[News] “Vovó Re Versa” (Literando), de Helen Maria, é livro infantil que revela para os pequenos, e os grandes, as dúvidas e alegrias de como ser avó

 “Vovó Re Versa” (Literando), de Helen Maria, é livro infantil que revela para os pequenos, e os grandes, as dúvidas e alegrias de como ser avó

 

Como os contos mágicos, o universo lúdico da autora tem encontro de lançamento no dia 13 de agosto, a partir das 16h,

na Confeitaria Artesanal Doce Parma, no Shopping DownTown, Barra da Tijuca

 



 

Viver em um mundo lúdico e mágico é para Helen Maria um lugar de conversa. Apaixonada pelas artes, a enfermeira de profissão, criadora do projeto “Emplaque o Bem” (@emplaqueobem), encontrou uma maneira de agradecer a chegada do seu neto Miguel: escrevendo um livro, mas também confeccionando cenários, personagens e seus figurinos. E assim nasceu “Vovó Re Versa” (Literando), dedicado ao seu pequenino novo amor, que além da linda homenagem, conversa sobre as inseguranças de qualquer pessoa diante do novo, de como ser a partir de agora: como deve ser uma avó?

 

“Sempre busquei a arte, onde quer que ela estivesse.

Escrever este livro é para deixar registrado, e publicado,

o meu encanto de ser avó.” Helen Maria

 

 

Com lançamento no dia 13 de agostosábadoa partir das 16 horas, na também lúdica Confeitaria Artesanal Doce Parma, no DownTown, Barra da Tijuca, um encontro com este colorido e sensível universo de Helen Maria, com a “presença” dos personagens e cenários que compõem a ilustração da publicação. Na construção de “Vovó Re Versa” a autora desenvolveu seu texto repleto de referências do mundo atual, mas fez questão de mostrar o imaginário dos contos da literatura mundial, assim como seus afetos, como o cão Nescau, que esteve com a família por mais de uma década e partiu há pouco meses.

 

 

Um singelo aval de Ziraldo, que comentou: “Muito bonito, muito interessante, muito criativo”, foi o que faltava para a autora seguir com o seu livro, que ganhou prefácio de Gizele Toledo. Criação primorosa e repleta de detalhes, cenários se transformaram em ilustração a partir das fotografias de Bruno Leão para a concepção cênica desenvolvida por Helen Maria, bem como seus personagens – heróis, animais, fadas, palhaços, bruxas e cavalos alados. Para Miguel, hoje com quatro anos, “Nescau parece um porco queimado” e esta é a graça de Vovó Reversa: muita imaginação.

 

Quem sabe Miguel encontre muitas histórias em Vovó Re Versa. Para Helen Maria, como tudo que faz, foi sua resposta de gratidão pela chegada do seu neto, através da arte.

 

 

“Quando a forma interna encontra a forma externa, a revelação acontece.”

Tereza Werneck, Psicóloga Junguiana

 

 

Sobre Helen Maria

 

Helen Maria é enfermeira de formação e criou o projeto "Emplaque o Bem" (www.instagram.com/emplaqueobem/), que iniciou informalmente, transformando ripas de caixotes de feira em plaquinhas pintadas com mensagens positivas e fixando-as nas árvores das ruas – com a intenção de proporcionar um momento de bem-estar e reflexão para as pessoas. Conectada com a arte e o olhar para o outro, com o projeto, participou de ações sociais pelo Instituto Brasil Solidário (IBS), hoje desenvolvido em escolas públicas do Nordeste.

 

Helen Maria costuma dizer que não se considera, exatamente, uma escritora, nos moldes tradicionais, mas sua formação em Enfermagem (UERJ) e em Direito (Universidade Estácio de Sá) não tiraram de Helen a vocação para a criação, sendo pós-graduada em Produção Cultural pela Universidade Cândico Mendes. Atuou no teatro de animação com a criação e confecção de figurinos e cenários para a produtora Articulação Produções Artísticas.

 

Sua escrita é afetiva. Sempre gostou de escrever e, quando criança, ganhou um concurso de redação. Até hoje escreve o que sente, como Vovó Reversa, livro dedicado ao netinho Miguel, assim como as suas plaquinhas espelhadas por cidades de todos os cantos do Brasil.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Vovó Re Versa

Autor: Helen Maria

Editora: Literando

Gênero: infantil

Preço: R$ 30,00 (impresso) | Venda: www.estantevirtual.com.br

R$ 24,90 (e-book) | Venda: Amazon

Páginas: 21

 

EVENTO DE LANÇAMENTO

Data: 13 de agosto de 2022 (sábado)

Horário: A partir das 16h

Local: Confeitaria Artesanal Doce Parma

Endereço: Shopping DownTown - Avenida das Américas, 500, Bloco 9, Rua 115

(em frente a saída do Metrô)

Nenhum comentário