[News] Premiado no Festival de Berlim, ´´A amante´´ chega aos cinemas


“A AMANTE”, dirigido por Mohamed Ben Attia, estreia nesta quinta-feira, dia 31 de maio, com distribuição da Pandora Filmes. Ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim na categoria “Melhor Filme de Estreia” e do Urso de Prata de Melhor Ator (Majd Mastoura), o filme tunisiano conta a história de Hedi (Majd Mastoura), um jovem que aceita que todos o digam o que deve fazer. Apático e indiferente, ele é alvo de um casamento arranjado pela mãe e, durante os preparativos, é mandado numa viagem de negócios à Mahdia pelo chefe. Lá conhece a destemida Rym (Rym Ben Messaoud), uma jovem que trabalha no hotel da região. Apaixonado, e às vésperas do casamento, Hedi é forçado a tomar uma decisão.
-Hedi é a calma antes da tempestade. E, assim como muito jovens tunisianos, ele vive o estigma da tradição através do casamento iminente com a jovem Khedija, outra jovem que também é esmagada pelo peso do costume e da religião. Minha ideia inicial era contar a história de um jovem dividido entre dois mundos, duas vozes diferentes, cada uma determinando a sua vida – conta o diretor.
“A AMANTE” é um filme que tem a ver não só com sentimentos, mas com história. A Tunísia, recém- democrática, está se descobrindo e se reinventando assim como ocorre com Hedi. Além disso, Ben Attia teve o objetivo de mostrar a liberdade de fazer escolhas e de que forma elas impactam no futuro.
“O paralelo entre a jornada de Hedi e o que está acontecendo no meu país é óbvio e tornou-se crucial para mim que o centro da história que estava criando fosse ele”, diz o diretor.

Sinopse
Na Tunísia recém-democrática, Hedi é um rapaz de 25 anos cuja vida está sendo traçada pela mãe super protetora. Apático e acomodado, ele trabalha em uma concessionária de carros e está prestes a se casar com uma moça escolhida pela família. Mas, ao ser escalado para uma viagem de trabalho, ele se apaixona pela funcionária de um resort, uma jovem de espírito livre, e isso irá estremecer o planejado futuro que o espera.

Ficha Técnica:
A AMANTE (Hedi)
Direção e Roteiro: Mohamed Ben Attia
Elenco: Majd Mastoura, Ryam Ben Messaoud, Sabah Bouzouita
País: Tunísia, Bélgica e França
Gênero: Drama
Duração: 88 min
Ano: 2016
Classificação: 14 anos


Nenhum comentário