Novidades

[News] “Doutor” Sócrates e a Democracia Corinthiana são temas de documentário

Narrado por Rita Lee e dirigido por Pedro Asbeg, o documentário “Democracia em Preto e Branco” aborda o movimento ideológico-futebolístico Democracia Corinthiana, focando sobretudo na figura de Sócrates, jogador do Corinthians. Em um contexto de luta pela volta das eleições diretas no Brasil, na década de 1980, o craque liderou um grupo de atletas, como Walter Casagrande e Wladimir, na construção de um clube mais democrático em sua administração. Tudo era decidido por votação, das contratações aos locais de concentração. Em uma configuração totalmente auto-organizada, o grupo causou polêmica e desagradou a militares e a cartolas por subverterem os modelos tradicionais de gestão.
O longa também mostra o panorama esportivo, musical e político de uma época em que o país fervilhava em meio a greves e protestos, que contavam com a participação ativa de Sócrates e Wladimir. Entre os depoentes, há futebolistas e corintianos ilustres, como o ex-presidente Lula, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman, Paulo Miklos e Juca Kfouri, cujos relatos são ilustrados com imagens de arquivo de jogos, de manifestações e de shows. A exibição é na Sexta da Sociedade, 16, às 22h15.

Artistas de Inhotim exploram relação entre arte e natureza em nova série
O instituto Inhotim é considerado o maior museu a céu aberto do mundo e seu acervo de obras de arte contemporânea é um dos mais importantes do Brasil. A harmonia entre as instalações artísticas e o jardim botânico presente no local é o pano de fundo da série documental “Inhotim, Arte Natureza”, uma produção inédita e exclusiva do Canal Curta!. 
Dividida em três episódios, a produção conecta botânicos, curadores e artistas que contribuem para a existência do instituto. No primeiro episódio, artistas como Olafur Eliasson (Dinamarca), Giuseppe Penone (Itália), Matthew Barney (EUA) e Tunga (Brasil), todos com obras expostas no parque, refletem sobre as relações entre seres biológicos e obras de arte em seus processos de criação e concepção. Estreia na Terça das Artes, 13/08, às 21h.

Segunda da Música – 12/08
23h20 – "Os Ímpares: Walter Franco” (Série) – Episódio “As Baias e A Cozinha Mineira e Ava Rocha”
As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para “Partir do Alto”, faixa do álbum “Revolver” de Walter Franco. Ava Rocha relê “Revolver”, canção que dá título ao disco. O próprio Walter fala sobre a produção do trabalho. Diretores: Henrique Alqualo, Isis Mello, Anna Costa e Silva. Duração: 27min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de agosto, terça-feira, às 03h20 e às 17h20; 14 de agosto, quarta-feira, às 11h20; 17 de agosto, sábado, às 21h45; 18 de agosto, domingo, às 12h40.

Terça das Artes – 13/08
21h – "Inhotim, Arte Natureza” (Série) – Episódio “Arte Natureza”.
Em conversas com botânicos, curadores e artistas, investigamos as relações entre seres biológicos e obras de arte. Como uma coleção pensa a outra? Natureza é artifício. Diretor: Pedro Urano. Duração: 52 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 14 de agosto, quarta-feira, às 11h20; 15 de agosto, quinta-feira, às 09h; 17 de agosto, sábado, às 20h45; 18 de agosto, domingo, às 11h10.

Quarta de Cinema – 14/08
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz os curtas-metragens “Rainha” e “Sem Coração”.

Rainha (Documentário)
Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade; porém, ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas. Diretora: Sabrina Fidalgo. Duração: 30min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de agosto, quinta-feira, às 00h27 e às 14h27; 16 de agosto, sexta-feira, às 08h27; 17 de agosto, sábado, às 15h27; 18 de agosto, domingo, às 02h27.

Sem Coração (Ficção)
Léo vai passar férias na casa de seu primo, em uma vila pesqueira. Lá, ele conhece uma menina apelidada de "Sem Coração". Diretores: Tião, Nara Normande. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 15 de agosto, quinta-feira, às 00h e às 14h; 16 de agosto, sexta-feira, às 08h; 17 de agosto, sábado, às 15h; 18 de agosto, domingo, às 02h.

Quinta do Pensamento – 15/08
21h35 – “Karingana - Licença para contar” (Documentário)
Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Diretora: Mônica Monteiro. Duração: 73 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de agosto, sexta-feira, às 01h35 e às 15h35; 17 de agosto, sábado, às 09h20; 18 de agosto, domingo, às 22h40; 19 de agosto, segunda-feira, às 09h35.

23h – “O Guia Pervertido da Ideologia” (Série) – Episódio “Parte 1”
O filósofo Slavoj Zizek apresenta cenas de filmes famosos, como “A noviça rebelde”, “Titanic” e “Nascido para matar”, sob nova luz. Sua jornada cinematográfica vai rumo ao coração da ideologia, mostrando conceitos e noções filosóficas que estão ligados às imagens em questão. Diretora: Sophie Fiennes. Duração: 45 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de agosto, sexta-feira, às 03h e às 17h; 18 de agosto, domingo, às 20h05; 19 de agosto, segunda-feira, às 11h.

Sexta da Sociedade – 16/08
22h15 – “Democracia em preto e branco” (Documentário)
Tendo como pano de fundo o lendário movimento Democracia Corinthiana, o nascimento de importantes bandas de rock brasileiras e a campanha das Diretas Já, “Democracia em Preto e Branco” mostra como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do país nos anos 80. O documentário conta com locução de Rita Lee e entrevistas exclusivas de Sócrates, Walter Casagrande, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos, entre outros.  Diretor: Pedro Asbeg. Duração: 94 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 17 de agosto, sábado, às 02h e às 13h20; 18 de agosto, domingo, às 21h; 19 de agosto, segunda-feira, às 16h15; 20 de agosto, terça-feira, às 10h15.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.



Nenhum comentário