[News] Realidade da Venezuela é evidenciada na obra "Como Destruir um País"

Um livro que transcende a simples análise da situação política de uma nação. Como destruir um país – Uma aventura socialista na Venezuela, lançado no Brasil pela Citadel Editora e escrito por Marcelo Suano, doutor em ciência política e analista internacional, agrega valor histórico ao momento contemporâneo daquele país.
Suano descreve com riqueza de detalhes o período compreendido desde a reeleição de Hugo Chávez, passando por sua morte, a ascensão de Nicolás Maduro e os fatos que se sucederam, até a posse da Assembleia Nacional Constituinte. “Os dezessete anos de bolivarianismo na Venezuela praticamente impuseram uma deturpação da democracia no país. A ideologia implantada cria uma espécie de laço de sangue entre os bolivarianos, que acham que receberam direito divino ao poder que alcançaram, com a pretensão de redimirem o povo”, adverte o autor.
O título do livro foi considerado “instigante e atual” pelo vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, que assina o prefácio da obra. “O futuro é uma interrogação, os mares estão revoltos, mas o povo venezuelano saberá achar o caminho para apaziguar o país e retomar a caminhada rumo à paz e ao merecido progresso de sua sociedade”, sugere Mourão.
A obra é dividida em três partes e em todas elas é notória a facilidade do autor em conduzir o leitor à compreensão da complexidade e da importância dos fatos. Na primeira parte, “Para destruir um país é importante distorcer princípios, valores e conceitos!”, Suano explora a distorção de palavras como democracia e Constituinte. Fatos que, segundo o autor, têm afetado diretamente a realidade da população venezuelana.
Na segunda parte, chamada “Uma crônica da violência”, o escritor apresenta uma visão mais detalhada dos acontecimentos, com uma crítica minuciosa aos disparates cometidos pelos representantes políticos daquele país, como fraudes em eleições e mentiras relacionadas à oposição, e descreve a tensão e violência causadas por essa forma de governar, dentre muitas outras atrocidades.
Por último, em “Tópicos sobre a ascensão da esquerda na América Latina do século XXI”, o autor segue com sua apurada visão analítica, mas enfocando os impactos negativos que a esquerda bolivariana tem causado. Exemplo disso é o mirabolante status de “salvadora da pátria”, a recriação de fatos ruins em bons e outros cenários montados, como afirma o autor, para“iludir o povo de que este tem o poder em suas mãos”.
“Curiosamente, todas as formas de silenciar a discordância são feitas em nome da democracia! Complementarmente, se deve dizer ainda que a justificativa moral para exigir a permanência no poder é de que suas intenções e objetivos são produzir a igualdade do povo e a extinção da pobreza na sociedade” (Como destruir um país, página 24).
Ficha técnica:Título: Como destruir um país – Uma aventura socialista na Venezuela
Autor: Marcelo Suano
ISBN: 978-85-68014-89-9
Páginas: 336
Edição: 1ª (Agosto 2019)
Formato: 16x23cm
Valor: R$ 42,90
Sinopse: Com uma narrativa envolvente e uma pesquisa fantástica, Marcelo Suano apresenta nesse livro a trajetória do fracasso social, político e econômico ocorrido na Venezuela, especialmente desde a morte de Hugo Chávez e o início do governo do governo de Nicolás Maduro. Passando por traições, brigas, atentados, o autor revela o que fez uma das mais promissoras economias do mundo ruir e se transformar em um verdadeiro cenário pós-apocalíptico. Parece ficção, mas é real. Entenda de uma vez por todas como é possível destruir um país em poucos passos. Prefácio do general Antônio Hamilton Martins Mourão, vice-presidente do Brasil.
Sobre o autor: Marcelo Suano é Doutor e Mestre em Ciência Política pela USP, com pesquisa sobre o Pensamento Político e Militar Brasileiro. Bacharel (1992) e licenciado (1995) em Filosofia também pela Universidade de São Paulo. Atua como internacionalista e no jornalismo há 15 anos e é professor universitário há 20 anos, sendo, atualmente, Professor Titular do curso de Relações Internacionais do IBMEC de São Paulo, tendo ainda exercido cargos de Coordenação e Diretoria de cursos em outras Faculdades. Exerceu funções de consultoria em Política Internacional em Brasília e assumiu cargos de assessor político e de planejamento estratégico na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, entre 2011 e 2017. É sócio fundador do “Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais”, sendo também Presidente do Conselho Editorial do CEIRI NEWS (https://ceiri.news), principal portal independente no Brasil, exclusivamente de relações internacionais. É palestrante das representações da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) do Rio Grande do Sul e foi Diretor Adjunto e Diretor do CEPEG da ADESG/POA/RS. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de Jornal e TV no Brasil e no exterior. Ministra cursos e palestras sobre relações internacionais, política internacional, pensamento político e militar brasileiro, bem como sobre a conjuntura política brasileira. É autor de livro sobre Pensamento Militar Brasileiro, “Para inserir o Brasil no reino da história - O pensamento político e militar do General Góes Monteiro”, e de artigos em Teoria das Relações Internacionais, Política Internacional e Política Brasileira.

Nenhum comentário