[News] DESLEMBRO estreia no VOD a partir de 22 de agosto

DESLEMBRO participou da seleção oficial de Veneza e de Havana, ganhou o prêmio da crítica no Festival de Biarritz e no Panorama Coisa de Cinema/Salvador, os prêmios de público e crítica no Festival do Rio, e Melhor Filme no Festival de Cinema Latino Americano de Pessac/Fr e no 21º Festival de Cinema Brasileiro em Paris. O longa é produzido por Walter Salles, Gisela B. Câmara e Flavia Castro, que também assina a direção.

DESLEMBRO conta a história de uma adolescente que volta com a família ao Brasil, após o exílio em Paris, quando é decretada a anistia no país. Ao chegar ao Rio, Joana precisa se adaptar à cidade, da qual nada se lembra, e se aproximar da avó paterna para se recordar da infância e do pai desaparecido durante a ditadura militar.

A diretora Flavia Castro nos indaga: “Como lembramos? Como funciona nossa capacidade de lembrar na adolescência, quando tudo tende para o futuro, e que a memória emerge e invade o presente”?

Foi durante a montagem do documentário “Diário de uma busca” (no qual retraço a trajetória do meu pai, militante e exilado político nos anos 70), absorta por testemunhos, cartas, diferenças entre as minhas lembranças com as de outros familiares, que surgiu a vontade de ir mais longe em um trabalho sobre a memória, diz Flavia Castro. Quando a infância foi uma sucessão de exílios, fugas, luto e lutas, como será, depois disso, esse momento de transição?

Para ir mais longe nessas questões, a ficção se impôs para a diretora que se interessou em mostrar a subjetividade da adolescente Joana: como ela sente, busca, sobrevive e se reinventa.

A produção de DESLEMBRO é da VideoFilmes, Flauk Filmes e Tacacá Filmes, com coprodução da Globo Filmes, Telecine, Canal Brasil e Imovision, e patrocínio da RioFilme, empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro, além de ter José Alvarenga Jr. como produtor associado.

SINOPSE
Joana é uma adolescente que se alimenta de literatura e rock. Ela mora em Paris com a família, quando a anistia é decretada no Brasil. De um dia para o outro, e à sua revelia, organiza-se a volta para o país do qual ela mal se lembra. No Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS, seu passado ressurge. Nem tudo é real, nem tudo é imaginação, mas ao “lembrar”, Joana inscreve sua própria história no presente, na primeira pessoa.

A DIRETORA
Flavia Castro é roteirista e diretora, e há tempos alterna trabalhos em ficção e documentário. Escreveu e dirigiu Diário de uma Busca; documentário premiado no Brasil e no exterior e que participou de mais de quarenta festivais internacionais, além de ser lançado comercialmente na França e no Brasil em 2011. Como roteirista, pesquisadora e/ou assistente de direção, trabalhou com importantes documentaristas, como Richard Dindo (Diário do Che na Bolívia, 1994), Philippe Grandrieux (Jogo do Bicho, 1995), Eduardo Escorel (Imagens do Estado Novo, 1937-45, de 2015). Flavia escreveu e dirigiu dois curtas de ficção: Cada um com seu cada qual (2006) e Matemática (2013), que faz parte do longa-metragem A aula vazia, direção artística de Gael Garcia Bernal. Foi uma das roteirista de Nise: Coração da loucura (2015), de Roberto Berliner. Deslembro é o seu primeiro longa de ficção.

DESLEMBRO

Brasil, 2018, 96 min, cor, ficção, 14 anos

Roteiro  | Direção: 
Flavia Castro

Direção de Fotografia: Heloisa Passos

Montagem: François Gedigier e Flavia Castro

Produtores: Walter Salles, Gisela B.Camara, Flavia Castro

Produtor Associado: José Alvarenga Jr.

Produção: VideoFilmes, Flauk Filmes e Tacaca Filmes

Coprodução: Globo Filmes, Telecine, Canal Brasil, Imovision

Distribuição: Imovision


Nenhum comentário