[Programação] Filmes em Destaque no Canal Brasil de 24 a 30 de setembro

Vidas Secas (1963) (101’) 



Horário: Segunda, dia 24, às 0:15
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Classificação: Livre

Sinopse: Adaptação da obra homônima de Graciliano Ramos. Em foco, estão características atemporais de uma triste realidade: injustiça social, miséria, fome, desigualdade e seca. Considerada um marco do Cinema Novo, é a única representante brasileira presente na lista de produções fundamentais para uma cinemateca segundo o British Film Institute. O título conquistou o Prêmio OCIC e foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1964; além de ter sido aclamado em eventos por todo o mundo.

A trama aborda a comovente história do retirante Fabiano (Átila Iório) e sua cadela Baleia. A família do protagonista parte pelo sertão em busca de melhores condições de vida. Pelo caminho, encontram uma casa abandonada e por lá se estabelecem. Após passarem por mais dificuldades, iniciam uma nova jornada e, para não morrerem de fome, precisarão tomar atitudes drásticas. A saga é contada com poucas falas e planos longos, utilizando uma fotografia em preto e branco – assinada por Luiz Carlos Barreto – que é fiel à aridez da caatinga.


Todo Clichê do Amor (2018) (84’)









Horário: Terça, dia 25, às 22h
Direção: Rafael Primot
Classificação: 16 anos

Sinopse: O título do filme de Rafael Primot sugere uma trama romântica repleta dos clichês e lugares-comuns do gênero. Dramas por uma separação, relacionamentos impossíveis de serem concretizados, juras de amor eterno e paixões à primeira vista acalentam, com frequência, as narrativas das películas desse estilo. O diretor paulista, no entanto, traz para suas lentes uma visão completamente subvertida desse espectro, contando três inusitadas histórias de afeto nada convencionais e opostas à insinuação do nome escolhido para batizar a obra. Coproduzida pelo Canal Brasil em parceria com a Enkapothado Produções Artísticas e Muk Produções, a película é estrelada por Maria Luisa Mendonça, Débora Falabella, Marjorie Estiano e Eucir de Souza.

O roteiro traz três histórias distintas conectadas apenas pelo tema do amor em suas mais diversas manifestações. Lia (Marjorie Estiano) é uma prostituta especializada em satisfazer os fetiches mais agressivos de seus clientes. A postura sadomasoquista, no entanto, maquia seu maior desejo: tornar-se mãe de um filho criado com o marido, um ator de filmes adultos. Léo (interpretado pelo diretor Rafael Primot) vive um triângulo amoroso disfuncional com Helen (Débora Falabella), uma tímida garçonete de uma pequena lanchonete, e Sofia (Gilda Nomacce), colega de trabalho da moça. A viúva (Maria Luisa Mendonça), mulher amarga com a vida e enfrentando a depressão da perda do cônjuge, sempre foi distante da enteada (Amanda Mirásci) e decide tentar a aproximação durante o velório do marido e pai da jovem, grávida de oito meses.



A Despedida (2016) (93’)





Horário: Quarta, dia 26, às 22h
Direção: Marcelo Galvão
Classificação: 14 anos

Sinopse: Almirante (Nelson Xavier) tem 92 anos e sente que o fim está próximo. Por isso ele decide se despedir de tudo e todos e desfrutar aquele que pode ser seu último prazer: uma intensa noite de amor com Fátima (Juliana Paes), sua amante de 37 anos. 



 

Pendular (2017) (108’) 




Horário: Quinta, dia 27, às 22h
Direção: Anna Muylaert
Classificação: 16 anos

Sinopse: A cineasta Anna Muylaert inspirou-se livremente no caso real do sequestro de um menino ainda na maternidade para dissertar sobre as agruras da adolescência em coprodução do Canal Brasil com a Dezenove Som e Imagens Produções. Pierre (Naomi Nero) é um adolescente de 16 anos de perfil nada convencional e desobediente às convenções tradicionais de gênero. Ele mora com a mãe, Aracy (Dani Nefussi), e a irmã, Jacqueline (Laís Dias), e demonstra o comportamento rebelde de um jovem aparentemente perdido. Seu cotidiano é radicalmente alterado quando um oficial de justiça bate à porta alegando que sua mãe o raptou da maternidade ainda bebê, e seus pais biológicos o procuram desde então.

A revelação altera radicalmente o dia a dia do jovem, encaminhado por uma assistente social à casa de seus pais biológicos, um casal bem-sucedido formado Matheus (Matheus Nachtergaele) e Glória (também interpretada por Dani Nefussi), onde mora Joca (Daniel Botelho), seu novo irmão. O sonho do reencontro com o filho há décadas distante, afastado por um crime bárbaro, é, ao mesmo tempo, um pesadelo para o adolescente quando a euforia por recuperar o tempo perdido transforma-se em sufocamento emocional. Ansiosos, os pais tentam recomeçar a vida e incluir o menino em um cotidiano já pré-estabelecido, muitas vezes forçando seus próprios costumes e hábitos na rotina dele. A cineasta insere um abismo emocional na diferença entre o que Matheus e Glória esperam de Pierre – agora rebatizado de Felipe – e aquilo que o menino tem a oferecer de fato. 



 


O Último Comandante (2010) (96’) 

 
Horário: Sexta, dia 28, às 20h
INÉDITO E EXCLUSIVO
Direção: Vicente Ferraz e Isabel Martinez
Classificação: 14 anos

Sinopse:
A revolução sandinista é um marco fundamental da história da Nicarágua. Capitaneada pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), a revolta de ideais socialistas finalmente chegou ao poder em 1979 após mais de duas décadas de conflitos entre revolucionários e forças oficiais do governo. A nicaraguense Isabel Martinez viveu de perto as agruras desse conflito – ela nasceu na Costa Rica mas morou no país vizinho a maior parte de sua vida, além de ter sido criada por pais que faziam parte da resistência rebelde. Do Brasil, Vicente Ferraz acompanhou o conflito e, 20 anos após seu término, os cineastas se juntaram para contar, em forma de ficção, um pouco da muitas vezes negligenciada história da pequena nação centro-americana.

O filme mescla cenas de drama e documentais para reviver um pouco da história da Nicarágua. O roteiro conta a trajetória de Paco Jarquín, personagem fictício tido como o mais carismático e combativo comandante da FSLN; um homem que, diferentemente dos seus companheiros de guerrilha, escolheu abdicar de seu passado memorável como combatente e passar o resto de seus dias no anonimato como um ordinário professor de dança. Considerado um híbrido entre os revolucionários Gue Guevara, em Cuba, e Eden Pastora, do próprio país centro-americano, o protagonista era conhecido como uma figura mítica e impossível de ser encontrada. Seu disfarce, no entanto, está prestes a ser desmascarado.



A História da Eternidade (2014) (121’) 






Horário: Sábado, dia 29, às 22h
Direção: Camilo Cavalcante
Classificação: 16 anos

Sinopse: No sertão, várias pessoas de diferentes idades compartilham sobrenome e muitos sentimentos. Cada um à sua maneira, eles amam e desejam ardentemente. Alfonsina (Débora Ingrid) tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência (Marcélia Cartaxo) está na faixa dos 40. Das Dores (Zezita Matos) já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento.


As Cores da Montanha (2010) (93’) 





Horário: Domingo, dia 30, às 22h  

INÉDITO E EXCLUSIVO
 
Direção: Joaquín Cambre
Classificação: 12 anos
Direção: Carlos César Arbeláez
Classificação: 14 anos

Sinopse:
A guerra civil colombiana entre o exército local, forças revolucionárias e milícias paramilitares são alvos frequentes da sétima arte do país sul-americano. A produção local se baseia, na maioria das películas locais, em narrativas de drama e ação para mostrar como os conflitos armados afetam a vida da população. O filme de estreia do cineasta Carlos César Arbeláez, no entanto, utiliza a contenda como pano de fundo para demonstrar de forma sutil os efeitos da violência e da extensão das pelejas na vida de uma criança alheia aos problemas políticos de sua pátria. Premiada em festivais nacionais e em mostras realizadas na Suíça, Índia, Espanha e nos Estados Unidos, a obra traz Hernán Mauricio Ocampo, Nolberto Sánchez e Genaro Aristizábal no elenco.

Manuel (Hernán Mauricio Ocampo) é um menino de nove anos, morador de La Pradera, uma zona rural e simples do interior da Colômbia, cujo maior sonho é se tornar goleiro profissional. Todos os dias, ele reúne o time com os amigos da escola, entre eles, Julián (Nolberto Sánchez) e Poca Luz (Genaro Aristizábal), para disputar partidas em um gramado abandonado próximo à sua casa. No dia de seu aniversário, ele ganha do pai, Ernesto (Hernán Méndez), uma bola de futebol e novas luvas para melhorar sua performance como arqueiro, mas o presente dura pouco tempo. Em meio a uma partida, a pelota é jogada para longe e cai em um terreno minado, onde todos são proibidos de pisar. E, assim, o pequeno descobre como a guerra civil vivida pelo seu país há tantos anos afeta sua rotina mesmo sem que ele tenha qualquer parte no confronto.








Nenhum comentário