[News] No Dia da Criança, Teatro Alfa abre temporada online e gratuita do premiado Grupo Furunfunfum

 

Com 16 espetáculos no repertório, turnê por cinco países e os prêmios Coca-Cola Femsa e APCA, o Furunfunfum faz 30 anos em 2022 e é uma das mais importantes companhias de teatro infantil do País. O Teatro Alfa antecipa as comemorações a partir do dia 12 de outubro, terça, quando será exibida a peça O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções, em suas sessões, às 16 e 18horas, respectivamente, pelos  canais de Youtube do Grupo Furunfunfum e do Teatro Alfa. Estão programadas também exibições das peças A Terra dos Meninos Pelados, Os T rês Porquinhos e Rapunzel. A programação vai até novembro e tem transmissões canais de Youtube do Grupo Furunfunfum –  https://www.youtube.com/furunfunfum e do Teatro Alfa

https://www.youtube.com/user/teatroalfa 

PROGRAMAÇÃO

 

O MACACO SIMÃO, OUTRAS HISTÓRIAS E OUTRAS CANÇÕES

 

Dia 12 de outubro, terça-feira,

16h (Youtube Furunfunfum) | 18h (Youtube Teatro Alfa)

 

Quintas-feiras, 19h

Dias 14 e 28 de outubro, (Youtube Furunfunfum)

Dias 21 de outubro e 4 de novembro (Youtube Teatro Alfa)

 

O simpático e malandro macaco Simão vive roubando as bananas da velha Firinfinfelha. Cansada, ela resolve fazer uma armadilha para pegar o macaco. O plano dá certo, mas o macaco promete dar o troco. Os conflitos entre natureza e cultura, o velho e o novo, verdade e mentira, e, finalmente, entre discórdia e conciliação, são apresentados numa linguagem simples e acessível, privilegiando sempre a improvisação e a participação da plateia. O espetáculo tem duas partes: na primeira são apresentadas, com violão e flauta transversal, canções e brincadeiras. Na segunda, o teatro de bonecos.

 

Em 1999, O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções foi escolhido pelo júri infantil como um dos três melhores espetáculos do Festival Internacional de Títeres de Tolosa (Espanha).

 

Duração: 50 minutos. 

Recomendado para todos os públicos a partir de 2 anos.

 

Concepção/Direção/Atuação - Marcelo Zurawski e Paula Zurawski. Bonecos -

Sérgio Serrano. Cenografia - Amarílis Arruda e Sérgio Serrano. Músicas – João de Barro (Braguinha). Música Incidental/Play-back- Marcelo Zurawski. Estreou em: Março de 1992, no SESC Pompéia.

_________________

 

A TERRA DOS MENINOS PELADOS

 

Sextas-feiras, 19h

Dias 15 e 29 de outubro,  (Youtube Furunfunfum)

Dias 22 de outubro e 5 de novembro (Youtube Teatro Alfa)

 

Baseado no conto de Graciliano Ramos, o espetáculo utiliza teatro de bonecos para contar a história de Raimundo, um menino diferente de todos os outros por ter um olho preto, o outro azul e a cabeça pelada. Cansado de não ter com quem conversar, Raimundo parte para uma viagem a Tatipirun, uma terra onde todos os meninos são como ele. Raimundo realiza essa jornada, que de certa maneira representa seu crescimento e amadurecimento, e retorna a seu lugar de origem compreendendo melhor a importância de valores como a tolerância e a amizade. A peça foi indicada na categoria especial do prêmio Coca-Cola FEMSA, em 2003.

 

Duração: 45 minutos.     

Recomendado para crianças a partir de quatro anos.

 

Concepção/Direção/Atuação - Marcelo e Paula Zurawski . Trilha Sonora - Marcelo Zurawski . Cenografia e Bonecos - Sérgio Serrano . Estreou em 1992, no Instituto Cultural Itaú – São Paulo/SP

_________________

 

OS TRÊS PORQUINHOS

 

Sábados, 16h

Dias 16 e 30 de outubro,  (Youtube Furunfunfum)

Dias 23 de outubro e 6 de novembro (Youtube Teatro Alfa)


Uma das histórias infantis mais apreciadas de todos os tempos. Na literatura, talvez a versão mais conhecida seja a de Joseph Jacobs, escrita em rimas em 1890. Em 1933, Walt Disney fez também sua versão em desenho animado, consagrando definitivamente os simpáticos porquinhos e o temido lobo mau.O espetáculo é dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas canções e histórias musicais tradicionais com acompanhamento instrumental ao vivo (flauta transversal e violão). Na segunda parte é representada, com bonecos, a história dos Três Porquinhos. O espetáculo mantém-se fiel ao conhecido enredo da história. O grupo segue o clássic o enredo das casinhas de palha, madeira e tijolos, o sopro do lobo, a entrada pela chaminé e tudo mais. A novidade está no ritmo vertiginoso da encenação, que utiliza amplamente o improviso e convida a plateia a interagir com os personagens.

 

Duração: 50 minutos

Recomendado para crianças a partir de dois anos. 


AS MÚSICAS

BAIÃO – Folclore Brasileiro. SÃO JOÃO DARARÃO – Folclore Brasileiro. GATINHA PARDA – Folclore Brasileiro. TANGOLOMANGO – Folclore Brasileiro. HISTÓRIA DA COCA – Folclore Brasileiro. SAMBALELÊ – Folclore Brasileiro.

 

Concepção / Direção / Atuação

Marcelo e Paula Zurawski.

_____________________

 

RAPUNZEL

 

Domingos, 16h

Dias 17 e 31 de outubro (Youtube Furunfunfum)

Dias 24 de outubro e 7 de novembro (Youtube Teatro Alfa)


Uma dupla de músicos-atores conta, com irreverência e bom humor, a clássica história da donzela de longos cabelos que vive aprisionada em sua torre. O espetáculo utiliza atores, bonecos e música ao vivo, privilegiando a improvisação e a participação ativa da plateia. O texto segue, em linhas gerais, a conhecida versão dos Irmãos Grimm, do século XIX, mas aprofunda as características psicológicas dos personagens — estes são complexos e, muitas vezes, contraditórios. Em 2004, Marcelo e Paula Zurawski ganharam o Prêmio APCA, na categoria & lt; i>melhor autor, por Rapunzel. Paula Zurawski foi indicada para o Prêmio Coca-Cola Femsa de melhor atriz, por sua atuação em Rapunzel. Em 2006, Rapunzel, foi adaptada para a televisão pela TV Rá-Tim-Bum e exibida diversas vezes na própria TV Rá-Tim Bum e na TV Cultura, com grande sucesso de público.


Duração: 50 minutos.

Recomendado para crianças a partir de quatro anos.

Concepção/Direção/Atuação - Marcelo Zurawski e Paula Zurawski. Bonecos e adereços - Naná Lavander. Cenografia - Amarílis Arruda e Marcelo Zurawski. Figurinos - Amarílis Arruda. Iluminação - Alexandre Kavanji. Trilha Sonora Original

Marcelo Zurawski e Paula Zurawski. Fotos- Ana Mesquita. Estreou em: 03/04/2004, no Teatro Alfa – SP.

 

Sobre o grupo

Furunfunfum é a onomatopéia de um toque de sanfona, podendo significar também festa, bagunça, farra, folia... Nosso teatro é um pouco como um baile de forró ou um show de rock'n roll, onde o calor e a participação do público fazem parte do espetáculo. O Furunfunfum foi criado em 1992 e utiliza em suas montagens as mais variadas técnicas e estilos teatrais – circo, música ao vivo, bonecos... Seguindo a tradição dos atores ambulantes da Idade Média, o grupo apresenta-se em teatros, escolas, feiras, praças, festas e onde quer que haja um público disposto a compartilhar as emoções de um encontro teatral.

É difícil dizer se o grupo faz teatro infantil também para adultos ou teatro adulto também para crianças. Melhor é dizer teatro para todos os públicos. Nesses 29 anos o Furunfunfum produziu 16 espetáculos. Já se apresentou em cinco países diferentes, além do Brasil. O Furunfunfum ganhou prêmios, menções e indicações no Brasil e no exterior; entre os mais importantes destacam-se: Festival Internacional de Títeres de Tolosa (Espanha), Prêmio Coca-Cola Femsa e Prêmio APCA. Os espetáculos Rapunzel e O Circo do Seu Lé foram adaptados para o programa Teatro Rá Tim Bum, da TV Cultura. Em 2006 o grupo lan& amp; ccedil;ou seu primeiro registro fonográfico: o CD Furunfunfum no Carnaval. Entre 2006 e 2010 o Furunfunfum realizou três projetos contemplados pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.





Nenhum comentário