[Programação] Canal Brasil – Programas e Séries da Semana – 13 a 19 de Maio

SEGUNDA-FEIRA, 13 DE MAIO

ESPELHO 



Convidado: Ebomi Cici
Horário: Segunda, dia 13, às 21h30
Quarta, dia 15, às 13h30
Quinta, dia 16, às 7h
Classificação: Livre

INÉDITO

Sinopse:
O programa, idealizado e apresentado por Lázaro Ramos, segue sua busca pela pluralidade e atualidade e este ano, 14º no ar no Canal Brasil, tem como mote central o acolhimento e traz uma novidade: uma série de quatro episódios sobre religião tendo Monja Coen, Padre Vilson Groh, o pastor evangélico Henrique Vieira e a mãe de santo Egbomi Cici como convidados. Quem abre a temporada é Baco Exu do Blues. Lázaro recebe ainda convidados como: Fátima Bernardes, Péricles, Sophie Charlotte, Maíra Azevedo e Yuri Marçal, Poliana Abritta, Alexandre Nero e Luedji Luna. O humor também está bastante presente este ano, não só pela presença de humoristas como Thalita Carauta e Marcos Veras, mas também com convidados como Edy Star e Duh Moraes, que usam essa ferramenta como complemento para suas produções artísticas. Outra novidade é o quadro “Poesia no Espelho”, em que o poeta e influenciador digital baiano Jordan Villas Boas recita versos enquanto correm os créditos do programa.

Neste episódio: “O preconceito é feito para as pessoas terem poder”. A mãe de santo Ebomi Cici critica a imposição de ideologias religiosas e explica o valor do ensino da cultura negra para as crianças.
 

A ARTE DO ENCONTRO 


Convidado: Laura Cardoso
Horário: Segunda, dia 13, às 22h
Terça, dia 14, às 13h30
Quarta, dia 15, às 7h
Classificação: Livre

REPRISE

Sinopse:
Tony Ramos encanta plateias brasileiras há mais de meio século, seja no cinema, teatro ou na televisão. Nos últimos anos, o intérprete adicionou mais uma habilidade ao seu já premiado currículo e assumiu a posição de apresentador de um programa de televisão. A bem-sucedida experiência traz o ator novamente à tela do Canal Brasil para retomar pelo terceiro ano, conversas com grandes nomes do cenário artístico brasileiro, entre companheiros de tantas décadas de profissão, como atores, cineastas e escritores.

A atração dirigida por Felipe Nepomuceno é um bate-papo informal entre o anfitrião e seu convidado, sem roteiro previamente estipulado. Em um cenário intimista, onde há apenas os envolvidos e uma pequena mesa, Tony abre uma conversa em torno de histórias de vida, infância e família, entremeadas por trajetórias profissionais. Entre as entrevistas, o apresentador faz leituras de trechos de livros relacionados à personalidade participante. A lista traz ícones da cultura nacional como Aguinaldo Silva, Aracy Balabanian, Arlete Salles, Denise Fraga, Drica Moraes, Eric Nepomuceno, Herson Capri, Jaqueline Laurence, Julio Bressane, Milton Gonçalves, Paulo Figueiredo, Teresa Cristina e Tizuka Yamazaki.

Neste episódio: Bárbara Paz assume o lugar até então ocupado por Tony Ramos em “A Arte do Encontro”. Primeira convidada, a atriz Laura Cardoso reflete sobre a solidão, a arte, o tempo e as adversidades.
 

SANGUE LATINO 


Convidado: Lya Luft
Horário: Segunda, dia 13, às 22h30
Quinta, dia 16, às 13h30
Sexta, dia 17, às 7h
Classificação: Livre

INÉDITO

Sinopse:
Conhecido pela experiência em múltiplas vertentes – jornalista, escritor e tradutor –, Eric Nepomuceno comanda diálogos profundos com personalidades fundamentais da cultura latino-americana. Em seu oitavo ano, a atração traz artistas brasileiros e argentinos, entre cineastas, atores e escritores das mais diversas influências e estilos. A direção fica a cargo de Felipe Nepomuceno, filho do anfitrião, que mantém a estética tradicional do programa, com contrastadas imagens em preto e branco e belos planos de natureza poética.
Arnaldo Antunes é o convidado do primeiro episódio e discute seus medos, sonhos recorrentes e o valor do silêncio no seu trabalho. Imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon debate a distância entre a realidade e a ficção, sua descrença no destino e sua visão do Brasil. Gênio multi-instrumentista, Hermeto Paschoal fala como lida com seu dom para a música, a função da arte e sua relação com o amor. Na Argentina, o cineasta Santiago Mitre conta como se relaciona com o erro e avalia o legado deixado pela geração anterior de intelectuais e a escritora Romina Paula aborda a possibilidade do amor à primeira vista e o significado da amizade. A atração traz ainda conversas com Mercedes Morán, Eduardo Blanco, Lya Luft, Mariana Enriquez, Litto Nebbia, Rafael Spregelburd e Daniel Veronese.

Neste episódio: A escritora Lya Luft disserta sobre a importância da arte para a saúde mental, comenta a mistura entre ficção e realidade em suas obras e revela os ganhos que a maturidade trouxe em sua vida.
 

O SOM DO VINIL – PARALAMAS DO SUCESSO, SINAIS DO SIM E NOVE LUAS



Horário: Segunda, dia 13, às 23h
Sexta, dia 17, às 13h30
Sábado, dia 18, às 7h
Classificação: Livre

REPRISE

Sinopse:
Charles Gavin continua, no 12º ano da série, sua investigação sobre a história da música nacional. Sob direção de Gabriela Gastal e do próprio apresentador, o ex-titã, ávido colecionador de discos raros, entrevista algumas das mais importantes personalidades do ramo para lembrar curiosidades e bastidores de discos fundamentais para a história do cancioneiro brasileiro.

Os episódios contemplam variados gêneros e promovem um passeio por diversas gerações da música brasileira. Há espaço para o trash metal do Sepultura em seu mais recente trabalho, Machine Messiah; o soul e blues de Liniker e os Caramelows; a música clássica regida pelo maestro João Carlos Martins em Ginastera Concerto for Piano and Orchestra; a MPB de Lenine com Em Trânsito e de Ney Matogrosso em Seu Tipo; o rock de Descivilização do Biquíni Cavadão e o rap de MV Bill em Declaração de Guerra. O programa traz ainda vinis de Fagner, Paralamas do Sucesso, Wilson Moreira, Vanguart, Benito di Paula e Carlos Lyra.

Neste episódio: Charles Gavin resgata “Sinais do Sim” e “Nove Luas”, álbuns dos “Paralamas do Sucesso”. A banda relembra histórias da carreira e manifesta a necessidade de se sentir viva artisticamente.
 

O PAÍS DO CINEMA – CAFÉ COM CANELA 


Convidado: Glenda Nicácio e Ary Rosa
Horário: Segunda, dia 13, às 23h30
Terça, dia 14, às 7h
Segunda, dia 20, às 13h30
Classificação: 14 anos

REPRISE

Sinopse:
Fabiula Nascimento comandou, durante dois anos, um mergulho na história do cinema brasileiro em O País do Cinema. No terceiro ano da atração, a atriz passa o bastão para a também intérprete Andreia Horta, que assume a posição de apresentadora para receber realizadores, diretores e intérpretes e colocar em pauta uma abordagem crítica e informativa da produção nacional recente. O programa dirigido por Marcello Ludwig Maia foca sua atenção em filmes da mais recente safra da sétima arte do país. Entre os escolhidos estão trabalhos de premiados artistas como Laís Bodanzky, Julio Bressane, Cláudio Assis, Ruy Guerra, Camila Pitanga, Fellipe Barbosa, Sérgio Rezende, Caroline Leone, Carolina Jabor, Jorge Durán e Hilton Lacerda, entre outros.

Neste episódio: Glenda Nicácio e Ary Rosa, diretores de “Café com Canela”, manifestam a vontade de contar o cotidiano do Recôncavo Baiano e comentam o processo de criação que vai além da ficção.

ELETROGORDO 





Convidado: Sandra Coutinho
Horário: Segunda, dia 13, à 0h
Terça, dia 14, às 7h30
Classificação: 14 anos

REPRISE

Sinopse:
Sob direção de André Barcinski – também responsável por Nasi Noite Adentro –, João Gordo estreia a terceira temporada de sua atração no Canal Brasil, “Eletrogordo”, completando a faixa dos programas da meia-noite, que combinam humor, irreverência e sensualidade.

O cenário é uma oficina de eletrodomésticos e João passa os dias consertando liquidificadores, torradeiras, televisões de tubo, secadores de cabelo e vitrolas. De vez em quando, surge um cliente na loja e eles engatam um papo sobre televisão, música e cinema, suas grandes paixões. Os frequentadores desse estabelecimento são ecléticos e especiais. Nesta temporada, o apresentador conversa com os músicos Rafael Ilha, Leandro Lehart, Jimmy Luv, Simbas, Alex, Arrigo Barnabé, Sula Miranda e Sandra Coutinho; os apresentadores de televisão Marcelo Tas, Didi Wagner, Leão Lobo, Max Fivelinha e Leda Nagle; o ex-jogador de futebol Cesar Maluco; o cineasta Rodrigo Aragão e o comediante e vocalista Bruno Sutter, entre outros.

Vocalista da banda punk Ratos de Porão, o cantor fez história nos palcos com suas letras anárquicas e apresentações agressivas, e se aventurou no mundo da televisão, atuando como anfitrião em programas cômicos, como talk shows politicamente incorretos.

Neste episódio: Sandra Coutinho, líder do grupo punk “Mercenárias”, debate a questão da instrumentalização da arte e o pioneirismo no rock brasileiro em uma banda formada apenas por mulheres.

 

TERÇA-FEIRA, DIA 14 DE MAIO
 

FAIXA MUSICAL – A VOZ DA MULHER NA OBRA DE TAIGUARA


Horário: Terça, dia 14, às 14h
Quarta, dia 15, às 10h20
Quinta, dia 16, às 11h50
Classificação: Livre
 

INÉDITO

Sinopse:
Gravado no Memorial da América Latina, o inesquecível concerto em homenagem a Taiguara reuniu nove grandes cantoras de diferentes gerações, como Fafá de Belém e Claudette Soares.

TRANSANDO COM LAERTE 



Convidado: Fernando Sampaio
Horário: Terça, dia 14, à 0h
Classificação: 12 anos

REPRISE

Sinopse:
Laerte Coutinho é uma das mais irreverentes e provocantes figuras da cultura brasileira. A cartunista transgênero é referência artística quando o assunto é criar personagens politicamente incorretos e de humor ácido, desenvolvidos em pequenas frases. Saindo do mundo das tirinhas e embarcando ao universo da televisão, a chargista retorna ao Canal Brasil na quarta temporada do programa ao qual empresta seu nome para investigar temas contemporâneos a partir de entrevistas com os mais diversos convidados, entre artistas dos mais diversos campos.

A cantora transgênero Liniker abre a série de novos episódios dirigidos por Claudia Priscilla e Pedro Marques. A atriz Leona Johvs relaciona figuras importantes para sentir orgulho de sua transexualidade e comenta como descobriu a vocação artística. A musicista, diretora musical e pesquisadora Tunica Teixeira fala sobre sua relação com o amor e a religiosidade pujante de sua personalidade. O historiador, antropólogo e quadrinista André Toral analisa seu trabalho com comunidades indígenas e disserta como as histórias em quadrinhos se transformaram em vozes da periferia. O programa traz ainda entrevistas com Miriam Chnaiderman, Marcelino Freire e Renata Perón, entre outros.

Neste episódio: O artista circense Fernando Sampaio, cofundador do grupo de palhaços “La Mínima” ao lado de Domingos Montagner, comenta o mercado dos circos e a maior exigência no trabalho com o humor.

 

QUARTA-FEIRA, DIA 15 DE MAIO
 

PORNOLÂNDIA – SUPER PRODUÇÕES PORNOGRÁFICAS 


Convidado:
Marco Cidade
Horário: Quarta, dia 15, à 0h
Classificação: 16 anos

REPRISE

Sinopse: A musa da pornochanchada Nicole Puzzi retorna à tela do Canal Brasil em entrevistas picantes, com membros do universo da pornografia e do erotismo no país. Sempre em tom irreverente, a apresentadora discute abertamente temas como fetiche, sensualidade, nudez artística e o mercado brasileiro de filmes adultos. A anfitriã está ainda mais curiosa e provocativa no quinto ano do programa, seja investigando as práticas sexuais menos comuns, revendo os velhos amigos ou conversando com figuras da indústria pornô.

Neste episódio: O diretor Marco Cidade, vencedor do Oscar do pornô em 2017, debate sobre a qualidade das produções nacionais, as preferências do público e a apreensão com o mercado de filmes eróticos.



QUINTA-FEIRA, 16 DE MAIO
 

NASI NOITE ADENTRO – O DOCUMENTARISTA 


Convidado: Thiago Zanato
Horário: Quinta, dia 16, à 0h
Classificação: 14 anos

REPRISE

Sinopse:
Os mistérios, segredos e personagens mais excêntricos da noite paulistana estão de volta ao Canal Brasil. Na nova temporada do programa comandado pelo vocalista do Ira!, o público acompanha as aventuras do anfitrião por lugares ainda mais inusitados da maior metrópole da América Latina.

Neste episódio: “Religião para mim é uma forma de resistência”. O diretor Thiago Zanato conta os bastidores do documentário “La Flaca”, que fala sobre o culto marginalizado da Santa Morte no México.

 

SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO
 

GONZAGA – DE PAI PARA FILHO


Horário: Sexta, dia 17, às 22h30
Domingo, dia 19,
Terça, dia 21

Classificação: 14 anos 
  
REPRISE

Sinopse:
A série de quatro episódios é uma adaptação, com cenas inéditas, do longa homônimo assinado por Breno Silveira, que retrata a biografia de Luiz Gonzaga e seu filho, Gonzaguinha. Estrelado por Julio Andrade, Chambinho do Acordeão, Nanda Costa, Silvia Buarque, Domingos Montagner, Zezé Motta e João Miguel, o filme levou mais de um milhão de pessoas às salas de cinema conquistou cinco láureas no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (melhor longa-metragem, som, ator coadjuvante, diretor e ator). Baseado em conversas realizadas entre os músicos, o roteiro mostra a história de encontros e desencontros familiares, de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.

Neste episódio: O episódio inicial dessa série baseada no filme “Gonzaga – De Pai Para Filho” acompanha a ida de Gonzaguinha para a cidade natal de seu pai. Os dois tentam resolvem os problemas do passado.
 

FIM DO MUNDO – EPÍLOG


Horário: Sexta, dia 17, às 23h15
Domingo, dia 19, às 2h45
Terça, dia 21, à 1h
Classificação: 18 anos

REPRISE

Sinopse:
O estado de Pernambuco é um dos maiores redutos de talentos cinematográficos do Brasil. Assim como na música de Chico Science e nas artes de Brennand, a identidade do cinema da região é forte e marcante por onde passa, tornando-se um dos principais expoentes do país. Dois dos principais expoentes da cena cultural pernambucana, Hilton Lacerda e Lírio Ferreira, assinam “Fim do Mundo”, a produção é de João Vieira Jr. e Nara Aragão, da REC Produtores.
Na adolescência, após adquirir uma má reputação na vizinhança onde morava, Vitória (Hermila Guedes) precisou deixar a cidade. Agora, se vê obrigada a voltar para Desterro, na tentativa de recomeçar a vida ao lado do filho Cristiano (Jesuíta Barbosa). O jovem acaba de sair da prisão e questiona a atual liberdade ao perceber que todos ao seu redor estão apegados a alguma amarra social. Ela, por sua vez, descreve a terra natal como o “fim do mundo”, onde pessoas estão fadadas à estagnação e conformadas a viver tradições com as quais não concordam. Quando chegam, são recebidos por Balbino (Alberto Pires), irmão de Vitória. Rude e intransigente, o homem defende seus hábitos como o ápice da moralidade social. Ele vive com a jovem Joaninha (Larissa Leão) e hospeda a sogra Mazé (Marcélia Cartaxo) como sua criada.
Essa relação familiar dá a tônica dos capítulos, cada um inspirado em um conto de um autor nordestino, trazendo grandes referências de cinema e literatura para a obra televisiva. O primeiro é livremente baseado numa história de Ronaldo Correia de Brito, e os seguintes trazem conceitos de Hermilo Borba Filho, Antônio Carlos Viana e Sidney Rocha. Apesar de uma narrativa fechada, a trama principal percorre toda a série, dialogando com cada trabalho literário e figuras folclóricas da cultura local.

Neste episódio: Inconformado com as imposições de Balbino, Cristiano defende seus ideais em um confronto final. Vitória foge de Desterro, enquanto Joaninha planeja um trágico fim para o seu marido.

502 




Convidado: Michel
Horário: Sexta, dia 17, à 0h
Domingo, dia 19, à 1h
Classificação: 14 anos

REPRISE

Sinopse:
Fotógrafo consagrado pelo olhar perspicaz e retratos impactantes em preto e branco, Jorge Bispo traz novamente para o Canal Brasil, em sua quinta temporada, um de seus projetos mais ousados. Em 302, o artista recebe em seu próprio apartamento 13 mulheres comuns que toparam tirar a roupa à frente de sua câmera. Longe dos rígidos padrões de beleza estabelecidos pelas celebridades por ele já clicadas, cujas fotos estamparam capas das principais publicações do país, Bispo traz à tela uma iniciativa artística e minimalista. Pela primeira vez, no entanto, o projeto dá um passo adiante, extrapola as paredes do apartamento, sobe dois pavimentos e inaugura, no quinto andar, o 502, no qual os homens perdem as vestimentas e enfrentam os dilemas da nudez masculina. A temporada divide-se, então, em dois momentos distintos, fazendo um panorama mais amplo de como a questão é vista pela sociedade.

Neste episódio: “Quero morrer em uma orgia”. Michel se define como uma pessoa de família, apesar dos bacanais. O paulista destaca a vontade de viver de suas crônicas sexuais e se manifesta contra os tabus.

 

SÁBADO, 18 DE MAIO
 

CANTORAS DO BRASIL – MARIA BERALDO 


Horário: Sábado, dia 18, às 17h15
Classificação: 14 anos

INÉDITO

Sinopse:
Treze cantoras de destaque no atual cenário musical brasileiro revisitam as obras de grandes artistas do passado, conferindo um olhar feminino às canções, inicialmente interpretadas por homens. Em sua sexta temporada, o programa passeia por trilhas sonoras do cinema brasileiro. A seleção de conteúdo é feita por Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto, também idealizadoras do projeto.

Silvia Machete abre a nova temporada com “Bye Bye Brasil”, canção de Chico Buarque e Roberto Menescal homônima ao clássico dirigido por Carlos Diegues, e “Pierrô Apaixonado”, trilha sonora escrita por Noel Rosa e Heitor dos Prazeres para “Alô, Alô, Carnaval” (1936), de Adhemar Gonzaga. Maíra Baldai chega na sequência com “Abertura Perseguição – Sertão Vai Virar Mar”, de autoria de Sergio Ricardo e Glauber Rocha para “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), obra seminal do cineasta baiano, e “O Mana Deixa Eu Ir”, incluída em “Aruanda” (1959), de Linduarte Noronha. A lista de convidadas segue com outros destaques como Clarice Falcão, Juliana Amaral, Laura Wrona, Luiza Lian, Luana Carvalho e Maria Beraldo.

Neste episódio: A cantora Maria Beraldo desfila sua sonoridade única e apresenta um tratamento diferenciado para trilhas sonoras marcantes dos clássicos do cinema brasileiro “Eu Te Amo” e “Cidade Oculta”. 





























Nenhum comentário