[Resenha] A Escolha de Jake

Sinopse:O segundo livro da série Para salvar uma vida, escrita pelo casal de autores Rachel e Jim (James) Britts, conta a história de Jake,um adolescente que deixa sua Califórnia natal e se muda para Louisville, no estado de Kentucky, para estudar na universidade.Ele deixa sua namorada, Amy e sua filha, Emily, que deram para adoção para um casal de sua igreja no primeiro livro da série. Só para deixar claro:eu não li o primeiro livro. A editora BV Books gentilmente cedeu cópias do segundo e do terceiro volumes da série mas como o primeiro estava esgotado,não foi possível conceder um exemplar para nós. Mas ela nos garantiu de que seria possível entender a história mesmo sem ter lido o primeiro volume.
O que eu achei ?
No primeiro capítulo,Jake chega na sua nova universidade e tem que se adaptar à sua nova vida:tem que estudar para manter um ótimo desempenho escolar para manter sua bolsa de estudos e jogar basquete no renomado time dos Cardinals. Mas ele não tem uma calorosa recepção de seus colegas por ter chegado atrasado e prejudicado o desempenho do time. Para piorar as coisas, ele e Amy enfrentam dificuldade em manter o relacionamento à distância e ele para de frquentar a igreja (o livro é evangélico, como a maioria dos títulos da BV).

Amy está frequentando uma universidade pequena em Oceanside, na Califórnia e tem que superar a perda da filha (o casal foi forçado a entregá-la para adoção por não ter condições de criá-la).
A temática principal dessa história é o processo de amadurecimento dos jovens enquanto cursam o primeiro grau.O objetivo dos autores é mostrar uma decisão irresponsável pode desencadear uma série de consequências e de que a faculdade é um lugar onde a maioria dessas más decisões podem acontecer. 

Amy faz amizade com uma garota com um passado traumático e a transporta a um fato de seu passado que ela tentara apagar de sua memória:seu pai que a abandonara quinze anos antes.Enquanto isso, do outro lado do país,seu namorado tem que decidir quais caminhos tomar:ceder às tentações do caminho mais fácil ou manter a virtude. Ele vai ceder à pressão, sacrificar seu relacionamento com Amy ou não perderá a fé em Deus e seguirá pelo caminho certo. 

No final, Jake acaba terminando o namoro com Amy mas ela dá a volta por cima:se transfere para Stanford, uma das melhores universidades dos EUA e não dá mais atenção às mensagens de Jake.O tema religioso é mantido ao decorrer da narrativa quando um pede ajuda para o Pai, afirmarem que estão rezando um para o outro e ouvirem os padres de suas igrejas.É uma obra que pode ser lida por qualquer pessoa, mesmo agnóstica ou atéia porque o foco é o processo de amadurecimento dos personagens.Uma leitura leve, embora não seja exatamente meu tipo de livro mas é útil enxergar os fatos pela ótica de pessoas com crenças diferentes das nossas.   
            

Nenhum comentário