Novidades

[News] Sarau Poético Musical Virtual homenageia Vinícius de Moraes

A cantora, pesquisadora e regente Dani Mattos  acompanhada do seu grupo vocal Poucas & Boas realiza no próximo dia 8 de julho, quarta-feira,  às 19h, o sarau virtual poético musical  “Vinícius, o poeta amador” . Reunindo música, poesia, literatura, o espetáculo interativo será pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/vinicius-o-poeta-amador-sarau-poetico-musical__892244?qrcode=true), com ingressos limitados. A data marca o aniversário de quarenta anos da morte desse artista considerado um dos grandes nomes da Cultura do Brasil do século XX.

“De maneira coloquial e próxima, o intuito do espetáculo é dar profundidade à figura desse poeta que foi muito atuante no cenário artístico brasileiro e fazer um apanhado de sua extensa produção, seja como poeta, crítico de cinema, compositor, letrista, cronista”, salienta a pesquisadora, cantora e regente Dani Mattos.  De acordo com a regente, a ideia é que o público prepare uma leitura para compartilhar durante o encontro virtual.

Falas de Drummond, Manoel Bandeira, Rubem Braga e também de seus inúmeros parceiros musicais enriquecem o sarau com informações relevantes e bem-humoradas a respeito do artista, considerado um dos maiores poetas e compositores da música brasileira.  Algumas canções de Vinícius nas vozes de Dani Mattos e do Grupo Poucas & Boas também serão compartilhadas pelas redes sociais. Entre elas, a música “O Poeta Aprendiz”, de Vinícius de Moraes em parceria com Toquinho.

Quarenta anos sem Vinícius:

Considerado um dos mais importantes artistas brasileiros, Vinicius de Moraes  morreu há quatro décadas, aos 66 anos, vitimado por um edema pulmonar , no dia 9 de julho de 1980. Mas seu legado continua muito presente, sua extensa produção literária e musical é celebrada em todo mundo.

Reconhecido como um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Entre elas, impossível esquecer de obras como: “Chega de saudade”(1956),  “Arrastão”(parceria com Edu Lobo), Eu sei que vou te amar (1959), Garota de Ipanema (1962 parceria com Tom Jobim),Tarde em Itapoã (1970),  Pela luz dos olhos teus,  A Tonga da Mironga do Kabuletê (1970), A casa (1980), Aquarela (1983), entre outras.

Na literatura deixou diversos livros, e uma imensidão de  poesias que falam principalmente sobre o amor e as mulheres. Entre elas: Soneto de fidelidade (1939), Receita de mulher (1959) O verbo no infinito (1962), entre outras.  Além da  A rosa de Hiroshima (1954)  que fala da tragédia da bomba atômica  no final da Segunda Guerra Mundial, no Japão. A poesia que depois foi musicalizada.

Vinícius de Moraes também atuou em outras áreas, foi jornalista, diplomata, dramaturgo, crítico, entre outros.

Serviço:

Sarau poético-musical "Vinícius, o poeta amador", com Dani Mattos e o Coral Poucas & Boas

Data: 8 de julho de 2020, quarta-feira

Horário: das 19h às 20h

Investimento: A contribuição é voluntária.

 Livre

40 vagas

Plataforma Simpla: https://www.sympla.com.br/vinicius-o-poeta-amador-sarau-poetico-musical__892244?qrcode=true

Instagram: @danimmattos @7melodica 


Nenhum comentário