Novidades

[News] Josie Oliveira, autora estreante, representará a literatura infantil na Bienal Internacional do Livro, com "As Aventuras de Nikko - A Fuga"

A escritora carioca Josie Oliveira é uma das expositoras confirmadas na XIX Bienal Internacional do Livro que acontece no Riocentro, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ela fez sua estreia "oficial" com a obra "As Aventuras de Nikko – A Fuga" lançado no fim de março pela Editora Novo Século e que traz muita ação, diversão, momentos de suspense, reflexão e emoção.

"Sempre sonhei em estar na Bienal como escritora, ficava me imaginando como seria, eu no estande  da editora, com meus livros. Eu frequento muito feiras itinerantes, livrarias, mas acredita que na Bienal sempre acontecia algo e não dava para eu ir? Então, será a primeira vez que piso na Bienal literalmente. Receber este convite representa o início com o pé direito de uma carreira tão planejada e sonhada por anos", conta Josie que participa da Bienal nos dias 30/08 ao dia 01/09 e de 06/09 a 08/09, sempre a partir das 15h, no estande da Editora Novo Século.

Para a autora, é de extrema importância o incentivo à valorização da leitura e o desenvolvimento de novos leitores e escritores: "A literatura infantil auxilia a criança em sua alfabetização, na ampliação do vocabulário, melhoria da escrita, aumentando assim o seu desempenho escolar. Os assuntos abordados nas histórias infantis, através de um mundo imaginário, capacitam na formação de uma sociedade com cidadãos criativos, críticos, capazes de lidar com as suas emoções e ajudam no desenvolvimento de caráter ético". 

Sobre os planos para o futuro, a escritora pretende continuar divulgando sua obra e dará continuidade a saga do Nikko Aventureiro: "Farei eventos em galerias de arte, escolas, serão eventos interativos não só para as crianças, mas pet friendly e para toda família, com engajamento social. Além disso, estou escrevendo alguns contos sobre o Nikko e alguns personagens que estão no primeiro livro e farão parte desses eventos. Paralelamente estou escrevendo o segundo livro da saga do Nikko aventureiro."

Sinopse:

Uma vida luxuosa e tranquila é tudo que um animal de estimação poderia desejar, não é mesmo? Bem, não era o caso do shih-tzu Nikko (ou Peludo, para os mais próximos). Ele estava cansado de tudo isso. Queria conhecer o mundo e viver grandes aventuras! O cãozinho realiza seu sonho quando foge de sua mansão e finalmente conhecer o Rio de Janeiro. Faz amizades com animais de vida bem diferente da sua - e aprende que aceitar as diferenças é fundamental.

Em meio a tudo isso, nosso herói canino enfrentará terríveis perigos, pois há uma quadrilha malvada à solta transformando cães em... Sabão! Que cachorrada... Mas Nikko contará com a ajuda de seus novos amigos e até mesmo de uma inesperada paixão.

Divertido, educativo e incrivelmente ilustrado, "As Aventuras de Nikko: A Fuga" é uma história que vai encantar toda a família, trazendo mensagens muito importantes para os nossos dias, como o cuidado com os animais, o combate aos preconceitos e o respeito às diferenças.

Nikko Aventureiro

Sobre Josie Oliveira

A autora conta que sua paixão pela literatura vem desde cedo, influenciada por sua mãe que gostava de ler para ela e desde sua alfabetização já devorava livros e mais livros até começar a escrever poemas e textos em diários e agendas.

"Com dez anos eu fazia nos meus cadernos de escola jornais, as personagens eram as minhas bonecas, reproduzia as extintas revistas 'Ti Ti Ti' e 'Manchete'. Eu já nasci escritora, é o que sempre quis ser no fundo. Escrever é algo que já veio ao mundo comigo, tão profundamente natural que se eu ficar muito tempo sem escrever sinto falta."

Josie conta ainda que espera que sua obra faça a diferença: "Espero que o meu livro possa não só despertar nas pessoas o amor e a atenção para os animais, mas também estimular o gosto pela leitura, aproximar os leitores cada vez mais para o universo literário e sintam o prazer de ter um livro nas mãos, folhear, ler e frequentar mais livrarias e centros culturais."


Nenhum comentário