[Oscar 2020] Era Uma Vez Em...Hollywood


Sinopse: Los Angeles, 1969. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um ator de TV que, juntamente com seu dublê, está decidido a fazer o nome em Hollywood. Para tanto, ele conhece muitas pessoas influentes na indústria cinematográfica, o que os acaba levando aos assassinatos realizados por Charles Manson na época, entre eles o da atriz Sharon Tate (Margot Robbie), que na época estava grávida do diretor Roman Polanski (Rafal Zawierucha).

Filme dirigido por Quentin Tarantino com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Emile Hirsch, Timothy Olyphant, Dakota Fanning, Bruce Dern, Al Pacino, Mike Moh e Luke Perry.

Curiosidades:

- Quando Sharon vai para uma exibição de seu filme Arma Secreta contra Matt Helm (1968), os produtores escolheram usar o filme verdadeiro em vez de recriar as cenas com Robbie.

- Assim que a equipe de Tate entra no restaurante El Coyote para jantar, Sharon Tate e Jay Sebring discutem sobre a estreia de um filme que estava acontecendo na Beverly Boulevard em uma sala de cinema erótico. O cinema em questão é o Eros. O prédio ainda existe embora agora se chame The New Beverly e pertence à Quentin Tarantino.

- Muito raro para um filme de Quentin Tarantino, algumas cenas são improvisadas, principalmente quando Rick Dalton esquece suas falas em Lancer e reclama sozinho em seu trailer depois. Leonardo DiCaprio teve muita dificuldade interpretando os papéis de Dalton como Dalton faria, em vez de como ele mesmo faria, já que Dalton era para ser um ator de talento limitado. Então ele sugeriu que Dalton esquece suas falas no meio de uma cena.

- Margot Robbie usou algumas das joias que pertenceram à Sharon Tate. A irmã de Sharon, Debra, cedeu as joias para Robbie usar.

- A sequência da festa na mansão da Playboy foi realmente filmada lá. Tarantino já foi convidado de Hugh Hefner em várias ocasiões.

- Tim Roth é creditado como parte da “The Gang” (atores regulares de Quentin Tarantino) mesmo que suas cenas tenham sido cortadas do filme.

- A escalação de Kurt Russell e Zoë Bell como marido e esposa que são dublês em O Besouro Verde como uma brincadeira interna nos filmes de Quentin Tarantino. Russell antes fez o papel de Stuntman Mike em À Prova de Morte (2007), onde Bell, uma dublê de verdade também apareceu fazendo o papel de si mesma. Zoë Bell foi a dublê de Uma Thurman em Kill Bill 1 e 2.

- Esse foi o último filme de Luke Perry. Ele sofreu um derrame em fevereiro de 2019 e morreu em 4 de março.

- Burt Reynolds foi escolhido para fazer o papel de George Spahn, o dono do rancho, mas morreu antes de filmar suas cenas. Bruce Dern o substituiu para o papel.

- Esse é o primeiro filme de Leonardo DiCaprio em quatro anos desde seu primeiro Oscar por O Regresso (2015).

- Quentin Tarantino disse que trabalhou no roteiro do filme por cinco anos.

- Além de seu personagem, Kurt Russell faz a narração do filme.

- Steve McQueen, interpretado por Damian Lewis, foi um dos nomes na lista de alvos de Manson. McQueen tinha planejado visitar Sharon Tate naquela tarde em que foi assassinada, mas não foi na última hora.

- Esse filme foi um dos projetos de 2019 onde Damon Herriman interpretou Charles Manson. O outro foi a segunda temporada de Mindhunter (2017), série da Netflix.

- Quentin Tarantino passou cinco anos escrevendo Era Uma Vez Em...Hollywood como um romance antes de perceber que o material seria melhor sendo um filme.

- Leonardo DiCaprio foi considerado por vários meses para pegar um dos papéis principais do filme. O papel revelado foi o de Rick Dalton, um ator de televisão decadente, para o qual DiCaprio foi eventualmente convencido a trabalhar em sua segunda colaboração com Quentin Tarantino, sua primeira sendo Django Livre (2012).

Shannon Lee, filha de Bruce Lee, ficou decepcionada com a forma como seu pai foi interpretado pelo ator Mike Moh sob a direção de Quentin Tarantino. Ela sentiu que ele foi interpretado erroneamente como um cara arrogante, convencido e cheio de conversa fiada.

- Para Quentin Tarantino, esse filme é sua carta de amor para Los Angeles.

- Tem o rumor que Jennifer Lawrence foi considerada para o papel de Susan Atkins, membro da família Manson. Em 2014, Quentin Tarantino a considerou para o papel de Daisy Domergue em Os Oito Odiados (2015), que foi para Jeniffer Jason Leigh. Em entrevistas para o lançamento do filme, Quentin Tarantino descreveu Daisy como “uma garota de Manson do Oeste, como Susan Atkins, ”, sugerindo que Quentin Tarantino tinha Lawrence em mente para um personagem assim.

- Rick Dalton teve seu nome tirado de Douglas Dalton, advogado de Roman Polanski. Polanski fugiu dos EUA na década de 1970 depois de ser condenado por abusar sexualmente de uma menor de idade e Dalton foi seu advogado de defesa na época. Polanski dirigiu vários filmes, mas nunca mais voltou para os EUA.

- Madisen Beaty, que interpreta Patricia Krenwinkel (Katie), interpretou antes o mesmo personagem na série Aquarius (2015).

- A personagem Sadie or “Sadie May Glutz” (interpretada por Mikey Madison), cujo nome verdadeiro era Susan Atkins, foi a pessoa que revelou caso Tate/Labianca. Depois dos assassinatos, alguns membros da família Manson foram presos por vários crimes. Enquanto cumpria sua sentença, Atkins se vangloriou para sua colega de cela dos assassinatos. Sua colega de cela ficou tão horrorizada que chamou a polícia.

- As filmagens foram encerradas em 1º de novembro.

- Na cena onde Sharon Tate está na livraria, ela disse que veio pegar a primeira edição de "Tess of the D'Urbervilles" de Thomas Hardy para dar de presente ao seu marido. Em 1979, Polanski adotou o romance para o seu filme “Tess” em homenagem à Sharon Tate.
 
Era Uma Vez Em… Hollywood concorre ao Oscar 2020 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Leonardo DiCaprio), Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Direção, Melhor Design de Produção, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Roteiro Original.
 
Ganhou o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt) e Melhor Roteiro. Ganhou o BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt). 

Trailer:


 Fonte: Adoro Cinema e IMDB.

Nenhum comentário