Books Brasil Books

Novidades

[News]Livro A Senhora da Tundra traz universo viking em história de fantasia

 


Livro A Senhora da Tundra traz universo viking em história

de fantasia




Protagonista Jarnsaxa vive mitos nórdicos em jornada de vingança e redenção em edição publicada pelo selo Culturama Plural


Histórias de vikings que têm feito muito sucesso no cinema e em séries, com títulos como O Homem do Norte e Vikings Valhalla, ganham mais um representante no mês de julho. O livro A Senhora da Tundra, publicado pelo selo Culturama Plural, da Editora Culturama, baseia-se nas lendas e mitos nórdicos para apresentar uma história sombria cheia de ação e aventura no mundo viking. O lançamento de sua obra ocorreu durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Quem assina a autoria é a escritora Paola Giometti, que faz parte do Catálogo Internacional de Escritores Brasileiros, sendo finalista do prêmio Reconhecimento Internacional da Literatura Brasileira promovido pela Academia Internacional de Literatura Brasileira e pela Focus Brazil New York 2020. 


"Escrevi A Senhora da Tundra ao longo de 23 anos. Publicá-lo no Brasil foi uma grande realização, já que pude trazer minhas experiências morando no norte da Noruega. Viver ali me proporcionou essa imersão na cultura e nas paisagens, o que possibilitou que eu trouxesse essa visão para os leitores de como de fato é a natureza na região, e porque faz tanto sentido o folclore ser tão sombrio. Ter Jarnsaxa como personagem principal foi uma forma de também expressar o meu lado primal, algo que me fortaleceu muito no processo de adaptação e integração com o clima caótico do Ártico e a sobreviver às noites polares que parecem intermináveis", afirma Paola. 

A Senhora da Tundra tem 376 páginas, e foi impresso no papel pólen. Possui 16 ilustrações reproduzindo as cenas da história inspiradas no sombrio folclore escandinavo, bem como um mapa exclusivo para servir como um guia pelas idas e vindas da protagonista. Conta também com um guia de pronúncia das palavras nórdicas e um glossário que traz ainda curiosidades sobre a cultura nórdica antiga. A obra pode ser adquirida na loja online da Culturama, e também com seus parceiros, como os principais varejos eletrônicos e livrarias do Brasil. 

O livro também foi publicado na Espanha em março de 2022 pela editora Penguim Random House e tem se destacado entre os fãs de fantasia do país europeu. 

Sinopse 

O livro conta a história de um período obscuro da Era Viking, quando os escandinavos acreditavam que os deuses os haviam abandonado. É na interminável escuridão do inverno nórdico dessa época que os draugar andam sobre a terra.

Jarnsaxa é uma draugr e segue o destino de sua raça maldita, alimentando-se de carne humana caçada nas longas noites de inverno polar. Porém, não foi escolha sua viver como aqueles que deveriam estar sob a terra, mas continuam a caminhar pelo mundo. Transformada ainda criança, ela se tornou a bastarda do rei dos draugar, Drakkar, que mantém uma profunda ligação mística com Grafvölludr-Gulon, a Serpente da Era Antiga, devoradora de homens. Mais do que isso, Saxa é a general do exército do rei, é a Ursa da Tundra, assim chamada por invadir vilarejos carregando o couro de um urso sobre os ombros.

Aos draugar não é concedido o poder dos sonhos, mas, de repente, durante o sono, Jarnsaxa começa a ter visões que a incitam a descobrir a verdade. Com medo de ser tocada pela loucura que afeta os mundanos, ela tenta ignorar o que vê, porém, isso a perturba cada vez mais… até o momento em que ela consegue relembrar da época em que ainda era uma criança humana e entende o papel do rei no assassinato de sua família.

Ela então se torna uma desertora. Nesta nova jornada, Jarnsaxa vai descobrir ainda mais sobre seu passado e encontrar companheiros, como um anão nibelungo, um humano ladrão e nídings, outros draugar renegados que não obedecem a Drakkar. A sua nova missão é encontrar o Invicto, o único humano que teria a capacidade de matar o rei draugr, um enviado pelo deus Odin e pelas Nornas, entidades que determinam o destino.

Jarnsaxa tenta, então, cumprir o seu destino em busca de vingança, passando por cenários fantásticos, batalhas com seres mitológicos e inimigos à sua altura. Sua jornada vai conduzir os fãs de fantasia a um mundo memorável, Real Vholtor. 

Sobre a autora

Paola Giometti é bióloga, PhD em Ciências. Aos 11 anos foi considerada a escritora mais jovem do Brasil com a publicação do livro Noite ao Amanhecer pela editora Cassandra Rios. Seu livro Drako e a Elite dos Dragões Dourados conquistou os seis primeiros lugares do Alien Awards de 2018 por voto popular nas redes sociais, além de nomeá-la a melhor autora nacional no mesmo ano. 

Em 2020, Paola fez o curso de Storytelling pela Pixar, lançou o livro Symbiosa e a Ameaça no Ártico, bem como The Destiny of the Wolves, por uma editora americana, o qual foi selecionado como o melhor livro de ficção do mês de dezembro pelo Reedsy Discovery e que lhe rendeu a medalha de ouro da Titan Book Awards em 2021. 

Paola hoje faz parte do Catálogo Internacional de Escritores Brasileiros, sendo finalista do prêmio Reconhecimento Internacional da Literatura Brasileira promovido pela Academia Internacional de Literatura Brasileira e pela Focus Brazil New York 2020, além de ter estudado sagas medievais islandesas na Universidade da Islândia. Atualmente, vive em Tromsø, em um vilarejo no extremo norte da Noruega, com seu companheiro e suas três serpentes.

O Selo Culturama Plural

O novo selo da Editora Culturama, intitulado Culturama Plural, possui livros com qualidade superior e preços acessíveis. As obras trazem o universo da literatura para todos os públicos e idades. São livros da literatura clássica (domínio público), bem como títulos de sucesso no exterior, e ainda de escritores consagrados ou iniciantes.  

Os gêneros são, como já diz o seu título, plurais: romance, literatura infantojuvenil, policial, distopia, biografia, História, young adult (jovem adulto), comédia romântica contemporânea, fantasia, autoajuda entre outros. 


 A Culturama

A Culturama é uma editora de livros que atua em diferentes mercados, como papelarias, bazares, livrarias, atacados, supermercados, lojas de preço único, bancas e grandes redes de varejo.

A grande missão da empresa é permitir que qualquer pessoa tenha condições de adquirir um livro. Há 19 anos no mercado, a Culturama já editou centenas de publicações infantis entre títulos próprios e licenciados. Atualmente, a editora possui as licenças de Disney, Marvel, Star Wars, Turma da Mônica, Galinha Pintadinha e Baby Shark. 


Créditos das imagens:

Ilustrações: Alexandre Santos

Mapa: Brendo Francis Carvalho

Foto da autora: Erwin Pietz

Nenhum comentário