[News]Banda dos Curumins sai em turnê internacional pela Europa em agosto

 


Banda dos Curumins sai em turnê internacional pela Europa em agosto



Será a primeira vez que os 17 jovens músicos e cantores da periferia da Zona Sul de São Paulo viajam para apresentações musicais no exterior


Eles estão de malas prontas para a primeira viagem ao exterior e a ansiedade é grande. Em agosto, será a estreia da Banda dos Curumins em palcos internacionais.


Criada em 2013, a Banda dos Curumins é formada por 17 jovens entre 15 e 28 anos, prevalentemente moradores no bairro da Pedreira, Zona Sul de São Paulo e integra o projeto de música da Associação Casa dos Curumins, que promove a transformação sociocultural de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, utilizando-se da música como poderosa ferramenta de transformação social, possibilitando a realização de sonhos. 


O convite para a Banda dos Curumins se apresentar no exterior foi em 2020, para participar da 42ª edição do “Estival Jazz Lugano”, evento de extrema relevância no cenário musical suíço e europeu, mas, devido à pandemia da Covid-19, o concerto foi suspenso. Passados dois anos, os Curumins se apresentam no próximo dia 27 de agosto, na Piazza della Riforma, no mesmo local onde já se apresentaram Miles Davis, Keith Jarret, Gilberto Gil, Djavan e outros talentos do cenário musical mundial.


Turnê Internacional - A Banda dos Curumins também foi convidada para se apresentar no dia seguinte, 28 de agosto, no Festival de Villa Arconatina Itália, pela fundação filantrópica da própria Villa, um espaço impactante no cenário cultural e musical da Itália. E para finalizar a turnê, o grupo retorna à Suíça e se apresenta, no dia 29, no Grand Hotel Villa Castagnola.


A embaixadora do Brasil na Suíça, Sra. Cláudia Fonseca Buzzi, participará da abertura do evento, em Lugano, juntamente com o embaixador suíço no Brasil, Sr. Pietro Lazzeri, reforçando os valores da Banda dos Curumins: símbolo e resgate da beleza cultural brasileira.


Curumins premiados - Em 2021, o grupo musical foi vencedor da 6ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM) como Melhor Projeto Musical Educativo.


A banda forma os naipes de percussão, sopros, harmonia e voz. O repertório da banda envolve músicas autorais e releituras de composições de vários artistas, como: Gilberto Gil, Baden Powel, Djavan, Jorge Ben, Zé Ramalho, Gonzaguinha, entre outros. Os jovens músicos combinam gêneros musicais com ritmo enérgico e percussão marcante, utilizando-se do bembe, maracatu, ijexá, samba de roda, samba reggae, entre outros ritmos.


“Este é um momento de grande relevância na nossa caminhada, que experimentamos com entusiasmo e muito respeito. O reconhecimento fortalece ulteriormente a missão da associação de acolher, inspirar e incluir crianças, adolescentes, jovens, idosos e suas comunidades, em um processo de transformação social em que cada pessoa pode ser protagonista da própria vida, contribuindo para o bem-estar da sociedade”, afirmam Adriana e Alberto Eisenhardt, fundadores da Associação Casa dos Curumins.


Retrospectiva


No último dia 7 de julho, a Banda dos Curumins se apresentou, em comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, das relações bilaterais Suíça + Brasil, e da Inauguração da exposição "Brasil + Suíça: 200 anos juntos", na Embaixada Suíça em Brasília.


Em 2022: Show "Onde a Música Nos Leva", no Teatro Paulo Eiró em San Paolo, com um repertório lindo da música brasileira, arranjos inéditos e a participação de uma convidada mais que especial, a cantora Vanessa Moreno.


2022: Retorno aos palcos, reencontrando o público da comunidade. Concerto no Teatro Céu Alvarenga - Pedreira -SP


Em 2019, no Teatro Clara Nunes (Diadema – SP), o show "Som do Amanhã" contou com a participação dos músicos Salomão Soares, Jônatas Sansão e da cantora Vanessa Moreno, que compartilharam o palco com a Banda dos Curumins. No mesmo ano, os curumins se apresentaram com o músico suíço Sebalter, no SESC Santo Amaro, na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo e no CCBB no Rio de Janeiro, durante a semana da língua italiana no mundo. O evento foi patrocinado pelos consulados gerais da Suíça e da Itália, em São Paulo, incluindo músicas em língua italiana.


E, em 2018, foi a vez do Show "Vida Bela" com o baixista Michael Pipoquinha no Teatro Clara Nunes, em Diadema.

Atualmente, a Banda dos Curumins conta com o patrocínio das empresas ENEL - X e, por meio do PROMAC - Programa Municipal de Cultura -, obtém o patrocínio das empresas Business Integration Partners do Brasil, Fresenius, Cushmann & Wakefield.


Veja imagens de apresentações da Banda dos Curumins e conheça mais sobre a Casa dos Curumins no site da organização.

 

Serviço: Turnê Internacional da Banda dos Curumins na Europa.

Quando: 27 a 29 de agosto de 2022.

 

Sobre a Banda dos Curumins - A Banda dos Curumins é um grupo musical formado por 17 adolescentes e jovens da região da Pedreira, na zona sul de São Paulo (SP). Criada em 2013, a banda vem conquistando público e visibilidade com espetáculos de particular qualidade musical, marcados por um rico repertório de músicas autorais e releituras de composições de consagrados artistas. O grupo representa a escola filantrópica Quarteirão da Música, que atende mais de 100 crianças e adolescentes da região, com uma intensa programação de atividades voltadas ao estudo da música popular do Brasil e do mundo, com aulas de canto e estruturação musical sob a supervisão de professores especializados, tendo à disposição diversos instrumentos de sopro, cordas e percussão.


Sobre a Casa dos Curumins  - O Quarteirão da Música é uma iniciativa da Casa dos Curumins, organização não-governamental que atualmente atende cerca de 500 crianças e adolescentes, entre 04 meses e 17 anos, por meio de diversos projetos sociais que visam proporcionar o acesso a diferentes tipos de conhecimento, complementares às atividades escolares, como arte, comunicação audiovisual, cultura, esportes e música.

 

Coletivo da Comunicação - Assessoria de Imprensa da Banda dos Curumins 2022


 
 

Nenhum comentário