[News] Exposição "Squatters" de Ilca Barcellos ocupa a Sala Nobre do Centro Cultural dos Correio em maio.



O termo "squatt" significa o ato de ocupar espaços abandonados, sem uso, por grupo de pessoas que não tem onde morar - os "squatters" (posseiros) - e que utilizam para manifestações artísticas e culturais.

A artista Ilca Barcellos faz exatamente isso: apropria-se do espaço da Sala Nobre do Centro Cultural dos Correios, com suas famosas esculturas "SQUATTERS" - dezenas de seres fictícios, em cerâmica e espuma expansiva, integrados a um ecossistema representado por uma flora natural e rodeados por colagens digitais com a mesma temática (três delas expostas na Bienal Internacional de Curitiba de 2017), que orbitam como novos moradores do espaço natural, organismos pulsantes.

Os seres naturais e ficcionais se aproximam, pela forma, pelas cores e/ou pela textura. Parecem conviver em uma simbiose perfeita. Porque a natureza é assim: bela, espontânea, imprevisível e que prende o espectador nas suas dualidades - no diálogo entre a vida e a sua alusão, pela organicidade  e pela coexistência no habitat natural. No diálogo entre arte e ciência, natural e artificial.


Como os "Squatters" de Ilca Barcellos (expostos na Bienal Internacional e Arte Contemporânea deste ano, que se "apossam" dos nossos sentidos, tornando-os parte dessa ocupação sensorial.

Ilca Barcellos é de Pelotas/RS, mas vive e trabalha em Florianópolis/SC. Artista visual, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Biologia Vegetal pela Université Pierre et Marie Curie, Paris VI, combina materiais e natureza para expressar seu duplo talento.

A curadoria é da Tartaglia Arte que, desde 1950, transmite uma mensagem cultural e artística apaixonada, acessível e devotada. São exposições temporárias ou permanentes, com artistas novatos ou famosos, em várias partes do mundo. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Refina Nobrez, o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.


Sobre a Exposição:


Título: SQUATTERS
Artista: Ilca Barcellos
Curadores: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Período: 13 de maio a 28 de junho de 2020
Local: Centro Cultural dos Correios - Rua Visconde de Iatboraí, 20 - Centro - RJ
Horários: terça a domingo, das 12h às 19h
Concepção e Organização: Tartaglia Arte
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Entrada franca.
Livre.



Paula Ramagem


Nenhum comentário