[News] Depois de conquistar os palcos europeus, Delia Fischer volta ao Rio de Janeiro para participar do Festival Levada 2019


Crédito: Ana Carvalho

Conquistar a Europa, fazendo shows para públicos majoritariamente locais, não é para qualquer artista. Mas a carioca Delia Fischer acaba de triunfar no Velho Continente. Foram onze apresentações consagradoras, em palcos da Alemanha, Itália e Portugal, incluindo a participação na edição de Amarante do prestigiado Mimo Festival. Não haveria melhor maneira para se comemorar os 30 anos de estrada dessa multi-artista, uma das poucas que canta, compõe, é instrumentista, líder de uma banda, arranjadora e diretora de grandes musicais, e - ainda - mãe e esposa. Ou seja, uma mulher do nosso tempo.

Para festejar essa brilhante fase, Delia Fischer volta aos palcos cariocas para se apresentar no Festival Levada 2019. Com um detalhe: é a única cantora a tocar em duas noites. Os shows acontecerão nos dias 22 e 23 de agosto, às 20h, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca. O festival tem direção geral de Júlio Zucca e curadoria de Jorge LZ, DJ, radialista e pesquisador.

O giro europeu marcou a estreia da turnê do disco "Tempo Mínimo", lançado em abril nas plataformas digitais e agora no formato físico. O primeiro show foi na cidade de Karlsruhe, na Alemanha. De lá, Delia seguiu para terras italianas, passando por Turim, Roma e Nápoles. Em julho, foi a vez de Portugal, com récitas em Lisboa e Amarante, na já citada apresentação no Mimo. E o mês de agosto começou com uma nova aterrissagem na Alemanha, dessa vez em Frankfurt, na renomada casa Jazzkeller, considerada pela revista Downbeat uma das mais importantes do mundo. Um verdadeiro templo do jazz.

O show é o resultado de mais de oito anos de dedicação ao novo disco, que acentuou a sua faceta de cantora, em um repertório quase integralmente autoral. É como frisou o crítico italiano Massimo Milano, estudioso da música japonesa e brasileira, sobre o trabalho da artista: "Nos dias de hoje, quando a atenção dedicada a qualquer experiência cognitiva ou estética não dura mais que 30 segundos, apropriar-se do tempo e de seu valor talvez seja um gesto muito mais revolucionário do que se poderia imaginar".

Ainda que estejamos vivendo em tempos de mídias digitais, o público de Delia Fischer continua rigoroso e não perde o costume de ouvir CD à moda antiga. Por isso, o álbum físico estará à venda, a partir de setembro, em todas as unidades da Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro. Nesse trabalho, que será apresentado aos cariocas no Festival Levada 2019, Delia trouxe a palavra para o primeiríssimo plano, depois de dedicar muito tempo de sua carreira à seara instrumental, seja como artista ou produtora. São faixas como "Orgia", "Samba Mínimo", "Tanto Faz", "Canção de Autoajuda", "Ela Furou", "Copacabana", "Mesmos Sons", "Feliz Por Um Triz" e "Corações Amarelos", feitas sozinha ou com parceiros como Claudio Botelho (o midas dos musicais brasileiros), Carlos Careqa e Camila Costa. Além, claro, da regravação de "Garra", dos irmãos Paulo Sérgio Valle e Marcos Valle, este último presente na própria faixa.

No palco, Delia Fischer vai se apresentar ao lado de dois músicos para lá de talentosos: o multi-instrumentista e vocalista Matias Correa e também do multi-instrumentista Antonio Fischer-Band. É a mesma formação que rodou com ela pelos palcos internacionais. "São os parceiros perfeitos para o meu som", acentua a artista, que é casada com Matias e mãe de Antonio. "Depois de mostrar 'Tempo Mínimo' na Europa, chego ao Rio com a energia musical renovada e mais forte para festejar esse novo repertório com toda a alegria", comemora.



FESTIVAL LEVADA 2019 - Delia Fischer

Patrocinado pela Oi, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Lei do ICMS-RJ) e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Lei do ISS) e com o apoio do Oi Futuro, o festival tem direção geral de Júlio Zucca e curadoria de Jorge Lz, DJ, radialista e pesquisador.

Data: 22 e 23 de agosto,

Horário: 20h – quinta-feira e sexta-feira

Local: (Centro da Música Carioca Artur da Távola /Tijuca)

Centro da Música Carioca Artur da Távola: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca. Tel.: (21) 3238-3831. INGRESSOS:R$20,00 | R$10 (meia-entrada para estudantes, idosos, deficientes, menores de 21, professores do Município do RJ e moradores do bairro mediante a apresentação de comprovante de residência.) BILHETERIA: quarta-feira a sábado das 14 às 20h e domingos das 14h às 17h. Pagamentos na bilheteria: somente em dinheiro. CAPACIDADE: 159 + 2 cadeirantes. Classificação: 16 anos

Nenhum comentário