[News]Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece masterclasses gratuitas na Sala Mário Tavares.

 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece masterclasses gratuitas na Sala Mário Tavares.


As inscrições estão abertas até o dia 1º de agosto para a aula com o contratenor polonês Jakub Józef Orliński e até o dia 04 de agosto para o soprano Gabriella Pace 

 

Artes: Luisa Matos


 

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mais uma vez, oferece ao público aulas gratuitas com grandes nomes da música erudita. No dia 05 de agosto, a masterclass será ministrada pelo contratenor polonês Jakub Józef Orliński, que vai se apresentar com a Orquestra Il Pomo D’oro no Municipal, no concerto da Dellarte, no dia 04 de agosto, às 20h. Serão selecionados quatro cantores com idades entre 18 e 40 anos, de todos os registros vocais. As inscrições estão abertas até o dia 1º de agosto através do e-mail master.tmrj@gmail.com, e será necessário enviar os seguintes dados: nome, data de nascimento, bio resumida, dois links de gravações e duas peças do período barroco a serem apresentadas.

O evento será aberto ao público que poderá assistir à aula, às 11h, porém as vagas são limitadas! Para garantir o lugar, chegue cedo, a abertura da Sala Mário Tavares será às 10h30.

(crédito da foto: Jiyang Chen) - Jakub Józef Orliński

 


Sobre Jakub Józef Orliński

 

Sua história como contratenor — registro mais agudo da voz masculina —começou ainda menino, quando integrava um coro infantil. O grupo precisava de alguém que atingisse as notas mais altas. Jakub conta que foi uma espécie de sorteio que ele acabou perdendo. Mas o mundo começaria ali a ganhar uma de suas vozes mais privilegiadas. Em 2019, Orliński foi apontado pela revista Gramophone como “Artista Jovem do Ano”. Como seria de se esperar, seu repertório básico é o mesmo que fez a fama dos “castrati”, autênticos “pop stars” entre os séculos XVII e XVIII, ídolos do público, especialmente na Itália. Hoje, ninguém admitiria isto, mas à época, não era raro ver famílias que tinham filhos com vozes privilegiadas, incentivarem sua castração para que atingissem extensões vocais femininas e pudessem assim cantar os principais papéis nas óperas. Daí o nome “castrati” ou castrados. O mais famoso deles foi Farinelli, tema de um filme homônimo, que denuncia a barbaridade da prática. Com o fim da era dos castrati, os papéis escritos especialmente para eles por compositores como Cavalli, Bononcini e, especialmente Händel e Vivaldi, passaram a ser interpretados por contraltos. Somente bem recentemente os contratenores, cuja voz se aproxima bastante do que seria o registro dos “castrati”, passaram a assumir os papéis e a exumar obras, especialmente óperas barrocas, escritas para o registro. Apesar da enorme seriedade com que encara a sua arte, Orliński dá vida aos personagens com seu jeito irreverente e descontraído de encarar o mundo. E essa postura é seguramente um dos elementos-chave para seu sucesso em todo o mundo.


Serviço:

Masterclass com o contratenor Jakub Józef Orliński

Data: 05 de agosto - sexta-feira

Horário: 11h

Local: Sala Mário Tavares – anexo ao TMRJ

Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 - Centro - Anexo do Theatro

Entrada franca

Inscrições abertas até 1º de agosto através do e-mail master.tmrj@gmail.comSerá necessário enviar os seguintes dados: nome, data de nascimento, bio resumida, dois links de gravações e duas peças do período barroco a serem apresentadas.

 

Outra masterclass oferecida pelo Theatro Municipal será com o soprano Gabriella Pace, que vai se apresentar no dia 12 de agosto, na Série Vozes – Noite de Música Francesa, como solista no palco do Theatro. A aula acontecerá no dia 10 de agosto, às 15h. As inscrições já estão abertas através do e-mail master.tmrj@gmail.com e terminam em 04 de agosto. Podem participar estudantes e profissionais de canto. Serão selecionados quatro cantores com idades entre 18 e 40 anos, que deverão enviar os seguintes dados: nome, data de nascimento, bio resumida, dois links para gravações e duas árias de ópera a serem apresentadas. 

(crédito da foto: Heloísa Bortz) – o soprano Gabriella Pace

 

 

Sobre o soprano Gabriella Pace

 

Iniciou os estudos com o pai, Héctor Pace, e foi aluna de Leilah Farah e Pier Miranda Ferraro. Atualmente aperfeiçoa-se com Sylvia Sass. Vencedora do Prêmio Carlos Gomes 2010, Pace já colaborou com maestros como Lorin Maazel, Pier Giorgio Morandi, Isaac Karabtchevsk, Roberto Minczuk, Rodolfo Fischer, Luiz Fernando Malheiro e Fábio Mechetti. Das diversas personagens que já interpretou destacam-se Jenůfa, Fiordiligi, Menina das Nuvens, Ilia, Pamina, Tytania, Eurídice e Adina. Frequentou vários festivais de música de câmara no Brasil e na Europa ao lado de grandes músicos como os pianistas Bengt Forsberg, Gilberto Tinetti e David Kadouch. Gravou o CD "Ciclo Portinari e Outras Telas Sonoras" do compositor brasileiro João Guilherme Ripper e a “Canção do Amor” de Villa-Lobos junto à OFMG pelo selo Naxos.

 

Serviço:

Masterclass com o soprano Gabriella Pace

Data: 10 de agosto - quarta-feira

Horário: 15h

Local: Sala Mário Tavares – anexo ao TMRJ

Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 - Centro - Anexo do Theatro

Entrada franca

Inscrições para estudantes e profissionais de canto até o dia 04 de agosto. Serão selecionados quatro cantores com idades entre 18 e 40 anos. É preciso mandar um e-mail para master.tmrj@gmail.com, com os seguintes dados: nome, data de nascimento, bio resumida, dois links para gravações e duas árias de ópera a serem apresentadas.

 O evento também será aberto ao público que poderá assistir à aula, às 15h, porém as vagas são limitadas! Para garantir o lugar, chegue cedo, a abertura da Sala Mário Tavares será às 14h30. 

Nenhum comentário