[News] Música é tema da quinta edição da Cirande Filmes


A Tuba to Cuba, de T.G. Herringtone Danny Clinch; Esteban, de Jonal Cosculluela; Kinders, de Arash T. Riahi e Arman T. Riani; Listen to the silence, de Marian Chachia;Mantra, sounds into silence, de Georgia Wyss e Wari OM; In Pursuit of silence, de Patrick Shen e School Life, de David Rane e Neasa Ní Chianáin são alguns dos longas, inéditos nos cinemas brasileiros, que compõem a seleção de mais de 70 títulosda 5ª Ciranda de Filmes. Being Hear, Rocknrollerse Peter & the Wolf são destaques entre os curtas, que em sua maioria serão exibidos antecedendo os títulos de longa ou média-metragem. Além de filmes, estão programados no evento bate-papos, vivências, oficinas e sessões especiais seguidas de conversas com cineastas, músicos, educadores e artistas.
A abertura, para convidados, será na quarta-feira, dia 22 de maio, com a pré-estreia do longa-metragem, Amazônia Groove,de Bruno Murtinho, que estará presente na sessão. O filme, vencedor do Prêmio de Fotografia no Festival SXSW (South by Southwest Conference & Festivals / Austin, Texas / EUA), documenta várias manifestações artísticas através de ritmos da região do Amazonas. Além da pré-estreia, Amazônia Groove terá mais uma exibição na Ciranda, no dia 23, seguida de debate com o diretor, e entrará em cartaz com exclusividade no circuito Itaú Cinemas.
A música, portanto, está presente em todos os curtas, médias e longas selecionados pelas curadoras Fernanda Heinz e Patrícia Durães para esta edição do evento. Além dos títulos inéditos nos cinemas do país, já acima mencionados, o público poderá ver ou rever muitos filmes que integram a programação que propõe refletir como a música pode influenciar na saúde, no bem-estar e no desenvolvimento do ser humano, a partir da gestação.
Entre as obras a serem reapresentadas na 5ª Ciranda de Filmes, destacam-se As Canções, de Eduardo Coutinho; Alive Inside, de Michael Rossato-Bennett; Nelson Freire, de João Moreira Salles; A Pessoa é Para o Que Nasce, de Roberto Berliner; Everybody’s Cage, de Sandra Trostel; Tropicália, de Marcelo Machado; Violeta foi para o céu, de Andrés Wood; As Hiper Mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, Palavra (En) Cantada, de Helena Solberg e outros longas, além de vários curtas como A Velha a Fiar, de Humberto Mauro; Hermeto, Campeão, de Thomas Farkas; Uma Pequena Mensagem do Brasil ou (A Saga de Castanha e Caju contra o encouraçado Titanic), de Walter Salles e Daniela Thomas.
As vivências e conversas musicais, que serão realizadas ao longo do evento, contarão com a participação de profissionais das áreas de saúde, música, educação e cultura para debater e refletir com o público temas como a importância da música na inclusão social, no ensino, no desenvolvimento da criança e do jovem e o seu papel no cinema. Já a proposta das três oficinas é oferecer ao público interessado: saúde e bem-estar através do ritmo, critérios e procedimentos da crítica cinematográfica eum amplo panorama do universo das trilhas originais compostas para cinema, nas oficinas de Gustavo Gitti, Sergio Rizzo e Tony Berchmans (release anexado).
E além da programação paralela e da exibição de filmes, o público da Ciranda poderá desfrutar da ambientação especial que será instalada saguão do Espaço Itaú de Cinema Augusta para os dias do evento: um coreto com vários fones de ouvido e diversas playlists estarão disponíveis para quem desejar meditar e ouvir boa música, sons da natureza, e cirandar com as canções da cultura da infância.

Vivências
  
(1) Partilha de experiências de ensino musical
Vivência de Teca Brito e Roseli Novak na educação musical infantil

*Teca Brito é doutora e mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP e bacharel em piano com licenciatura em educação artística com habilitação em música. *Roseli Novak é educadora musical, mestre em semiótica e linguística pela FFLCH-USP e desenvolve semiótica aplicada à canção infantil. Nessa vivência, Teca e Roseli farão reflexões teóricas e sugestões práticas de caminhos da educação musical para crianças, além de propor uma troca de experiências com professores convidados da rede pública e do projeto Guri, que também apresentarão seus trabalhos.
  
(2) Cantos, danças e ritmos indígenas

Vivência do Toré com Wyanã Uiá  e  integrantes da Nação Kariri Xocó

*Wyanã e outros representantes do povo Kariri-Xocó de Alagoas, mostrarão os cantos e os ritmos do Toré, o conjunto de sons, cantos e danças sagradas desse povo. Wyanã é índio nascido na Aldeia Kariri Xocó, em Porto Real do Colégio, Alagoas, cresceu entre os mestres de canto de sua família sempre cantando os Torés. Aos 26 anos de idade começou a fazer seus cantos de reza, meditação e despertar do ser. Flakoxós, seu primeiro álbum, reúne seus cantos autorais.

Conversas Musicais 

(1) Cantos da Floresta

Conversa musical com Magda Pucci e Berenice de Almeida

*Magda Pucci é musicista, pesquisadora, graduada em regência pela ECA-USP, diretora do grupo Mawaca, que recria músicas de diferentes tradições do mundo. *Berenice de Almeida  é graduada em licenciatura em música e mestre em processos de criação Musical pela ECA-USP. Na conversa com o público, Magda e Berenice pretendem fazer uma aproximação das culturas indígenas com enfoque na música, desmistificando a ideia de que toda cultura indígena é igual.
  
(2) Música da cultura infantil

Conversa musical com Lydia Hortélio

A educadora, musicista e pesquisadora da cultura da infância*Lydia Hortélio, é referência no ensino da música para crianças. Neste encontro, ela propõe refletir sobre as formas diversas de educação musical pautadas na cultura popular brasileira, em especial na cultura da infância.

(3) Conversa com o piano

Conversa musical com Benjamin Taubkin ao piano

Pianista, arranjador, compositor, curador e produtor musical, *Benjamin Taubkin vai conversar com o público sobre o conceito musical para vários tipos de arte, em especial para o cinema.

(4) A musicalidade e os ritmos afro-brasileiros

Conversa Musical com Tião Carvalho e convidados

Nascido em Cururupu, interior do Maranhão, o músico, cantor, compositor, dançarino, brincante, capoeirista e educador *Tião Carvalho, vai falar de suas raízes e de como cresceu imerso nas festividades populares Tambor de Crioula, Capoeira, Bumba meu boi, Samba de roda, choro e muitas outras. Mestre da cultura popular, Tião costuma dizer que suas referências musicais vêm desde a barriga da mãe, pois tudo já existia e o que ele fez foi nascer.
  
Programação Especial:

(1) Sessão especial: Listen to the silence, de Marian Chachia

Após a exibição do longa, bate-papo com o médico neurologista, músico e compositor, com mestrado e doutorado em neurociências pela Unifesp, Dr. Mauro Muskat, que é também orientador em mestrado e doutorado no Programa de Educação e saúde da infância e adolescência, além de atuar como coordenador do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Interdisciplinar infantil.

(2) Sessão especial: O Garoto, de Charles Chaplin (1921)

Durante a exibição do filme, o compositor e produtor musical Tony Berchmans, improvisará uma trilha sonora ao vivo, ao piano.
  
(3) Sessão especial: Mantra, sounds into silence, de Georgia Wyss e Wari OM

Após a exibição do filme, bate-papo com a neurologista *Fátima Caldas, diretora do Instituto de Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo. A Dra. Fátima Caldas fará reflexões sobre a música como veículo de autoconhecimento, liberação e expressão da viagem interior.

(4) Sessão Especial: O Piano que Conversa, de Marcelo Machado

Após a exibição, bate-papo com o diretor do filme Marcelo Machado e com o pianista Benjamin Taubkin.

(5) Sessão Especial comKids

O comKids é uma iniciativa que promove e premia produções de qualidade da América Latina. A parceria com a Ciranda de Filmes proporciona a exibição do curta João, o galo desregulado, de Alê Camargo e Camila Corrosine, com canção de Helio Ziskind. Haverá também uma seleção de curtas, em linguagem universal, sem diálogos, onde imagens e sons conduzem a narrativa. A curadoria desse programa é do Ricardo Casas, diretor do Divercine – Festival Internacional de Cine para Niños y Jóvenes, do qual o comKids é subsede.
  
Obs:
1)  A programação será encaminhada até o dia 13 de maio;

2) Informações complementares sobre o currículo dos participantes estão no site www.cirandadefilmes.com.br
  
Aviso: Os ingressos para as sessões dos filmes, vivências, conversas musicais e sessões especiais devem ser retirados gratuitamente nabilheteriado cinema com uma hora de antecedência do programa.



Nenhum comentário