a luz de Parede, a narrativa se inspira no estilo peculiar de Qorpo-Santo: "Percebemos que muitos dos seus textos estabeleciam um movimento de aproximação e afastamento do leitor, exigindo algum tipo de alteração na percepção de seus interlocutores, e é esse tipo de sensação que buscamos na relação do trabalho com o público", explica. 

Tadeu Renato criou os textos ditos por Q., que para se comunicar com os condôminos que tentam emparedá-lo, e os envia em forma de áudios, gifs e textos no Whatsapp. Inclusive, como uma ação performática, é a voz do próprio dramaturgo que o público escuta nos áudios. 
Além disso, textos polifônicos são emitidos pelas atrizes e pelos atores, não num sentido narrativo tradicional, mas como a recriação, em cena, do universo aleatório que preenche os 9 volumes inacabados da Ensiqlopèdia de Qorpo-Santo. Caixas de som também emitem textos que, tecem a paisagem sonora, que assim sobrepostas, acabam por formar uma interessante massa sonora ao modo qorpo-santense. A trilha é assinada e composta por João Paulo Nascimento. 

Tijolos são empilhados, paredes se erguem, ora no chão, ora em torres. O público, que está dentro da instalação cênica, acompanha muito proximamente esse fazer e desfazer. Recursos tecnológicos, como câmeras, celulares e telas de computador estão em cena e são manuseados pelos atores e pelas atrizes. Parede é uma continuidade da pesquisa do coletivo, que em lenz, um outro (2014) e A Macieira (2016) já discutiam questões como a instabilidade da vida a partir de uma aposta na radicalização da linguagem teatral, expressa em todos os processos do espetáculo. 

Como num site-specific, os atores conduzem o público por caminhos labirínticos, onde paredes podem servir também como metáforas contemporâneas a respeito do isolamento e distanciamento do outro. Essa instalação é erguida pelos artistas durante a peça, para "trazer inventividade frente à concretude e precariedade que assolam o imaginário da sociedade atual". As atrizes e atores lapidam em cena o espetáculo como se ele fosse uma escultura, com base na vida e obra de Qorpo-Santo, a partir do espaço e sua materialidade. "Foi assim que o autor esculpiu a sua própria história, com um amontoado de palavras na sua Ensiqlopèdia ou Seis Mezes de huma Enfermidade", conta Wagner. 

A imersão tecnológica é imperativa, como por exemplo, na cena em que o público assiste na tela de televisores, o desenrolar de uma conversa dos condôminos no grupo de Whatsapp. A cena anterior na TV mostra muito do que está por acontecer: um vídeo de uma cupim-rainha ao lado de uma colônia de cupins. "Esses insetos destroem estruturas no silêncio, quase na invisibilidade, com o tempo transformam os lugares por onde passam, só percebemos sua presença depois que tudo vai pro chão", explica o diretor. 

Professor e escritor do Século XIX, Qorpo-Santo passou parte da vida lutando contra a interdição jurídica a que foi condenado com base em um diagnóstico de monomania, conceituada como um tipo de paranóia na qual o paciente tem uma única idéia ou tipo de ideias. Impedido de continuar as suas atividades públicas, passou a escrever e a organizar incansavelmente a Ensiqlopèdia ou Seis Mezes de Huma Enfermidade, obra inacabada em 9 volumes confeccionada em sua própria tipografia, com textos das mais diferentes naturezas, produzidos durante toda a sua vida.

SOBRE O 28 PATAS FURIOSAS 

A pesquisa artística do 28 Patas Furiosas é norteada pelo universo das obras literárias de autores e autoras que experimentam a linguagem na criação de novas poéticas, e muitas vezes as suas biografias acabam se misturando aos personagens e imaginários das peças do grupo. No entanto, 28 Patas Furiosas não se limita a transpor para a linguagem do teatro o material literário, busca sim uma apropriação deste com o fim de reinventá-lo e dar corpo às suas reflexões, inquietações e assombros em diálogo com o tempo presente, atrelados à materialidade dos elementos do espaço cênico. 

O caráter multidisciplinar é outra das marcas do trabalho do 28 Patas Furiosas; a encenação de Wagner Antônio (que também possui um sólido trabalho como iluminador teatral na cena atual), alia o teatro às artes plásticas em busca da máxima extração de imagens a partir de elementos simples e rústicos, na maioria das vezes. 

O treinamento realizado pelos atores e pelas atrizes desde a formação do grupo, busca uma presença expandida dos intérpretes em diálogo com a materialidade da cena e do espaço, articulando-os com a dramaturgia. Os projetos do coletivo não se fundamentam apenas na construção do espetáculo, mas envolvem outras atividades também, como discussões, aulas públicas com convidados, ensaios de portas abertas, oficinas, exposições das instalações cenográficas, etc.

SINOPSE 
Parede é uma peça-instalação livremente inspirada na vida e obra do autor gaúcho do século XIX, José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo-Santo. O espetáculo se desenvolve a partir das ideias de interrupção, instabilidade e invenção - presentes na vida conturbada do autor - para narrar o curioso diagnóstico da Personagem .Q e das paredes construídas dentro do seu próprio apartamento. 

FICHA TÉCNICA
Encenação, Cenário e Luz: Wagner Antônio
Dramaturgia: 28 Patas Furiosas e Tadeu Renato
Atrizes e Atores: Isabel Wolfenson, Murilo Thaveira, Pedro Stempniewski, Sofia Botelho e Valéria Rocha
Composição Sonora: João Paulo Nascimento
Figurino: Valentina Soares
Assistência de Direção: Laura Salerno
Arte Gráfica: Murilo Thaveira
Produção Geral: Iza Marie Miceli
Direção Técnica: Douglas de Amorim
Realização: 28 Patas Furiosas

SERVIÇO
Parede
De 17 de agosto a 8 de setembro de 2019
Sábados às 21h / Domingos às 19h
Local: Tusp (R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo).
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Capacidade: 30 lugares.
Duração: 90 minutos. Classificação: 18 anos


Nenhum comentário