[News] Tartaglia Arte, uma das curadorias mais conceituadas do mercado, traz nova exposição ao Rio.

 Tartaglia Arte, uma das curadorias mais conceituadas do mercado, traz nova exposição ao Rio.


Foto Paulo Ávila / Sobrado da Cidade

Curadores Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez criaram #acasadellartista durante a pandemia para manter o acesso às artes online

Os curadores Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte trazem a exposição Imortal: Arte, Alma e Futuro, da artista plástica carioca Melinda Garcia, ao Centro Cultural Correios RJ, a partir do dia 21 de outubro próximo, onde será possível conhecer 45 peças da artista, entre esculturas e pinturas. A mostra fica aberta à visitação do dia 22 de outubro a 05 de dezembro de 2021, de terça a sábado, das 12h às 19h.


Ópera nº 4 - Melinda Garcia

A curadoria de arte é o processo de organização, cuidado e montagem de uma exposição artística, formada por um conjunto de obras de um ou de vários artistas, a partir de uma seleção prévia realizada pelos curadores. Também é responsável pela preparação da exposição, estabelecendo relações entre as obras e fazendo com que dialoguem com o público.

Durante o isolamento social imposto pela pandemia,a Tartaglia Arte criou em sua página no YouTube, a #acasadellartista,  onde as pessoas podiam ter contato com artistas falando sobre suas obras, online, mantendo o acesso à arte.

Sobre a Tartaglia Arte

A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia  pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo.  Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.

O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia

Paula Ramagem



Nenhum comentário