[News]“UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES” de Clarice Lispector,livre adaptação de Melise Maia, direção de Ernesto Piccolo, trilha sonora original de Edu Lobo, estreia dia 03 junho/2022, no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim

“UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES” de Clarice Lispector,livre adaptação de Melise Maia, direção de Ernesto Piccolo, trilha sonora original de Edu Lobo, estreia dia 03 junho/2022, no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim

 

 


 

A adaptação teatral da atriz Melise Maia para “UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES” de Clarice Lispector estava prevista para estrear em 2020, quando a autora completaria seu centenário, mas foi interrompida devido à pandemia que assolou o mundo.



Edu Lobo, Ernesto Piccolo e Melise Maia


 

Dois anos depois, Melise Maia, o diretor Ernesto Piccolo e o ator Rafael Queiroz juntam-se novamente para levar para os palcos essa adaptação da atriz Melise Maia, que estará no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto 176 – Ipanema – Tel:  2332-2016) do dia 03 ao dia 26/06/2022, sempre às sextas e sábados às 20h e domingo às 19h.

 

O espetáculo conta ainda com a direção musical e arranjos do Edu Lobo, trilha sonora gravada nos estúdios da Biscoito Fino pelos músicos Mauro Senise (sopros), Cristovão Bastos (piano) e Jorge Helder (contrabaixo), direção de movimento de Marcia Rubin, cenografia de Rostand Albuquerque, iluminação de Eduardo Salino e figurinos de Marcela Treiger.

 

Completando exatamente 60 anos de carreira – em 1962 lançou seu primeiro compacto duplo, ainda com o nome de Eduardo Lobo - o espetáculo tem o privilégio de apresentar trilha sonora inédita deste grande compositor, de tantos sucessos como ‘Arena Conta Zumbi’ (1970), ‘Calabar’(73), ‘O Santo Inquérito’ (76), ‘Deus Lhe Pague’ (77), ‘O Grande Circo Místico’ (82), ‘Vargas’ (83), ‘O Corsário do Rei’ (85), ‘Cambaio’ (2001) entre muitos outros.

 

 

A atriz e adaptadora do texto para os palcos, Melise Maia, explica que “nesta adaptação teatral, damos início ao espetáculo, com o processo criativo de Clarice Lispector escrevendo um livro onde a professora primária Loreley, mais conhecida como Lóri, sai de Campos para o Rio de Janeiro, em busca de uma liberdade impossível de ser alcançada numa cidade do interior. Ela conhece Ulisses, um professor de Filosofia, que irá se tornar o grande amor de sua vida.”

O que parecia ser um encontro fortuito, acaba se tornando um grande problema para Lóri, que, apesar de ter vivido alguns relacionamentos, nunca havia se envolvido dessa maneira.

A narrativa acompanha o processo angustiante e prazeroso característico dos amantes.

Nessa jornada, Lóri segue em busca de si mesma e do prazer sem culpa. Ulisses funciona como um farol, iluminando os caminhos para que ela possa viver um grande amor.

 

A autora Clarice Lispector, nascida Chaya Pinkhasivna Lispector (ucraniano: Хая Пінкасiвна Ліспектор; Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977), foi uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia. Autora de romances, contos, e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, reputando-se como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Quanto às suas identidades nacional e regional, declarava-se brasileira e pernambucana.

 

Nasceu em uma família judaica russa que perdeu suas rendas com a Guerra Civil Russa e se viu obrigada a emigrar em decorrência da perseguição a judeus, à época, a qual resultou em diversos extermínios em massa. Especula-se que a mãe de Clarice teria sido violada por soldados russos durante a Primeira Guerra Mundial. A futura escritora chegou ao Brasil, ainda pequena, em 1922, com seus pais e duas irmãs. Clarice dizia não ter nenhuma ligação com a Ucrânia - "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo" - e que sua verdadeira pátria era o Brasil. Inicialmente, a família passou um breve período em Maceió, até se mudar para o Recife, onde Clarice cresceu e onde, aos oito anos, perdeu a mãe. Aos quatorze anos de idade transferiu-se com o pai e as irmãs para o Rio de Janeiro, local em que a família se estabilizou e onde o seu pai viria a falecer, em 1940.

Estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida como Universidade do Brasil, apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário, no qual ingressou precocemente como tradutora, logo se consagrando como escritora, jornalista, contista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da Literatura brasileira e do Modernismo, sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros. É incluída pela crítica especializada entre os principais autores brasileiros do século XX.

Suas principais obras marcam cada período de sua carreira. ‘Perto do Coração Selvagem’ foi seu livro de estreia, publicado quando Clarice tinha 24 anos de idade; ‘Laços de Família’, ‘A Paixão segundo G.H.’, ‘A Hora da Estrela’ e ‘Um Sopro de Vida’ são seus últimos livros publicados. Faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. Deixou dois filhos e uma vasta obra literária composta de romances, novelas, contos, crônicas, literatura infantil e entrevistas.

 

O diretor Ernesto Piccolo, ator e diretor, se destaca no meio cultural por sua versatilidade tanto no teatro, no cinema, como na TV. Seus últimos espetáculos como diretor foram: ‘Divã’, com Lílian Cabral, ‘A História de Nós Dois’, com Alexandra Richter, ‘Doidas e Santas’, com Cissa Guimarães e ‘Simples Assim’, com Julia Lemmertz. Além do grande sucesso infantil ‘Detetives do Prédio Azul’.

 

A atriz  Melise Maia iniciou sua carreira no início dos anos 80, e fez alguns espetáculos de sucesso, como: ‘Peer Gynt’, ‘Vejo um Vulto na Janela’, ‘Me Acudam Que Eu Sou Donzela’, ‘Por um Triz Não Sou Feliz’, ‘Tributo’, ‘Os Sete Gatinhos’ (de Nelson Rodrigues), entre outros. Participou de algumas novelas como ‘O Outro’, ‘De Corpo e Alma’, ‘Que Rei Sou Eu’, entre outros. Depois partiu para experiencias mais autorais tanto no teatro, como no cinema e na TV. Escreveu e realizou as Peças:  "As Absorventes" e "O Diabo Veste Saara". Fez alguns curta metragens que participaram de vários festivais nacionais e internacionais, ganhando alguns prêmios com um deles "O Caso Libras" e também escreveu dirigiu e produziu uma série para TV chamada:  "Ribanceira" que ganhou um edital pela Ancine e foi ao ar no Canal Brasil em 2016.

 

O ator Rafael Queiroz tem mais de 15 anos de profissão. No Teatro fez ‘Navalha na Carne’, ‘Teatro Cômico’, ‘Sonhos de um Sedutor’, ‘Cigarros Roubados’, entre outros. Na TV participou da novela ‘A Dona do Pedaço’, ‘Caras e Bocas’, ‘Cama de Gato’, entre outras. Fez também a série: ‘Verdades Secretas II’.

 

 

O texto:

‘Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres’ é o sexto romance da escritora Clarice Lispector, publicado em 1969.

O livro acompanha o relacionamento amoroso entre Loreley (Lóri), uma professora primária, e Ulisses, um professor de filosofia.

A tensão entre os dois, que tem objetivos e desejos diferentes, leva a um processo de aprendizagem e de autodescoberta.

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres começa com uma vírgula: ", estando tão ocupada, viera das compras de casa que a empregada fizera às pressas porque cada vez mais matava serviço..."

A inusitada introdução é apontada, pelo crítico Benedito Nunes, como uma indicação de que o romance deve ser lido como uma continuação das obras anteriores de Clarice Lispector, em especial de ‘A Paixão Segundo G.H.’ (1964), que por sua vez termina com dois pontos:

 

 

 

 

UMA APRENDIZAGEM ou O LIVRO DOS PRAZERES

Autor: CLARICE LISPECTOR

Adaptação: MELISE MAIA

Elenco: MELISE MAIA e RAFAEL QUEIROZ

Direção: ERNESTO PICCOLO

Direção Musical e Arranjos: EDU LOBO

Trilha Sonora (gravação): BISCOITO FINO

Músicos: MAURO SENISE (Sopros), CRISTÓVÃO BASTOS (Piano) e JORGE HELDER (Contrabaixo)

Direção de Movimento: MARCIA RUBIN

Cenografia: ROSTAND ALBUQUERQUE

Iluminação e Operação de luz: EDUARDO SALINO

Figurino: MARCELA TREIGER

Assistente de Figurino: NICOLLE CRISTINELIS

Operação de Som: JANSER BARRETO

Assistente de Direção: KATTIA HEIN

Fotografia: SABRINA DA PAZ

Programação Visual: BEATRIZ LAMANNA

Assessoria de Imprensa: JOÃO LUIZ AZEVEDO

Coordenação de Produção: KIKHA DANTTAS

Idealização: MELISE MAIA

Realização: RIMEL PRODUÇÕES

 

Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim

Av. Vieira Souto 176 – Ipanema – Tel:  2332-2016

Estreia Dia 03/06/2022, temporada até 26/06/2022

Sextas e Sábados às 20h e Domingos às 19h.

Indicação etária: 12 anos.

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) R$ 25,00 (meia)

 

Maiores informações sobre o espetáculo com o assessor de imprensa João Luiz Azevedo pelo tel/zap: 21-99731-0933

Nenhum comentário