[News]A coprodução Escrita Íntima divulga trailer e estreia dia 9

 

                                                                            Trailer:

A coprodução Brasil Portugal, Escrita Íntima, de João Mário Grilo, estreia dia 9 de junho em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O documentário revela a história pessoal e da época através da correspondência do casal de artistas Maria Helena Vieira Da Silva e Arpad Szenes entre 1932-1961. O filme é uma coprodução internacional da Gullane com a Zulfilmes. 

 Seguindo pistas deixadas por cartas, pinturas, fotografias e memórias, conheceremos o legado artístico do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes que abandonaram Paris para um refúgio no Rio de Janeiro, fugidos da Segunda Guerra. Este filme é o caminho para os receber no nosso tempo e, também, no “exílio da humanidade” onde, tantas e tantas vezes, somos forçados a viver (para sobreviver). 

Neste recorte de um registo documental, as cartas e a intimidade das suas palavras são pretexto para a exploração e restituição da memória do século XX – e os muitos exílios e isolamentos que o marcaram – que se articulam com a obra plástica de Vieira e Arpad, salpicada de elementos iconógrafos das suas próprias vidas e material audiovisual de época. Com ­imagens em Lisboa, Paris, Lyon, Dijón, Yèvre -le -Châtel e Rio de Janeiro. 

Os artistas têm um instituto que leva seu nome, Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Portugal. No Brasil, são reconhecidos pelos amantes de artes. O documentário será lançado em Portugal dia no 02 de junho, alinhado com o Brasil. 

O documentário, além de apresentar as cartas e trabalhos dos artistas, traz imagens dos artistas na residência na França e no Rio, parte de registros que o amigo e pintor brasileiro Carlos Sclair fez para seu filme Escadas, além de fotos para uma fotonovela. Estes  registros foram feitos durante os anos que os artistas viveram no Rio de Janeiro. 

Com as vozes de Luís Lucas, Suzana Borges e Fernanda Lapa, e participação de Jean-François Jaeger, Virgínie Duval, Raquel Henriques Da Silva, Fábio Koifman, Paulo Herkenhoff, Frederico Morais e Marina Bairrão Ruivo. 

 

Ficha técnica


Ficha Técnica | Escrita Íntima (Vieirarpad) 

Produção: Zulfilmes  

Coprodução: Gullane   

Um filme de João Mario Grilo 

Argumento de João Mário grilo e Inês barreiros  

Direção de fotografia João Ribeiro (A.I.P.) e Acácio de Almeida (A.I.P.) 

Montagem Luca Alverdi e João Mário grilo  

Pesquisa Inês barreiros, Valéria Lamego, Virginie Duval, Anna Costa e Silva  

Consultora de pesquisa Sandra Brás Santos  

Edição de som e mixagem Bernardo Goes e António porém pires  

Diretor Musical Daniel Carlo Magno  

Diretora De Produção Gabriela Carvalho  

Coordenação De Pós Produção Luca Alverdi E Patrícia Nelly 

Produção Executiva Fernando Centeio, Daniela Antonelli Aun, Rui Pires E Ana Saito  

Produzido Por Fernando Centeio, Fabiano Gullane E Caio Gullane 




Nenhum comentário